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Nos dias 3 e 4 de novembro estivemos presentes no RD Summit 2016, maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. Com profissionais de vários países reunidos em mais de 73 horas de palestras, o evento foi além do marketing digital e das vendas e mostrou como é importante integrar todas as áreas da empresa para obter sucesso em cada projeto.
Reunimos abaixo alguns tópicos interessantes que consideramos válidos para empresas de todos os portes e área de atuação.
O uso do e-mail Marketing
Separe as campanhas entre sazonais e campanhas recorrentes.
Antes de iniciar o planejamento e o cronograma das campanhas de e-mail, responda: que o mercado do cliente exige de conteúdo? Qual o ramo do cliente? Isso vai nortear o tempo entre os envios e o conteúdo produzido.
Respeite a base de leads. Qual a persona? O que ela baixou? Onde navegou no seu site? O conteúdo precisa ser direcionado pensando nisso.
Tenha em mente que o layout do e-mail precisa estar de acordo com o objetivo da mensagem. Relacionamento? Venda? Produto? Oferta? Para objetivos diferentes são necessários layouts diferentes, ora mais pessoais, ora mais comerciais.
Quem é o cliente da sua empresa
As empresas precisam conhecer mais quem são seus clientes.
Este conhecimento sobre o cliente deve ser aplicado na descrição (description) das páginas do site e dos conteúdos publicados. A descrição já deve indicar o nível de compreensão e interesse pelo o que o cliente procura ou precisa. Ou seja, não é para dizer o que é a empresa, mas sim o que a empresa pode oferecer ao cliente.
O maior conhecimento sobre o cliente ajuda a identificar “gatilhos emocionais” e isso possibilidade que a empresa transmita sentimentos em suas publicações que vão ao encontro do que o cliente necessita. Informe a data para que ele tenha também a informação de que aquilo é recente.
Dá para ampliar a busca pelo perfil mais preciso dos clientes por meio de perguntas simples como livros, filmes, músicas… Essas informações dão pistas para o tipo de conteúdo (temas, formatos, linguagem…) que podem gerar maior interesse e engajamento. Lembre-se sempre de mostrar o “por quê” e não o “o quê” para mostrar ao cliente que você tem as respostas.
Sucesso do cliente
Várias palestras abordaram o tema Sucesso do Cliente (Customer Success). Independentemente da área do palestrante (vendas, relacionamento, e-commerce), todos concordavam em vários pontos, principalmente um: é preciso ter clientes que se adequam à cultura da empresa. Uma empresa que não satisfaz os clientes, não satisfaz os colaboradores.
Contrate pessoas que possuem os mesmos valores da sua empresa. O conhecimento técnico você dá depois.
Duas palestras que vimos falavam sobre a importância de ouvir o cliente e valorizar a conexão emocional. Marca, marketing e preços passam. Mas as experiências não. As pessoas esquecem o que você fez, mas não o que você as fez sentir.
Mas afinal, o que os clientes querem?
1. Ganhar tempo. Hoje em dia tempo é o maior ativo que você pode entregar.
2. Solução. O cliente quer que você resolva o problema dele.
3. Ter uma experiência prazerosa. A compra tem que ser legal, fácil, as informações precisam estar claras e acessíveis.
Dica extra: Você tem um e-commerce? Esqueça as barreiras de online e offline. Hoje está tudo integrado. O consumidor está na loja física e ao mesmo tempo está no smartphone conferindo o preço do mesmo produto, lendo resenhas e fazendo comparações.
80% do uso da internet no mundo é feito por smartphones.
No Brasil o e-commerce cresce em média 20% ao ano. Movimentou em 2015 41,3 bilhões de reais, o que é apenas 4% do varejo no país. Se sua empresa possuir um e-commerce com boa experiência para o cliente, as chances de ele comprar são maiores.
Conteúdo fora da caixa
As empresas precisam entender que a produção de conteúdo deve levar em conta o contexto e que o é publicado deve ter um propósito: estar a serviço das pessoas para ajudá-las a resolver problemas. É diferente de apenas divulgar a empresa. Tem que ser convincente para engajar a partir da utilidade que oferece. Quem produz o conteúdo não é a audiência.
O conteúdo tem que ser simples, memorável e ser um convite para o cliente clicar. Títulos seguem sendo um dos pontos que merecem atenção redobrada. Pesquisas indicam que 80% da força do conteúdo está no título. Junto com isso, reforce o apelo emocional para viralizar e use design e imagens como complementos para o conteúdo (eles dão força para ampliar o alcance).
O engajamento está nos pequenos detalhes
Para gerar engajamento, as empresas precisam humanizar suas ações na internet. Comece por uma avaliação da área “quem somos” no site da sua empresa. Esta é uma página que costuma ser tratada de forma burocrática, um padrão que deve existir em todos os sites. Mas ali em “quem somos”, em vez de um blablabla, a empresa pode explorar o espaço para aproximar seus empreendedores do público. E dá para fazer via storytelling. Ou seja, contando a história das PESSOAS que criaram a empresa, tem-se uma possibilidade maior de transmitir a ideia de que estas pessoas vão ter as soluções que o cliente precisa. Um vídeo ou um texto em primeira pessoa são as opções para fazer este upgrade.
Outro detalhe importante que deve ter atenção na produção de conteúdo: o uso de imagens genéricas de bancos de imagens pode ser um tiro no pé. Corre-se o risco de um conteúdo positivo usar a mesma imagem usada em um conteúdo de um blog de uma empresa ruim ou vinculado a um fato negativo. Como as imagens circulam pela internet, pode ocorrer algum tipo de confusão e a imagem acaba por desqualificar o conteúdo. O recomendado é optar pela humanização das imagens, utilizando, também nesse caso, fotos reais da empresa, da equipe, de clientes.
Dicas para maior engajamento nas mídias sociais
O sucesso de ações nas mídias sociais deve começar com um engajamento interno. A equipe deve estar ciente de sua importância para que os conteúdos tenham um maior alcance. No Facebook, por exemplo, é importante que um post seja curtido já na primeira hora. Isso mostra para o Facebook que há interesse pelo assunto da postagem e isso faz o algoritmo ampliar a exibição do conteúdo. Avalie a forma como pode envolver o time. Crie rotinas para que todos participam do processo.
Ainda no Facebook, duas dicas:
Atualize a foto de capa de sua fanpage pelo menos uma vez por mês. Isso gera buzz entre os seguidores.
Criei grupos no Facebook para funcionar como canal de RP digital com envio de conteúdo e interatividade.
Veja outras boas práticas no Facebook.
Também nas mídias sociais, opte por conteúdos de utilidade, que ajude o outro. Conteúdos do tipo “como fazer” são bem vistos pela audiência. Da mesma forma que posts que defendem causas ou despertam emoção (como posts que celebram conquistas e selfies).
Venda possibilidades e não produtos e opte sempre por mostrar pessoas reais. Numa ação de um colégio, por exemplo, evite atores, use os alunos, dê voz a eles. Isso humaniza e abre o leque para que amigos do colégio e parentes ajudem a impulsionar o conteúdo. O mesmo vale para o uso de embaixadores da marca, que geram audiência para o produto a partir de sua própria audiência e relevância.
Outro item importante é saber “surfar” as ondas da internet. Avaliar o que é notícia na mídia deve ser parte da estratégia digital, mas sempre com cuidado para não soar oportunista ou errar no alvo e acabar fazendo conteúdo no tom inadequado.
Sobre métricas e conversões
As métricas devem responder perguntas. Ou para pergunta-chave que conduz a empresa para a ação:
Qual conteúdo gera mais cadastros? Ação: mais conteúdo.
Qual rede gera mais tráfego para o site? Ação: mais posts na rede.
Qual tema é mais consumido? Ação: mais conteúdo desse tema.
Incentive que todo mundo, de todos os departamentos, traga ideias. Em empresas de alta performance, 83% dos executivos estão completamente comprometidos com o apoio às estratégias de marketing.
Teste sempre e tudo para ver qual layout/assunto/título converte mais. A velocidade em testar e implementar as ideias é fundamental nos dias de hoje.
Lembre-se: uma página bonita vende bem, porém, agilidade é mais importante. Se ficar esperando ficar bonito, não vai implementar a ideia nunca.
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