Ser encontrado pelo público já nos primeiros cliques e surgir como a primeira opção para resolver os problemas do seu potencial cliente. É inegável a importância de ter seu conteúdo nas primeiras posições do Google e é natural que esse seja um dos sonhos mais almejados por quem investe em marketing digital. E aí surge uma das dúvidas mais comuns: “quanto tempo demora para meu site aparecer na primeira página do Google?”
Já dá para adiantar que não existe um período definido para isso e que esse tempo depende dos seus investimentos, da concorrência e da relevância do seu conteúdo.
Mas, calma.
Existem estratégias que reduzem o tempo de ranqueamento e ações que podem contribuir para que seu site ganhe relevância mais rapidamente e apareça na primeira página do Google. Além disso, o alinhamento de expectativas e a estruturação do planejamento permitem que o trabalho seja feito de maneira mais fluida e gere os resultados esperados.
É normal que quem contrata esse serviço queira um retorno rápido de suas ações, mas fazer o que todos estão fazendo “porque sim” ou atropelar etapas do planejamento, por exemplo, pode atrasar ainda mais os resultados das ações.
Por isso, o cliente precisa ter em mente que é a agência – como especialista no assunto – que vai traçar as ações a partir das especificidades do marketing digital. Já a agência deve deixar claro para o cliente quais estratégias podem gerar resultados mais rápidos e quais só vão funcionar se executadas de acordo com um planejamento de médio e longo prazo.
O tal do “ trabalho a longo prazo” para chegar na primeira página do Google
“Trabalho a longo prazo” ainda soa para muita gente como “gastar muito dinheiro agora e – talvez – ter resultados depois de muito tempo”. Mas não é bem assim que as coisas funcionam quando estamos falando de ranqueamento no Google.
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que estabelecer a presença de uma marca ou empresa na internet é sim um trabalho que demanda investimentos e estratégias constantes e estruturadas. E estar na primeira página do Google mais ainda. Não adianta. O seu site não vai aparecer – e ficar – lá magicamente.
Além da necessidade de planejamento, produção de conteúdo relevante e outras estratégias que precisam ser periodicamente executadas para construir sua reputação digital, o tempo para que seu site obtenha um bom ranqueamento depende de fatores como o tipo de mercado e as características do seu negócio, e também das ações dos seus concorrentes. Afinal, você não é o único a buscar espaço na tão disputada primeira página do Google.
Mas isso não significa que os resultados só virão depois de muito tempo. O uso de técnicas de SEO para tornar o conteúdo mais adequado aos mecanismos de busca, a conquista de links externos de qualidade e o investimento em links patrocinados, por exemplo, são alguns dos fatores que contribuem para que seu site ganhe relevância mais rapidamente e, consequentemente, gere mais vendas para sua empresa.
E é sobre esses pontos cruciais para as estratégias de ranqueamento que vamos falar a seguir.
O que não pode faltar para aparecer na primeira página do Google
Técnicas de SEO
Quem quer ver seu site na primeira página do Google certamente já se deparou com o conceito de SEO: Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca. Mas o que isso significa na prática?
Quando um usuário faz uma pesquisa, o Google busca encontrar a melhor resposta. E SEO é basicamente o conjunto de técnicas usadas para que seu site seja identificado como o melhor resultado para aquela busca. Esse processo inclui a otimização de elementos como títulos, subtítulos, links internos, palavras-chave e imagens, de modo que estejam alinhados para oferecer o conteúdo que o usuário está procurando.
SEO, no entanto, não é apenas isso. Em um contexto mais amplo do marketing digital, a otimização para os mecanismos de busca envolve também as estratégias de redes sociais, email marketing, Facebook Ads, etc. Afinal, tudo influencia no modo como as pessoas vão buscar e encontrar a sua empresa, e consequentemente, impacta no posicionamento dela.
Link building
Link building é, grosso modo, o trabalho de garantir links de outros sites. Trata-se de uma estratégia bastante útil quando o seu site é recente e/ou ainda não é conhecido. Afinal, ao ser referenciado por outros sites, seu domínio ganha reputação e relevância no Google.
A presença de links externos, no entanto, já foi motivo de dor de cabeça e má reputação para muitas marcas e empresas por conta da criação de links artificiais e de sites que forjavam reputação. Hoje, o link building ainda é um fator importante para o ranqueamento, mas que precisa ser conquistado de modo natural e com links de qualidade.
Mas como fazer isso?
- Com o apoio de assessoria de imprensa, possibilitando que seu conteúdo receba links de sites e portais de notícias que são relevantes para o Google e que já estão nas primeiras posições de busca;
- Com a inclusão de links nos sites de parceiros comerciais como fornecedores ou prestadores de serviços, por exemplo;
- Por meio dos chamados guest posts, ou seja, artigos publicados por você ou por alguém de sua equipe em sites relacionados ao seu negócio e que referenciem o seu site.
Links patrocinados
Investir em campanhas de Google Ads pode ser de grande ajuda para acelerar o processo de ranqueamento do seu site. Mas para que os anúncios gerem os melhores resultados – e para que você não desperdice seu dinheiro – é preciso investir nas palavras-chave corretas.
Um dos erros mais comuns é escolher termos muito genéricos e competitivos, que, além de mais caros, vão atrair visitantes que não necessariamente estão interessados no seu produto ou serviço.
Se sua empresa oferece cursos de idiomas, por exemplo, anunciar usando termos como “como aprender inglês em 6 meses em São Paulo” pode render resultados mais certeiros e atrair alunos que estejam buscando por cursos específicos, do que competir com todos os anúncios de “curso de inglês”.
Para encontrar as palavras-chave mais adequadas você precisa mapear os termos que são interessantes para sua empresa com base no que você já sabe sobre o seu negócio, e também acompanhar os termos usados pelos concorrentes e pesquisados pelas suas personas. Ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google, o SEMRush e o Google Trends, entre outras, são de grande valia na hora de fazer esse mapeamento.
Conteúdo relevante
É possível otimizar os elementos de SEO e até mesmo criar anúncios sem se preocupar realmente com o conteúdo publicado? Sim. É bom para sua empresa? Não.
Produzir conteúdo de qualidade é o coração de qualquer estratégia de ranqueamento. E não apenas porque os mecanismos do Google estão em constante mudança para impedir que páginas que não têm informações relevantes sejam bem ranqueadas apenas por estarem dentro de uma fórmula pré fabricada que atenda os requisitos de SEO.
Oferecer informações relevantes é o que faz com que o público veja sua marca como referência no assunto, te reconheça como autoridade e, consequentemente, considere o seu produto como solução para suas necessidades.
Neste sentido, a criação – e manutenção – de um blog é uma das principais estratégias adotadas pelas empresas para melhorar a comunicação com o público e aparecer nas buscas do Google. Alguém interessado em reformar a casa, por exemplo, está muito mais propenso em pesquisar dicas de como redecorar ambientes ou informações sobre determinado estilo de móveis, do que buscar diretamente o nome da empresa de design de interiores.
Por conter informações voltadas para a solução de problemas e não necessariamente sobre um produto específico, posts de blog costumam ser uma porta de entrada para que o usuário conheça o seu site e encontre produtos que ele até então nem pensava em pesquisar.
Conclusão – um bom ranqueamento também é um ativo a longo prazo
Estar bem ranqueado no Google demanda tempo, mas também gera resultados duradouros para sua marca. O ranqueamento é um ativo de longo prazo para o seu negócio, uma vez que a autoridade construída por meio de estratégias de SEO oferece benefícios ao longo do tempo.
Um post de blog bem ranqueado vai continuar gerando visitas para o seu site sem que você precise divulgá-lo novamente em redes sociais. Você pode atualizá-lo ou acrescentar links para outros conteúdos para garantir que as pessoas visitem outras páginas do site, por exemplo.
Mas atenção: continuar recebendo tráfego em textos antigos não significa parar de produzir novos, ok? Manter a periodicidade e a qualidade dos conteúdos é a chave para se manter bem posicionado nos mecanismos de busca. Afinal, ainda melhor do que conquistar seu lugar ao sol, é continuar lá!
E se você quiser ajuda para estruturar seu planejamento de comunicação e marketing digital, fale com a gente.
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