Saiba como criar campanhas de email relevantes e que despertem o interesse do seu público
O email marketing é um canal estratégico para distribuir os conteúdos da sua empresa. Livre dos algoritmos das redes sociais, o email possibilita mais controle sobre a entrega de conteúdos e facilita a mensuração de resultados.
Além disso, a comunicação por email permite um contato mais direto com um público que realmente se interessa pelo conteúdo da sua marca. Afinal, se o lead deixou o contato ele já demonstrou de alguma forma que conhece sua empresa e que está preparado para receber conteúdos.
Mas isso não significa que você deve empurrar um monte de mensagens, promoções e informações sem critério só porque você tem o endereço de email do lead. Quando trabalhado de forma inadequada, o email marketing também pode se tornar um incômodo para o seu potencial cliente e acabar com as chances de fechar negócio com ele.
Quem nunca se irritou com uma caixa de emails cheia de promoções? Com listas nas quais você não lembra de ter se inscrito? Ou até mesmo com a enxurrada de informações que chega até nós por email todos os dias?
Se enquanto “pessoa física” nos incomodamos com o excesso de emails promocionais, é importante que, como profissionais de marketing ou gestores de comunicação, tenhamos a preocupação de garantir que nosso público receba conteúdos que realmente interessem. Ninguém quer ver seu trabalho e suas estratégias acabando na caixa de spam.
Por isso, proponho a você um exercício. Antes de enviar uma campanha de email, pare, coloque-se no lugar da sua persona, e pense: “Este é um email que eu gostaria de receber? Este conteúdo é mesmo útil para mim?”
Como garantir que o seu email marketing seja relevante?
Para Ann Handley, um dos principais nomes do marketing digital no mundo, o foco de uma campanha de email deve estar sempre em quem recebe: “Independentemente do número de pessoas que recebem, você envia para uma caixa de entrada”.
É preciso pensar no seu público e no tipo de comunicação e de conteúdo que faz sentido para ele. Tudo isso levando em consideração a profissão, segmento de atuação, ou comportamento de consumo do lead.
Veja a seguir algumas boas práticas que são fundamentais para garantir a relevância das suas campanhas de email. Com elas, é possível aumentar as chances de que o seu conteúdo se destaque na caixa de entrada do seu potencial cliente.
Conheça seu público
Ter personas bem definidas é essencial para saber que tipo de email sua empresa vai enviar. É preciso entender quem é o seu lead e o que ele espera ao estabelecer uma comunicação com o seu negócio.
Segmente a base de contatos
Quanto mais informações você tem do seu lead, maiores são as possibilidades de segmentar a sua base de contatos. Dessa forma, você consegue enviar os email certos para as pessoas certas. Sem “gastar” campanhas com leads que não têm interesse naquele assunto ou que não possuem potencial de compra relacionado com aquele email específico.
Foque na solução de problemas
Um email relevante é aquele que conversa com as dores e demandas que o lead tem em cada etapa do funil do inbound marketing.
Certifique-se que o copywriting da sua campanha seja voltado para oferecer soluções para os problemas do seu público. Assim fica mais fácil prender a atenção e gerar engajamento do seu público do que se o email for meramente uma propaganda da sua empresa.
Pense no email com um conteúdo completo
Não trate o email como um mero depósito de links para o seu site. É claro que algumas campanhas como newsletters mensais, por exemplo, são bastante focadas em levar o leitor para outros conteúdos. Mas, de modo geral, é importante que o email seja estruturado como um conteúdo útil independentemente da presença ou não de links.
Se o lead seguir para o seu site, ótimo. Mas ele precisa receber informações relevantes no próprio email.
Invista em personalização e humanização
Lembre-se sempre que existe uma pessoa do outro lado da tela. Conteúdos com maior proximidade e personalização têm mais chances de gerar engajamento, evoluir o lead na jornada de compra e estabelecer um relacionamento entre a sua marca e o potencial cliente.
Preste atenção na periodicidade
Não existe receita de bolo que determine a periodicidade certa para o envio de emails, mas é importante que você mantenha uma consistência na comunicação sem se tornar um incômodo.
Pode ser que seu público considere ok receber um email semanal, pode ser que não. Avalie o estágio que o lead se encontra no funil, verifique seu engajamento e pergunte. Sim, criar meios para que o público demonstre com que frequência deseja receber seus conteúdos é uma ótima forma de estabelecer uma periodicidade para suas campanhas.
Analise suas campanhas
Meça o resultado das suas campanhas de email, analise as taxas de abertura, de cliques, de descadastros etc. É a partir desses dados que você vai entender o comportamento do seu público e quais tipos de email geram os melhores resultados.
A análise de campanhas anteriores é essencial para otimizar os envios futuros e assegurar a eficiência das suas estratégias.
O email marketing como parte das estratégias de inbound
De nada adianta adotar boas práticas e otimizar suas campanhas de email e deixar de lado outros aspectos importantes do inbound marketing.
Marketing de conteúdo, SEO, gestão de redes sociais, email marketing são algumas das principais estratégias de inbound marketing, mas elas dificilmente funcionam sozinhas. Para que a sua empresa obtenha resultados consistentes, é preciso pensar todas essas ações de maneira integrada.
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