Com a chegada do ano novo, nosso parceiro Eduardo Barros, do blog Veste Grafia, fez uma lista das principais tendências do marketing para 2015. Confira abaixo.
Domine o Mobile
Em 2015, 83% da utilização da internet vai ser via dispositivos móveis, de acordo com um estudo da emarketer “Worldwide mobile phone users: H1 2014 forecast and comparative estimates”. Daqui para frente, todas as iniciativas que quiserem ter uma vida longa têm necessariamente que perceber a mobilidade frenética que envolve o mundo atual e as pessoas, respondendo essa demanda com inovação e qualidade.
Empresas Publicando Conteúdo de Qualidade
Neste ano as empresas vão apostar mais na criação de conteúdos por profissionais especializados. Escrever em plataformas digitais não é o mesmo que escrever um livro, um jornal físico ou uma crônica. Para criar valor é necessário know-how digital. É preciso adaptar a escrita ao formato, ser claro, interessante e acima de tudo rápido. As pessoas querem emoção, histórias que marquem e conteúdos personalizados, além de visuais preferencialmente rápidos e fáceis de consumir. Como consumidores, queremos nos sentir especiais, únicos para as empresas. A criação de conteúdo inteligente deve ser nativa do canal digital que atinge o público. O maior desafio que os comerciantes terão de resolver é como escalar o conteúdo de uma maneira econômica.
Crescimento Latino Americano
A economia na América Latina vem crescendo com força nas últimas décadas e, por consequência, conquistou território na área de Marketing. Como micro tendência podemos destacar o crescimento de agências de publicidades latinas nos Estados Unidos. Hoje, 17% da população norte americana é hispânica, um crescimento de 56% em comparação com a década passada, com um poder de compra acima de 1 trilhão de dólares. Empresas vão começar a prestar mais atenção às agências, veículos de comunicação e marcas latinas em 2015.
Transparência: a ferramenta mais importante do Marketing
Os consumidores vão continuar a exercer poder e influência. A transparência radical é algo que poucas marcas estão aproveitando agora, a maioria delas tenta combater essa ideia. Em 2015, as melhores marcas não serão aquelas com as melhores histórias, mas sim, as que divulgarem um quadro preciso e em tempo real do que estão fazendo no interesse do consumidor, a qualquer momento.
Dias Contados Para o Marketing Digital Grátis
É provável que você pense que isso era esperado, já que há algumas décadas o Marketing realmente era caro. Mas na internet isso ainda é diferente e muitas pessoas ficaram mal acostumadas. Qualquer um poderia fazer uma conta no Twitter ou Facebook e conseguir a atenção que buscava com uma ótima ideia. Atualmente, diversas redes sociais como o Twitter, o LinkedIn e o Instagram, por exemplo, já estão oferecendo as suas opções de marketing pagas. Porém, redes como YouTube ainda mostram que a taxa de retorno de um anúncio bem feito em sua plataforma rende números estratosféricos para os anunciantes. Em 2015, será necessário planejar mais nas ferramentas que estão sendo disponibilizadas por estas redes sociais.
Comentários estão desabilitados,