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Sua empresa está preparada para crescer em 2019 com o apoio do Marketing Digital? As estratégias já estão definidas e as ações já estão sendo executadas? Reunimos algumas tendências que você precisa ficar de olho para obter os melhores resultados para seu negócio neste ano. Vamos conferir?
O funil está morto. Todos saúdem o Flywheel!
Calma. Na verdade, a morte do funil de vendas ainda não está decretada. Mas as mudanças de pensamento em relação ao inbound marketing fazem com que a jornada de compra do cliente passe a ser vista de maneira mais complexa, e nesse cenário surge o conceito de Flywheel.
O Flywheel (‘volante’, numa tradução literal) coloca o relacionamento com o cliente como principal objetivo dos esforços de inbound marketing. A satisfação do cliente impacta e move as ações de todas as etapas da jornada de compra, e não apenas aquelas situadas no fundo do funil (fechamento e pós-venda).
O termo Flywheel vem justamente da analogia com a necessidade de aplicar muita energia para que uma roda comece a girar. Da mesma forma, os primeiros resultados do inbound marketing demandam esforços para construção de autoridade e entrega dos primeiros leads e vendas.
A partir do impulso inicial, a roda passa a demandar uma força menor – mas, ainda assim, constante para que não pare. No caso do inbound, o “girar contínuo da roda” está justamente na relação com o cliente que não acaba na venda, mas segue como construção de relacionamento – e potencial de crescimento, novas vendas e upsell.
Para saber mais: O conceito de Flywheel já foi discutido no INBOUND ’18, maior evento de inbound marketing do mundo, e a diretora de marketing da Vocali, Rachel Sardinha, resumiu um pouco do evento aqui no blog.
O SEO é o melhor amigo da sua marca – e do seu cliente também!
Redes sociais vêm, redes sociais vão… (e podem sim gerar bons resultados para o seu negócio). Mas um fator que é sempre muito importante na hora de fortalecer a presença digital da sua empresa é o ranqueamento em mecanismos de busca. E é aí que se destaca a importância das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para otimizar as buscas e garantir que seu site apareça no Google.
Mas engana-se quem pensa que SEO só serve para buscadores. As técnicas de otimização podem – e devem – ser usadas em todos os conteúdos da sua empresa, como as próprias redes sociais e os releases produzidos pela assessoria de imprensa. Isso sem falar nos diferentes formatos como vídeos e infográficos, por exemplo. Não custa lembrar: SEO não é só para texto.
O objetivo é produzir e otimizar conteúdos que, independente da plataforma ou formato, vão resolver os problemas do seu público, facilitando sua experiência e possibilitando que ele enxergue valor no seu produto ou serviço.
Nesse contexto, uma das tendências é o SEO local, uma otimização fundamental para quem possui um estabelecimento físico. Amparado por recursos como o Google Maps e Google Meu Negócio, o SEO local têm um impacto que vai além da internet ao garantir que as pessoas encontrem e visitem o seu negócio. Segundo dados do Consumer Barometer, 83% dos usuários de smartphones no Brasil utilizam um mecanismo de pesquisa quando procuram uma empresa local.
Busca por voz é o que há
O aumento das buscas por voz é uma das principais tendências para 2019. Por isso, a otimização dos conteúdos para esse tipo de pesquisa merece um tópico próprio.
A previsão do Google é de que 50% das pesquisas sejam feitas por voz até 2020. Ou seja, definitivamente não dá mais para ignorar o impacto dos assistentes de voz na experiência de compra do seu público.
Mas como otimizar seus conteúdos para que sejam facilmente encontrados por assistentes pessoais como Siri, Cortana, Google Home e Amazon Echo?
O primeiro passo é entender o que as pessoas procuram quando usam um assistente de voz. Fazer ligações, tocar uma música, pedir informações e ditar textos estão entre as principais atividades dos usuários ao utilizar esse tipo de recurso, mas é preciso entender quais são as intenções do seu público para oferecer as respostas mais relevantes.
Uma dica importante é criar conteúdos usando perguntas. Isso porque é justamente por meio de perguntas que os usuários costumam interagir com os assistentes de voz.
Além disso, é fundamental que a navegação do seu site esteja otimizada. Adaptação ao mobile é o básico, mas também é importante estar atento ao tempo de carregamento da página e a simplicidade na hora de encontrar as informações e ao quão intuitivo é o seu site. Afinal, rapidez é um dos pontos-chave quando falamos de busca por voz.
E agora… como colocar em prática?
Para aplicar essas tendências na sua empresa é importante planejar as ações e tratar as estratégias de marketing digital com comprometimento. Por isso, nossa dica é conferir o Termo de Compromisso com o Marketing Digital. Achou muita coisa pra fazer? Contratar uma agência como a VOCALI para cuidar do marketing digital da sua empresa é uma alternativa que garante comprometimento, periodicidade, planejamento estratégico e profissionais capacitados para a execução do trabalho.
E se você ficou com alguma dúvida sobre Flywheel, SEO, busca por voz ou outras questões de Marketing Digital, fale com a gente.
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