⌛ Tempo de leitura: 5 minutos
A visita do Bom Velhinho
– Papai Noel ligou.
– Como assim, Luci, o Papai Noel ligou?
– Sim, Juliano, o Papai Noel ligou. Ele baixou, leu e gostou do nosso e-book “5 passos para ser mais lembrado”. E resolveu ligar.
– E o que ele queria?
– Você mesmo pergunta pra ele. Às 13h30 ele vem conversar com a gente.
13h30.
– O senhor Papai Noel chegou. Posso mandar entrar?
– Sim, estamos esperando.
Na sala, Juliano e Luci aguardam. São sócios na agência digital WithDiamonds. Ele jornalista, ela publicitária e ambos apaixonados – um pelo outro – e também por marketing digital.
– O que será que o Papai Noel quer com a gente?
– Não sei, Juliano. Vai ver você não se comportou direito esse ano.
– Engraçadinha.
A porta da sala é aberta. E entra o Papai Noel.
– Boa tarde, Papai Noel.
– Boa tarde, Luci. Como vai? Ainda andando muito naquela bicicleta vermelha?
– Como assim? Como o senhor sabe que eu tenho uma bicicleta vermelha? Entrou no meu Instagram?
– Esqueceu quem te deu?
Risos.
– E você, Juliano, aquele aparelho de som novo é demais, né? Que bom que você gostou. Não imagina como foi difícil de encontrar.
– Ahn?
– Mas vamos ao que interessa.
Papai Noel tira o casaco vermelho, o coloca na cadeira e senta-se à mesa.
– Tenho um problema.
– Não é de memória, garanto, né?
Papai Noel ri do comentário de Juliano e continua.
– Não, meu problema é mais sério. Estou com dificuldades com um dos serviços que ofereço. As pessoas estão perdendo interesse por ele.
– E que serviço é esse?
– O Espírito Natalino.
Luci e Juliano se olham. E não entendem.
– Mas a gente até viu que apesar de tudo os presentes continuam sendo entregues…
– Sim, Juliano. Mas o meu negócio não é só a entrega de presentes. É também divulgar e estimular o Espírito Natalino entre as pessoas. E o ano todo, não só na véspera do Natal.
– Engraçado. Sempre achei que fosse uma coisa só.
– Esse é o erro, Luci. São coisas diferentes. Os presentes são importantes, trazem alegria e felicidade. Mas precisa do Espírito Natalino para que isso se espalhe.
– Entendo. O Espírito Natalino pega a alegria e a felicidade individual e a transforma em algo coletivo.
– Perfeito, Juliano. E preciso aumentar o consumo do Espírito Natalino. Estamos todos precisando.
Juliano e Luci concordam.
– E vim aqui para saber como a agência de vocês pode ajudar nisso e montar uma estratégia de Inbound Marketing pra mim. Estive no último RD Summit e até esbarrei em vocês, lembram?
– Ih, mesmo. Nem reconheci. A barba estava mais curta.
– É Luci, estava sim.
Papai Noel diz aos sócios da WithDiamonds que teve alguns insights durante o evento e que depois de ler o e-book deles ficou com a certeza de que ações de Inbound Marketing podem ajudá-lo.
– Certo, Papai Noel. Vamos analisar sua presença digital e preparar o planejamento.
– Que bom! Fico feliz.
Papai Noel se levanta, veste o casaco e se despede de Luci e Juliano.
– Ah, mas antes pode carimbar o ticket do estacionamento? O trenó ocupou três vagas!
Vai ter até selfie
Duas semanas depois, Papai Noel retorna à WithDiamonds.
– Oi, Papai Noel. Como vai?
– Olá, Luci, vou bem. Sofrendo um pouco com o calor, mas tudo certo. Já me pedi um novo ar-condicionado de Natal…
– Boa.
Juliano entra na sala.
– Oi, Papai Noel. Estamos muito animados com as ideias.
– Que bom. Vamos lá.
Luci começa a detalhar as ações.
– O mote da estratégia é ser Natal o ano inteiro.
– Mas aí você me mata de tanto trabalho.
– Não, não, Noel. Quem vai trabalhar é o que você representa.
– A Coca-Cola?
Risos.
– Não, isso é coisa do passado. Vamos mostrar que você representa o Espírito Natalino.
– Me mostra como, Juliano.
Pelo plano da WithDiamonds, Papai Noel terá um novo site e um novo blog.
– O meu atual não está legal?
– Não é WordPress.
– “Wixi”, é mesmo.
E ele vai ganhar página no Facebook e conta no Instagram.
– Precisa tudo isso?
– Isso só no começo porque ainda não falamos ainda sobre o senhor virar “youtuber” e influenciador digital!
– Mas aí “eu fico loko”.
– Estás sabendo, ein, Noel?
Juliano detalha o que pensam em produzir para cada canal. Sugerem usar o Facebook para gerar tráfego e o Instagram para mostrar os bastidores do trabalho do Papai Noel durante todo o ano com a hashtag #SempreNatal.
– Vou poder fazer selfie?
– Vai, Papai Noel. Muitas selfies.
Para o blog, Luci e Juliano pensam em começar com pautas para as etapas do Funil de Vendas.
- Como o Espírito Natalino ajuda a construir um ano melhor
- 10 ações para manter o Espírito Natalino vivo durante todo o ano
- Por que investir no Espírito Natalino o ano inteiro
- Espírito Natalino: como posso mantê-lo vivo durante o ano
– Gostei.
– E tem mais.
– Diga, Luci.
– Também vamos reunir depoimentos de clientes satisfeitos com o serviço que o senhor presta.
– Interessante.
– Sim, queremos que eles contem como mantém o Espírito Natalino ativo durante o ano com sentimentos positivos, ações do bem, bons exemplos e ajuda ao próximo.
Na sequência, Juliano detalha duas outras ações, as mais divertidas, segundo ele.
A primeira é o quiz “Quem você é no Natal?” com perguntas sobre comportamento para medir o nível do Espírito Natalino.
– Pelo número de acertos, a pessoa pode ser o Papai Noel, a Mamãe Noel, o Ajudante do Papai Noel, a rena do nariz vermelho e até o Grinch ou o Fantasma do Natal Passado.
– Muito bom.
– Mas aposto que o Papai Noel vai gostar mais da outra ação, né, Juliano?
– Sim.
– É mesmo?
Juliano apresenta o calendário do Espírito de Natal.
– Cada mês terá uma foto sua em diferentes situações. A ideia é reforçar sua presença durante todo o ano.
– Legal, e como serão as fotos?
– Pensamos em mostrar o senhor na fábrica de brinquedos, dando uma geral no trenó, conversando com a equipe, visitando antigos clientes e em momentos de lazer, na academia, esquiando e até na praia.
– E como as pessoas vão comprar o calendário?
– Será gratuito, Papai Noel. Só precisa fazer o download via landing page preenchendo formulário para a gente captar leads.
– Vou baixar.
– A gente também, né, Luci?
– E para as crianças, o que vocês pensaram em fazer?
Luci fala sobre o infográfico que mostra mês a mês o processo de preparação do Papai Noel para o Natal. E junto, apresenta ações que as crianças devem fazer para manter e espalhar o Espírito Natalino durante todo o ano.
– Queremos mostrar que a preparação para o Natal acontece de janeiro a dezembro. Na fábrica do Papai Noel e na vida das crianças.
– Excelente. Assim elas me ajudam a propagar o Espírito Natalino. E como elas são boas nisso.
– Verdade, Papai Noel, elas são uma força importante nessa estratégia de Inbound.
– Sim, Juliano.
Luci complementa dizendo que irão preparar o cronograma das ações para iniciar o quanto antes.
– Gostei muito do que vocês me apresentaram. E tenho certeza que o interesse pelo Espírito Natalino voltará a crescer.
– Também esperamos, Papai Noel. Eu e a Luci gostamos muito deste trabalho e ficamos felizes que o senhor ficou animado.
A reunião termina com sorrisos, muitos sorrisos.
– Ah, mais uma coisa.
– O carimbo do estacionamento?
– Não, hoje eu vim de Uber.
– O que é então? Vai perguntar sobre Snapchat?
– Não, só quero desejar um ótimo Natal para vocês. E que o Espírito Natalino que vocês estão ajudando a propagar esteja presente também na vida de vocês, o tempo todo e a cada novo dia.
Os três se abraçam. E fazem uma selfie para o Instagram da WithDiamonds:
#SempreNatal
Comentários estão desabilitados,