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Antes de ser empresária e “marqueteira”, sou jornalista. E como profissional, aplico até hoje a máxima que um professor da faculdade falou na primeira aula de redação: “jornalista precisa estar sempre atento a identificar notícias por onde passa”.
A presença do Barack Obama como um dos palestrantes do VTEX Day, por si só, já gera notícia. Mas o evento foi muito além das palavras inspiradoras do ex-presidente dos Estados Unidos.
O VTEX Day se intitula o maior evento de inovação digital da América Latina. Eu trabalho com marketing e conteúdo digital. Logo, estar num evento que respira inovação digital se mostrou muito interessante – mesmo organizado por um grupo de e-commerce e voltado para vendas.
Como dona de agência de comunicação, sempre procuro oportunidades e novidades para os clientes que atendemos. Tanto passeando pela feira de negócios, quanto participando de palestras, inspiração para conteúdos e insights para melhorar a performance das empresas atendidas pela Vocali foram os maiores ganhos de estar presente no evento.
Afinal, posso não trabalhar diretamente com e-commerce, mas temos entre os clientes da agência lojas virtuais, marketplaces e instituições de ensino que fazem venda pela internet.
Palestras do VTEX DAY: mais do mesmo?
Entre as palestras que selecionei para assistir, algumas eram com profissionais que eu já conhecia de outros palcos, blogs e redes sociais. Mas mesmo com assunto repetido, sempre vale a pena rever; penso que sempre saio da sala, se não com alguma informação nova, com novos insights de como trabalhar as estratégias para a Vocali e para os clientes.
O Fabio Ricotta é um que já vi algumas vezes no RD Summit, sigo nas redes, assino a newsletter e lá estava eu, mais uma vez, na plateia dele. E ele já começou com uma informação relevante: sabia que, para cada um clique em anúncio do Google, temos dezesseis cliques em link orgânico? Isso quer dizer que uma página bem trabalhada com SEO, bem otimizada para o Google, vai trazer, no longo prazo, muito mais visitantes do que aquele anúncio caro no Google Ads. Para uma loja, incluir na meta description informações sobre frete, quantidade, preço, escassez etc. também ajuda o cliente na tomada de decisão de clicar no link. Quanto mais informações, maior a chance de convencer o cliente a acessar sua loja e já comprar com você.
Ricotta também falou sobre conteúdo. Para ele (e eu concordo), conteúdo de qualidade é o que diferencia um e-commerce. Ao oferecer conteúdo, informação nova, a loja mantém uma comunicação com o cliente, mostra que entende dos produtos, entende a necessidade (dor) do cliente, e que tem a solução.
Sobre conteúdo e loja virtual, outra palestra que gostei bastante foi a do Augusto Alves, head de e-commerce da Zee Dog. Ele dividiu a fala em três partes: upselling, campanhas e comunicação com o cliente.
Em upselling, falou como a Zee Dog apresenta outros produtos com estampas que combinam, “quem comprou isso também comprou aquilo”, e como o incentivo do frete grátis a partir de determinado valor é sempre lembrado ao cliente, de forma que ele inclua mais produtos no carrinho de compras e garanta o envio gratuito. Já sobre campanhas, Augusto reforçou a importância de segmentar para o público certo e no momento correto (estação do ano, região, datas comemorativas em determinadas cidades etc.). Ele reforçou a questão de não promover só produto, mas conteúdo também. “Se a pessoa acessou um produto e não comprou, faça remarketing com conteúdo sobre o assunto, dicas, convide para seguir nas redes”. Iniciar uma conversa com o lead antes de transformá-lo em cliente, mostrando benefícios, gera uma relação mais duradoura. E ao se comunicar com o cliente, traga ele para perto de você, faça ele se sentir parte.
Cristina Junqueira, fundadora da Nubank, também acredita em interações verdadeiras. Ela fala que, por mais que dissessem que seria impossível criar a empresa com o conceito que queriam, para ela, “impossível era continuar fazendo as coisas como sempre foram feitas, com aquele atendimento horrível que parece máquina, em que o outro lado não tem empatia nem se solidariza com o problema do cliente”.
Da mesma forma, interações reais e trazer o cliente para viver uma experiência e se sentir parte do todo foram temas importantes da palestra de Luiz Telles. Com cases da Claro, Rock in Rio e do Beach Park de Fortaleza, o diretor de conteúdo e BI da Artplan mostrou que é possível vender mais produzindo conteúdo que engaja. Para ele, conteúdo é a nova publicidade. “O investimento em marketing de conteúdo vai mais do que dobrar de 2016 para 2021”. Ele falou sobre dividir a estratégia entre: conteúdo de encantamento (reconhecimento), conteúdo de convencimento (consideração da solução) e conversão (decisão de compra).
E a palestra do Obama?
A palestra do Barack Obama foi a fala de abertura do VTEX DAY. Não tinha nada a ver com vendas, loja virtual, marketing de conteúdo. Mas ao mesmo tempo, tinha tudo a ver. Escutar ao vivo uma personalidade como ele falando para nós, brasileiros, marqueteiros, empresários, como conduziu os Estados Unidos nos anos em que foi presidente, sobre erros e acertos, é algo que traz aprendizado para qualquer pessoa – e me emocionou muito. Com a característica fala pausada, Obama contou sobre como trabalha hoje para criar líderes para o mundo de amanhã e como a educação de qualidade e o investimento em serviços sociais são fundamentais para o desenvolvimento de um país.
Ele se comparou a meninos da favela dizendo que a única diferença entre ele e os meninos é que ele teve acesso à educação. E que, ao privar esses meninos de serviços básicos, como educação e saúde, deixamos de investir em alguém que pode, no futuro, desenvolver a cura do câncer. “Assistência social não é caridade. Ao investir em projetos sociais e educação, investimos em mão de obra qualificada, a economia gira, o mercado cresce e o país se desenvolve”.
Eu poderia escrever muito mais sobre o que vi nesses dois dias de VTEX DAY – não falei dos expositores, das pessoas com quem conversei, do caso da pipoca azul. Mas daí, ficaríamos aqui até amanhã. Então se você quiser saber mais sobre o evento e tudo o que vi por lá, e como a equipe da Vocali pode colaborar para o crescimento da sua empresa com estratégias exclusivas de conteúdo, inbound e comunicação para seu negócio, escreve pra mim.
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