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Por Merlim Malacoski, analista de Marketing Digital da Vocali
Usar branco; comer uva-romã-porco-lentilha; dinheiro na carteira; arruda, alecrim, manjericão; escolher o pantone adequado da roupa íntima para o seu desejo mais profundo… O que não faltam são rituais para a virada de ano. Costumes que misturam ritos de diferentes religiões, simpatias, superstições e os hábitos que cada um adota para começar um novo ano.
Eu, particularmente, sou do tipo que passa a virada com qualquer roupa e que está só pela comida e pelos dias de descanso. Mas gosto do clima de renovar as energias, fazer planos, e iniciar novos projetos – ainda que muitos deles não cheguem nem ao Carnaval…
Por isso, neste Ano Novo resolvi entrar nesse oceano dos projetos e pular as tais sete ondinhas. São desejos e resoluções com um pezinho no trabalho de comunicação, mas que podem ser aplicados aos mais variados aspectos da vida, do universo e tudo mais…
Primeira onda.
Reinventar-se. Parece o discurso padrão de autoajuda, mas a mudança é uma questão de sobrevivência tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Se o reflexo do espelho for o dos mesmos pensamentos, ideias, percepções e experiências de cinco anos atrás, algo não está certo. Aliás, se você trabalha com comunicação e não está aberto a reinvenções, talvez eu tenha más notícias para você…
Segunda onda.
Experimentar novas possibilidades. Você é uma criança de três anos que odeia brócolis sem nunca ter provado? Não. Então não existem desculpas para não testar possibilidades. Seja encontrando um novo hobbie, ouvindo uma nova banda, buscando maneiras diferentes de apresentar o conteúdo da sua empresa, ou até mesmo mudando de profissão ou abrindo um negócio. Ah, e se você for uma criança de três anos, experimente o brócolis. 😉
Terceira onda.
Acreditar naquilo que você comunica. Se você não confia no que está transmitindo – seja um produto, empresa ou qualquer conteúdo – por que o seu potencial cliente ou o leitor de uma reportagem deveria confiar? É claro que sempre vão existir assuntos ou negócios com os quais você se identifica mais e oportunidades que não podem ser perdidas, mas aceitar um cliente cujo posicionamento é contrário ao da sua empresa ou investir em algo que você sabe que não vai acrescentar nada ao seu negócio é realmente vantajoso?
Mar acalmou. Espera a próxima onda com a taça de champanhe na mão… Opa! Quarta onda.
Ter paciência e resiliência. Lembra dos planos de Ano Novo que não chegam nem ao Carnaval? A ansiedade para que os resultados venham logo faz muita gente desistir no meio do caminho, a falta de persistência nos esforços também. Já está visualizando o planejamento de comunicação abandonado pelo caminho? Pois é… O alinhamento das expectativas e da noção de trabalho a longo prazo são seus melhores amigos nessa hora, ok?
Quinta onda.
Aceitar que nem tudo vai dar certo. Na verdade, muitas vezes as coisas não vão sair como o planejado e cabe a você aproveitar esses momentos.. Sabe a chuva que acaba com os planos da praia mas te faz descobrir um filme maravilhoso? Ou a pauta que não deu certo num primeiro momento mas que rendeu um gancho muito mais interessante? Os imprevistos e até mesmo as crises servem não apenas como experiência, mas também como oportunidades de crescimento e renovação.
Sext… toma um belo caldo. Levanta que agora vai: sexta onda.
Divertir-se no processo. O trabalho de comunicação não é um musical feliz com pássaros que divulgam notas ou ratinhos sorridentes que captam novos leads. Mas ele também não precisa – e nem deve – ser um fardo ou um sofrimento. Além de acreditar no que se comunica, (olha a marola da terceira ondinha…), ter prazer no que se faz também é essencial para o sucesso no trabalho. Isso fica evidente naquilo que você produz, acredite.
Última onda.
Ter empatia. Colocar-se no lugar do outro deveria ser o básico, mas nem sempre é. Até porque exige esforço, comprometimento, e a boa e velha necessidade de deixar nossos egoísmos de lado. Ouvir e entender os problemas e as dores do público – ou do cliente – é fundamental para quem trabalha com marketing digital ou com assessoria de imprensa. Afinal, os conteúdos que resolvem problemas são os mais relevantes, que demonstram que você se importa e que ajudam a criar relacionamentos duradouros e reais.
E aí? Pronto para sair molhado, salgado e renovado? Então bora pular as suas próprias sete ondinhas. Feliz 2019!
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