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Por mais que a empresa trabalhe sua estratégia digital baseada em planejamento e cronograma de publicação, existem momentos em que tudo vira de ponta cabeça e uma ação não-prevista inicialmente acaba “furando a fila”. Torna-se uma “ação de ocasião”, baseada na maioria das vezes naquilo que está em evidência nas redes sociais.
Pegar carona em memes, por exemplo, não é proibido, mas como tudo na internet, isso deve ser bem feito. E sempre com cuidado para não parecer oportunista e relacionar a marca com algo que não tem qualquer relação com o produto ou com o serviço. O desafio é captar o “espírito da coisa” para acertar o tom. Não tem coisa pior que querer parecer engraçado, deslocado, divertido quando o resultado final da ação é justamente o oposto.
Mas o melhor mesmo é quando a ação que fura a fila do planejamento envolve a própria empresa. E do monitoramento das redes sociais surge uma ideia única que faz com que a empresa ganhe muitos pontos. Foi o que fez o bistrô Paris 6, de São Paulo. Um vídeo de 6 segundos viralizou na internet e o estabelecimento conseguiu transformá-lo numa oportunidade de expor sua marca de forma rápida e eficiente, como conta o Meio & Mensagem.
O vídeo mostra uma cliente que estava chegando ao Paris 6, e como estava chovendo muito, precisou da ajuda do manobrista para chegar à calçada. Havia uma forte correnteza entre o meio-fio e a rua. A cliente acabou escorregando, caiu e foi arrastada por alguns centímetros. Ela e as duas amigas que estavam com ela desistiram e foram para casa, certamente desoladas pelo ocorrido. E quem assistiu ao vídeo, uma “vídeo-cassetada” da vida real, riu, mas também deve ter se lamentado pelo azar da cliente.
O que fez o Paris 6 diante da repercussão do vídeo? Ofereceu para Nathalia, a cliente do vídeo, uma noite de estrela e um crédito VIP vitalício para que ela visite o local quantas vezes quiser. Ao Meio & Mensagem, o dono do Paris 6, Isaac Azar, disse que o fato dela ter sido exposta por um vídeo gravado por um outro cliente, sem autorização, obviamente, também pesou na decisão de oferecer um pacote de vantagens para Nathalia. E assim, o estabelecimento conseguiu transformar um fato até constrangedor, mesmo sem relação direta com a marca, em uma ação positiva e que terá recall por mais que os 6 segundos do vídeo.
Como você monitora o que dizem na internet sobre sua marca e sobre o mercado em que atua? Vamos conversar a respeito?
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