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Em menos de um ano, o Instagram Stories está conseguindo superar o Snapchat Stories. De acordo com dados do site TechCrunch e destacados no Brasil pelo Meio e Mensagem, o Snapchat está enfrentando uma queda no número de postagens que varia entre 15% e 40%. Outro dado mostra a queda no número de visualizações. Em média, no último semestre de 2016, ficou entre 20% e 30%.
Pela análise feita pelo TechCrunch, diante da expansão do Instagram e seus 600 milhões de usuários, o Snapchat dificilmente conseguirá reverter o cenário. Ainda mais que o download do aplicativo estão praticamente estagnado. Era o terceiro mais baixado e passou a ser o décimo-primeiro no ranking mundial.
A criação do Instagram Stories, praticamente um clone do Snapchat, incorporando características como a duração das publicações restrita a 24h, gerou desconfiança no começo. Mas como se vê, funcionou. Em seis meses, o aplicativo conquistou 150 milhões de usuários (que era o total do Snapchat em julho de 2016). Novas funcionalidades foram criadas e pelo jeito estão conquistando também os usuários que eram do Snapchat (principalmente os adolescentes).
Quando é hora de migrar para outro canal digital
Situações assim, de queda de um e ascensão de outro, não são novidade na internet. É comum uma rede social ou um aplicativo crescer, virar “mania” e depois enfrentar uma fase de queda e incerteza. Mas há também aquelas ferramentas que passam pela fase de febre e depois encontram um caminho e seguem sendo relevantes. O desafio para as empresas é acompanhar de perto as oportunidades e avaliar quando é hora de agregar uma novidade e quando é hora de rever o uso de um canal dentro da estratégia digital.
Primeiro, no caso das novidades, é preciso ter clareza sobre as vantagens, mas também sobre o esforço e os recursos que serão necessários para abraçar mais um canal. “Está todo mundo usando” não é a melhor justificativa para criar um conta numa nova rede social. Melhor perguntar se a nova rede tem relação com a área de atuação da minha empresa e se o público que quero atingir está lá.
Agora, diante dessa “derrocada” do Snapchat, o que sua empresa pode fazer? Migrar para o Instagram Stories e abandonar o Snap? O “abandono” precisa ser muito bem avaliado. Uma rede social pode enfrentar um período de queda, mas isso não significa que todo o seu público simplesmente desaparece.
Continuidade é um item importante numa estratégia digital. Deixar de atualizar canais sem uma análise prévia dos reflexos dessa decisão nunca é recomendado. Por isso, a dica é migrar para o novo canal, mas manter uma rotina no outro. Nessa rotina, pode-se adotar uma estratégia de maior proximidade dos seguidores para saber o interesse deles em receber informações por aquele canal. Ao mesmo tempo, convide os usuários para que vejam o perfil da empresa na outra rede social.
Para saber quais são os canais digitais mais indicados para o seu negócio, entre em contato com a VOCALI.
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