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O Inbound Marketing, marketing digital de resultados ou ainda marketing de conteúdo, já é uma realidade e fonte de resultados expressivos em empresas de todos os portes e de diferentes ramos de atividade. O interesse das empresas em investir em Inbound Marketing se justifica. Primeiro, as pessoas estão mais bem informadas e usam a internet para buscar referências antes de comprar ou fechar negócios. E segundo, os números contribuem para mostrar a importância desta modalidade de marketing nos dias de hoje. Um levantamento de dados revelou que 32% das marcas estão direcionando os investimentos do marketing tradicional para o Inbound Marketing.
Outro dado importante revela que 93% das compras começam com uma busca online, enquanto que 94% dos links que as pessoas clicam no Google são resultados orgânicos (não pagos). Além disso, pesa a favor o Inbound Marketing o fato do custo ser muito menor em comparação com o marketing tradicional. Um lead custa 62% menos quando gerado via Inbound.
O sucesso do Inbound Marketing confirma o que gurus já vinham afirmando há muito tempo. É o caso de Gary Vaynerchuk, empreendedor e autor de livros como “Vai, fundo!”, que em 2010 escreveu que “é na internet que estão as pessoas e é para a rede que os negócios caminham”.
O próprio Gary é exemplo disso. Ele reinventou o negócio da família no ramo de bebidas quando adotou os canais digitais como meio para compartilhar seus conhecimentos sobre vinhos. Ou seja, como conta em “Vai, fundo!”, ele foi para a internet e não teve receio de dizer tudo o que sabe sobre o assunto, mesmo que isso pudesse abastecer seus concorrentes com insights para promoções e mudanças de estratégia. Se tornou autoridade em vinhos (e estratégias digitais, por tabela) e isso se refletiu nos resultados de sua loja de bebidas.
Inbound Marketing amplia visibilidade da empresa
Mesmo com exemplos como o de Gary Vaynerchuk e de tantas outras empresas, ainda há quem tenha medo de usar o Inbound Marketing. Sim, medo, porque acreditam que compartilhar conhecimento e experiência na internet é “entregar o ouro” para o concorrente. A empresa deveria ter medo, na verdade, de não ser referência ou autoridade na área em que atua. Isso se conquista a partir de uma estratégia de Inbound com posts em blogs, e-books, e-mail marketing e conteúdo para redes sociais.
Quando fica com medo de adotar o Inbound Marketing a empresa faz uma opção prejudicial ao negócio. Deixa de brigar pela atenção do público para ser líder no seu mercado e passa a correr atrás dos concorrentes que já investem em marketing de conteúdo. Esta é uma posição que obriga a empresa a fazer um esforço muito maior para conquistar clientes. Leva a investimentos maiores em ações de marketing tradicional, sem garantia de que o quadro será revertido.
Faça o teste, caso você e sua empresa não invistam em Inbound Marketing. Vá ao Google e procure por palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Confira o posicionamento de links para sua empresa. Muito provavelmente, estarão longe dos primeiros lugares e talvez até lá atrás, na segunda página de resultados em diante. Isto é, praticamente invisíveis para o público que dá preferência para os resultados da primeira página gerada pelo Google.
Para reverter esta situação, a primeira medida a ser adotada pelos gestores da empresa é se abrir para o novo. Antes de traçar qualquer estratégia, você precisa mudar sua visão. Estudar, aprender e ter em mente a importância de responder as perguntas que o público-alvo da empresa faz ao Google. Isso inclui ter canais digitais configurados corretamente e atualizados com frequência e seguindo critérios e técnicas relevantes numa estratégia de Inbound Marketing.
O passo seguinte é buscar o apoio de profissionais, como uma agência especializada, que possam auxiliar a empresa na concepção e na execução das ações de Inbound Marketing. Improvisar, deslocando um profissional não qualificado para a tarefa, nunca é a melhor opção. Ainda mais se a empresa estiver atrasada no processo. Trate o Inbound Marketing com profissionalismo e atenção redobrada. E sem medo de mostrar o que sabe e tem para oferecer. O cliente agradece e seu faturamento também.
Para facilitar o entendimento sobre o assunto, criamos o e-book “Uma Introdução ao Inbound Marketing“. Faça o download aqui.
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