O que você precisa saber
sobre Inbound Marketing

Diferente do marketing tradicional, quando a empresa foca somente em venda,
resultados a curto prazo e “bombardeio” de propagandas nas diferentes mídias,
o Inbound Marketing procura atrair o consumidor.
inbound marketing

Como funciona o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma junção de conteúdo relevante (ou Marketing de Conteúdo) com técnicas de otimização e estudo para atrair potenciais clientes para seu site. Sua empresa publica o conteúdo e o oferece a um cliente em potencial por meio de postagens em redes sociais, anúncios via Google AdWords ou Facebook Ads, textos em blogs e sites. O conteúdo é produzido com o propósito de responder perguntas e dúvidas que o público busca responder a partir de pesquisas na internet.

O usuário também pode acessar o conteúdo por intermédio de uma Landing Page (confira abaixo o significado dos termos no vocabulário do Inbound) produzida pela empresa. Fazendo um pequeno cadastro, ele pode baixar o material que você disponibilizou, como infográfico ou e-book, por exemplo.

Programas como o RD Station possibilitam analisar o comportamento desses usuários, saber quantas pessoas acessam sua Landing Page, quantas baixaram os materiais, e ainda monitorar as interações desses usuários, que a partir do primeiro cadastro, transformam-se em um Lead.

Para que o Inboud Marketing dê resultados é preciso consistência.

Periodicidade na atualização dos canais digitais, como blogs e redes sociais (faça um calendário e siga à risca os prazos de postagens).

Conteúdo completo e atualizado, de forma que sua empresa seja referência naquele assunto.

Presença online: esteja presente na busca quando o prospect procurar por informações do seu mercado. O investimento em Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo, é baixo e totalmente mensurável.

Mensuração: a dica aqui é testar e medir. Não adianta nada ter várias formas de comunicação com o público-alvo e ofertar conteúdo de qualidade se você não sabe quem está tendo acesso e como usar essas informações para reverter em venda.

VOCABULÁRIO DO INBOUND MARKETING

Google Adwords: Anúncios no Google com base em palavras-chave e feitos com orçamento pré-definido. Você cria grupos de anúncios personalizados por assunto, região de busca e outras variáveis, e pode direcionar o site ou a página de destino de acordo com a busca feita pelo consumidor.

Facebook Ads: Anúncios no Facebook. Também são feitos com orçamento definido e você pode selecionar a persona que irá visualizar seu anúncio com base nas buscas, gostos e interações desta pessoa na rede social, como idade, formação, páginas curtidas etc..

Landing Page: Uma página de destino que pode servir tanto para atrair quanto para converter. É por meio do conteúdo desta página que o público-alvo vai chegar até você e, caso ele se interesse pelo assunto, vai deixar informações (em um cadastro) em troca de mais conteúdo.

Leads: são as pessoas (ou personas) que tiveram alguma interação com sua empresa. A geração de leads se dá a partir do momento em que o cliente em potencial procura por informações, chega até o conteúdo oferecido por você e solicita mais informações – seja através de um cadastro em Landing Page, cadastro em sites e blogs, contato por meio de redes sociais etc..

Persona: a persona nada mais é do que a definição do público-alvo para o seu negócio. Para defini-la é preciso responder algumas perguntas, como: quem é o seu cliente em potencial? Qual o cargo e mercado de atuação dele? Qual o tamanho da empresa em que ele atua? O que ele vê/ouve/lê? Como se informa? Por que ele precisa da sua empresa?

ROI: é o retorno sobre o investimento, ou seja, quanto foi gasto para gerar e promover um determinado conteúdo versus o que resultou financeiramente da ação.

Quer saber mais sobre o assunto?
Baixe o e-book gratuito de Introdução ao Inbound Marketing.

Faça o download agora

A voz da sua empresa
também no marketing digital

Nossos jornalistas e especialistas atuam para desenvolver e
executar a estratégia de Inbound Marketing da sua
empresa para que sua marca seja sempre referência.
Solicite uma análise gratuita da sua presença digital

Entre em contato

Nome (obrigatório)

Email (obrigatório)

Assunto

Mensagem

Se preferir, ligue pra gente.

Potencialize a promoção de ideias, produtos e serviços de forma
continua e eficaz com planejamento, organização e controle
de todos os aspectos de marketing da sua empresa.

+55 48 3024 8642

Seg. – Sex. / 9h – 19h