O que você precisa saber
sobre Inbound Marketing

Diferente do marketing tradicional, quando a empresa foca somente em venda,
resultados a curto prazo e “bombardeio” de propagandas nas diferentes mídias,
o Inbound Marketing procura atrair o consumidor.
inbound marketing

Como funciona o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma junção de conteúdo relevante (ou Marketing de Conteúdo) com técnicas de otimização, estudo para atrair potenciais clientes para seu site e relacionamento. Sua empresa publica o conteúdo e o oferece a um cliente em potencial por meio de postagens em redes sociais, anúncios via Google AdWords ou Facebook Ads, textos em blogs e sites. O conteúdo é produzido com o propósito de responder perguntas e dúvidas que o público busca responder a partir de pesquisas na internet.

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O usuário também pode acessar o conteúdo por intermédio de uma Landing Page (confira abaixo o significado dos termos no vocabulário do Inbound) produzida pela empresa. Fazendo um pequeno cadastro, ele pode baixar o material que você disponibilizou, como infográfico ou e-book, por exemplo.

Programas como o RD Station possibilitam analisar o comportamento desses usuários, saber quantas pessoas acessam sua Landing Page, quantas baixaram os materiais, e ainda monitorar as interações desses usuários, que a partir do primeiro cadastro, transformam-se em um Lead.

Para que o Inbound Marketing dê resultados é preciso consistência.

Periodicidade na atualização dos canais digitais, como blogs e redes sociais (faça um calendário e siga à risca os prazos de postagens).

Conteúdo completo e atualizado, de forma que sua empresa seja referência naquele assunto.

Presença online: esteja presente na busca quando o prospect procurar por informações do seu mercado. O investimento em Google AdWords e Facebook Ads, por exemplo, é baixo e totalmente mensurável.

Mensuração: a dica aqui é testar e medir. Não adianta nada ter várias formas de comunicação com o público-alvo e ofertar conteúdo de qualidade se você não sabe quem está tendo acesso e como usar essas informações para reverter em venda.

VOCABULÁRIO DO INBOUND MARKETING

Google Adwords: Anúncios no Google com base em palavras-chave e feitos com orçamento pré-definido. Você cria grupos de anúncios personalizados por assunto, região de busca e outras variáveis, e pode direcionar o site ou a página de destino de acordo com a busca feita pelo consumidor.

Facebook Ads: Anúncios no Facebook. Também são feitos com orçamento definido e você pode selecionar a persona que irá visualizar seu anúncio com base nas buscas, gostos e interações desta pessoa na rede social, como idade, formação, páginas curtidas etc..

Landing Page: Uma página de destino que pode servir tanto para atrair quanto para converter. É por meio do conteúdo desta página que o público-alvo vai chegar até você e, caso ele se interesse pelo assunto, vai deixar informações (em um cadastro) em troca de mais conteúdo.

Leads: são as pessoas (ou personas) que tiveram alguma interação com sua empresa. A geração de leads se dá a partir do momento em que o cliente em potencial procura por informações, chega até o conteúdo oferecido por você e solicita mais informações – seja através de um cadastro em Landing Page, cadastro em sites e blogs, contato por meio de redes sociais etc..

Persona: a persona nada mais é do que a definição do público-alvo para o seu negócio. Para defini-la é preciso responder algumas perguntas, como: quem é o seu cliente em potencial? Qual o cargo e mercado de atuação dele? Qual o tamanho da empresa em que ele atua? O que ele vê/ouve/lê? Como se informa? Por que ele precisa da sua empresa?

ROI: é o retorno sobre o investimento, ou seja, quanto foi gasto para gerar e promover um determinado conteúdo versus o que resultou financeiramente da ação.

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