Qual o papel de uma assessoria de imprensa na divulgação de uma empresa de tecnologia?

assessoria de imprensa para empresas de tecnologia
Picture of Merlim Malacoski
Merlim Malacoski

Coordenadora de Projetos de Inbound Marketing da Vocali

Uma boa comunicação é central para que as corporações conversem com o público, sejam reconhecidas pela sociedade, e claro, conquistem mais clientes e vendas. E com uma empresa de tecnologia isso não é diferente.

Nós já falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação para empresas de todos os segmentos e tamanhos. Agora é hora de mostrar como a assessoria de imprensa para empresas de tecnologia pode fazer a diferença na hora de crescer e ganhar visibilidade.

A contratação de uma assessoria de imprensa otimiza e facilita a construção de um bom relacionamento com a mídia. Além de oferecer pautas relevantes não apenas para o setor de tecnologia, mas também para o público em geral.

Isso faz com que as soluções e a inovação desenvolvidas pela sua empresa atinjam seus potenciais clientes, e possibilita que a sua marca conquiste autoridade no mercado.

Ir além da mídia especializada

É comum que a divulgação de uma empresa de tecnologia fique limitada a veículos e publicações especializadas. Não que seja ruim estar nessas mídias – a visibilidade dentro do seu mercado é fundamental para a marca.  Mas atingir um público mais amplo e ser conhecido e respeitado por mais pessoas é vital para o crescimento do seu negócio.

Ampliar a comunicação de uma empresa de tecnologia para além da mídia especializada demanda bastante do apoio de uma assessoria de imprensa. Isso acontece porque, para ganhar espaço em jornais, revistas e programas de TV é preciso que termos técnicos sejam bem explicados para um público que não entende as especificidades do seu negócio.

É o assessor de imprensa quem vai mediar esse processo de transmitir os benefícios e inovações dos seus produtos e serviços em uma linguagem mais fácil para o público externo – que inclui clientes e potenciais clientes do seu negócio. Tudo isso, garantindo que o sentido da mensagem de sua empresa seja mantido.

Pautas que interessam para imprensa e para o público

A assessoria de imprensa é responsável por sugerir de temas, entrevistas e artigos adequados tanto ao formato de cada meio de comunicação, quanto ao tipo de assunto que determinada mídia considera relevante para o público.

No caso de uma empresa de tecnologia, para despertar o interesse dos veículos de comunicação,  é importante que as pautas abordem aspectos de interesse público e de relevância para a sociedade. Assim, assuntos que são “duros”, muito técnicos e específicos ganham uma abordagem que é informativa e ao mesmo tempo interessante.

Sua empresa dificilmente conseguirá mídia espontânea – sem anúncios – em uma revista ou programa TV com um conteúdo que fale apenas de como é o seu serviço. Mas se a pauta for sobre como a solução desenvolvida pela sua empresa facilita a vida ou o trabalho das pessoas, por exemplo, as suas chances de emplacar na mídia aumentam.

Esse é o papel da assessoria de imprensa para empresas de tecnologia: encontrar oportunidades para relacionar seu negócio e suas soluções inovadoras com temas e fatos que interessam para os veículos de comunicação e para a sociedade como um todo. O assessor atua oferecendo pautas que são relevantes para a mídia, e, ao mesmo tempo, importantes para alavancar o seu negócio e aumentar a credibilidade e o alcance da sua empresa.

Leia também: Startups com assessoria de imprensa podem atrair mais investidores

Por onde começar?

Entrar em contato com uma assessoria de imprensa é o primeiro passo para definir uma estratégia de comunicação adequada às especificidades do seu negócio. Ela vai avaliar a sua presença nas mídias tradicionais e na internet,  medir os acertos e falhas da comunicação, e planejar ações que potencializam a visibilidade e o reconhecimento da sua empresa.

A partir daí, começa o trabalho de relacionamento e fortalecimento da sua empresa diante do seu público de interesse, compreendendo a importância de cada ação de comunicação em prol de melhores resultados para o seu negócio.

Quer saber mais sobre as possibilidades que a assessoria de imprensa oferece para sua empresa de tecnologia? Entre em contato agora e solicite um orçamento de assessoria de imprensa para sua empresa.

Imagem do post: Designed by Freepik