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Um artigo publicado recentemente no Wall Street Journal e traduzido pela Folha de S. Paulo mostra uma tendência cada vez maior entre as empresas: investir no email marketing para distribuir conteúdos de maneira mais assertiva e fugir das limitações dos algoritmos das redes sociais.
A informação pode soar surpreendente para muitas pessoas, mas não é nenhuma novidade para quem trabalha com inbound marketing e conhece a importância do email marketing dentro das estratégias digitais.
Ter mais controle sobre a entrega dos conteúdos para o público e maior possibilidade de mensuração (quem abriu, clicou, marcou como spam etc.) são as principais vantagens da divulgação de conteúdos por email em relação à publicação nas redes sociais. Confira a seguir outros benefícios do email marketing quando comparado a outros canais digitais:
Ordem cronológica clara
Foi-se o tempo em que o feed das redes sociais apresentava uma ordem cronológica bem definida. O que vale hoje é a relevância definida pelo algoritmo de cada plataforma, e isso pode tornar a divulgação dos seus conteúdos confusa para o usuário. Já no caso do email, fica muito mais fácil controlar a sequência em que o público vai acessar seu conteúdo, uma vez que é possível organizar as informações de forma cronológica ou seguindo os seus próprios critérios.
Público que realmente se interessa pelo seu conteúdo
Se uma pessoa está no seu mailing é porque ela de alguma forma demonstrou interesse naquilo que você produz, seja baixando um e-book, preenchendo um formulário para informações etc. Ou seja, ela já deixou o contato e já está preparada para receber conteúdos. É claro que isso não significa necessariamente que esta pessoa vai comprar o seu produto ou serviço. Mas o fato dela conhecer sua empresa e o seu negócio pesa na hora de fechar a venda.
Possibilidade de segmentação e personalização
“O email permite que autores se conectem intimamente com os leitores, que as marcas se dirijam aos seus clientes mais leais, e que startups jovens criem exércitos de influenciadores”, destaca o artigo do Wall Street Journal. E grande parte dessa conexão vem da possibilidade de personalizar e segmentar as mensagens para públicos diferentes. Você pode criar diferentes emails e enviá-los para as pessoas que se interessam por cada um desses conteúdos. Seja com foco em vendas, informação ou apenas institucional, direcionando suas campanhas você tem mais chances de alcançar o sucesso com cada público.
Atenção na hora de consumir seu conteúdo
Nas redes sociais seu conteúdo precisa competir pela atenção do usuário com um fluxo gigantesco de fotos de amigos, discussões políticas, vídeos de filhotes de gatinhos… Já no caso do email, justamente por ter demonstrado interesse no que você tem a falar, a pessoa tende a abrir o seu email e ler com mais calma e atenção a sua mensagem.
Atenção à frequência e relevância
O email marketing só funciona quando é relevante para quem recebe. Saiba quais assuntos interessam sua base e abasteça seu público com informações relevantes, novidades e ofertas pertinentes. Isso fará com que continuem abrindo suas mensagens e esperem ansiosamente pelo próximo email. Não fale de você ou da sua empresa, mas aborde assuntos que ensinem seu público. Quem sabe um case de sucesso da sua empresa pode até ser um exemplo de como tornar-se necessário para sua base de leitores?
Estímulo à produção de alta qualidade
Outro benefício do email marketing apontado no texto do Wall Street Journal é o botão de descadastramento. Isso mesmo, a possibilidade de deixar de receber os emails está a um clique do usuário e isso é vantajoso tanto para quem produz, quanto para quem consome o conteúdo. “Ele [o botão de descadastramento] estimula os criadores de conteúdo para email a desenvolver experiências autênticas e de alta qualidade, em lugar de momentos que produzem engajamento superficial, e a criar conexões mais profundas do que aquela que mídias dominadas pela publicidade, como o Facebook.”
Isso quer dizer que minha empresa não precisa estar nas redes sociais?
Não necessariamente. Páginas e perfis corporativos são canais importantes principalmente para relacionamento com o público – e até mesmo para vendas. Mas não podem ser a única plataforma do seu negócio na internet.
Isso porque redes sociais como o Facebook, por exemplo, passam por constantes mudanças no algoritmo que privilegiam discussões entre usuários em detrimento de conteúdos de marcas, reduzindo drasticamente o alcance das publicações da sua empresa.
Além disso, um erro bastante comum entre as empresas que apenas atualizam as redes sociais e não investem nas demais estratégias digitais é não ter para onde levar o usuário. Lembre-se sempre que quando alguém está no Facebook não está dentro do seu site e sim em uma página externa. Seus cliques e suas ações vão para o Facebook e não para o seu site. Por isso, é tão importante ter e atualizar seu site e/ou blog, pois é assim que os mecanismos de busca consideram o seu conteúdo relevante e mostram suas informações nas pesquisas dos usuários.
Vamos colocar em prática?
Agora que você já conhece um pouco mais dos benefícios e do potencial do email marketing, recomendo a leitura do e-book Introdução ao Email Marketing, um material gratuito que produzimos em parceria com a Resultados Digitais com dicas de como criar campanhas de sucesso.
Aproveite e também entre em contato com a gente pelo formulário abaixo para saber como montar uma estratégia digital para a sua empresa.
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