Em uma palestra sobre técnicas de SEO (a otimização para sites de busca), uma das participantes colocou uma pulga atrás da orelha da plateia formada por profissionais de marketing de conteúdo: “O Google não é nosso amigo!”.
Pera aí! Como assim? 🤔
O principal site de busca da internet não é nosso amigo? Como não, se “escrever para o Google” é uma das expertises dos produtores de conteúdo digital! Produzimos e otimizamos conteúdos justamente para estar nas primeiras posições nos resultados das buscas. E seguimos suas recomendações e boas práticas como uso de palavras-chaves, meta-title, meta-description e links internos. Ainda assim, o Google ingrato não está do nosso lado?
Calma. Não é bem assim. 🥳
O Google não é amigo de quem produz o conteúdo, mas sim do usuário, de quem faz as buscas. E isso faz todo o sentido porque o objetivo do site não é alavancar organicamente os conteúdos para deixar produtores e gestores felizes com suas estratégias de conteúdo, mas sim responder da melhor forma possível as perguntas e dúvidas que os usuários realizam no buscador.
Ter ciência disso faz toda a diferença no trabalho de produção de conteúdo e precisa fazer também para quem contrata o serviço de uma agência sonhando em ser o “primeirão” no Google porque sua empresa é isso e aquilo e não por ser a que melhor responde aos potenciais clientes.
O verdadeiro foco do conteúdo da sua empresa
Basicamente, a questão de focar a produção no Google pode ser resumida pela frase acima. Se os conteúdos oferecidos pela sua empresa se baseiam na intenção do usuário e em responder suas dúvidas, ser best-friend do Google pouco importa.
Na prática, as estratégias de SEO continuam sendo fundamentais para melhorar o posicionamento da sua página. Isso porque respondem aos quesitos mais técnicos relacionados ao ranqueamento.
Essas estratégias de marketing de conteúdo, no entanto, precisam estar aliadas a informações que atendam às intenções de busca do usuário no momento certo. Para ser considerado relevante pelo Google, o conteúdo precisa ser útil e agregar algum tipo de conhecimento a quem está lendo. Em resumo, precisa fazer a diferença.
Para isso, alguns pontos merecem atenção no planejamento do marketing de conteúdo e na produção para a internet mirando no melhor posicionamento nas buscas no Google:
🔎 Conheça (muito bem) a sua persona. Não apenas suas características e dores, mas também o tipo de linguagem do conteúdo que ela consome;
🔎 Saiba qual é a sua intenção ao usar determinada palavra-chave e qual é a intenção do usuário;
🔎 Foque em palavras-chaves com menor concorrência e que estejam mais próximas do seu objetivo;
🔎 Tenha em mente que um texto não precisa ser duro para ser informativo e útil. Histórias e textos mais leves também podem cativar e conquistar a atenção do seu público (olha a importância de conhecer bem a persona aí…);
🔎 Ofereça no texto a informação prometida no título. Você com certeza já teve a decepção do clickbait – aquele título cheio de exagero e promessas que acaba em um texto sem relevância. Então não tem por que fazer o seu leitor (e potencial cliente) passar por essa experiência ruim também.
Já deu pra perceber que quando o assunto é marketing de conteúdo, o Google não é exatamente aquele amigo do happy-hour, mas sim um parceiro estratégico e necessário, aquele que pode fazer uma indicação certeira que ajuda a fechar negócios. Cabe a você mostrar a relevância do seu trabalho e da sua empresa.
Quer saber mais sobre Marketing de Conteúdo e SEO?
Assista ao webinar promovido pela Vocali que apontou os caminhos para o melhor investimento em produção de produção com resultado, incluindo também dicas sobre boas práticas e principais desafios a superar.
Conte com o time de especialistas da Vocali
Quer saber mais sobre marketing de conteúdo e SEO para conquistar as melhores posições nas buscas do Google?
👋 SEO e primeira página do Google: quanto tempo leva para aparecer nas melhores posições?
👋 12 dados para você melhorar suas estratégias no Google
👋 Novos hábitos de consumo pedem novas formas de atrair e fidelizar seus clientes
👋 Vender pela internet: por que adaptar sua estratégia para o Google?
👋 Otimização: A importância de caprichar no título e na descrição do site
👋 Assessoria de Imprensa e SEO: Como otimizar a comunicação do seu negócio
👋 Três cases de sucesso em inbound para inspirar suas estratégias de marketing digital
👋 Medalha de ouro em conteúdo: o que priorizar para conquistar o primeiro lugar
👋 Minha empresa atua em um nicho muito específico, o inbound marketing funciona para mim?
Comentários estão desabilitados,