O primeiro blog foi desenvolvido pelo norte-americano Jorn Barger, em 1997. O sistema era uma espécie de diário online, onde as pessoas escreviam tudo o que achavam interessante.
De lá para cá, as tecnologias para desenvolver um blog foram sendo aperfeiçoadas e a ferramenta tornou-se um dos principais atrativos para empresas divulgarem seus produtos e/ou serviços. Ou seja, ter um blog da empresa não é mais diferencial, mas sim uma necessidade.
O blog da empresa tem um potencial incrível e pode ser a solução para criar mais afinidade com os usuários, aumentar o alcance orgânico da sua marca, além de gerar leads para o negócio.
Ter um blog é imprescindível para quem quer investir em inbound marketing, pois é um espaço que vai conter as informações de aprendizado que vão guiar o potencial cliente ao longo da jornada de compra.
Entre as vantagens de ter um blog da empresa estão maior controle sobre o conteúdo, audiência própria, atração de visitantes para o site, possibilidade de postar qualquer tipo de conteúdo e personalizá-lo de acordo com os objetivos.
Para saber mais sobre as possibilidades que o canal pode oferecer para o seu negócio, confira também o texto Saiba por que é importante investir em blog empresarial.
5 passos para criar um blog para sua empresa
Agora que você já sabe que o blog é essencial para que sua empresa tenha maturidade digital e para que as estratégias de inbound marketing funcionem, é hora de botar a mão na massa.
Você vai ver a seguir algumas etapas essenciais para a criação de um blog empresarial:
1. Escolha hospedagem e a plataforma
Quando falamos em plataforma, estamos mencionando o content management systems (sistemas de gerenciamento de conteúdo). Esse sistema simplifica bastante o trabalho no momento de montar o site.
Atualmente, a maioria das empresa opta por usar o WordPress – 35% de todos os site de internet são produzido pela plataforma. E motivos para optar pelo WordPress não faltam: custo-benefício, templates e plugins variados, e uma boa reputação perante o Google – o que contribui para o ranqueamento dos seus conteúdos.
Além disso, se o site da sua empresa já é feito na plataforma do WordPress fica muito mais fácil de integrar informações institucionais, e-commerce e também o blog em um único local.
Mas antes de pensar na plataforma, é preciso contratar um serviço de hospedagem de sites. Ele nada mais é que o lugar onde o servidor armazena e disponibiliza o site na internet.
Depois, pense no domínio! Essa etapa é essencial para que os usuários possam identificar o blog com mais facilidade. Tenha em mente que o domínio deve ter um nome fácil e relacionado ao seu negócio.
2. Planeje os conteúdos
Primeiro, veja qual é a persona do seu negócio e quais os tipos de informações necessárias para ela.
Pensou? Agora, defina quais serão os critérios para publicar os posts e os assuntos que serão abordados. Dicas, conselhos e orientações relacionados ao seu segmento são sempre uma boa escolha.
Existem conteúdos de topo de funil (descoberta do problema), meio do funil (consideração) e fundo do funil (decisão de compra). Por isso, evite posts focados em “empurrar” produtos e/ou serviços da sua empresa. Você pode direcionar a sua audiência para a venda, mas é preciso ter sutileza e saber o momento certo.
Mas de nada adianta todos esses benefícios, se você não produzir conteúdos de qualidade. Além disso, é preciso manter a periodicidade para conservar a audiência e os acessos do blog. Seguir esses passos já é um grande diferencial para virar autoridade e aumentar as vendas da sua empresa.
3. Produção de conteúdo própria ou terceirizada?
Nós já comentamos sobre a importância de manter a periodicidade no blog da empresa. No entanto produzir conteúdos de qualidade demanda tempo e exige profissionais qualificados para executar a tarefa.
Por isso é importante avaliar a possibilidade de contratar uma agência especializada em produção de conteúdo. Caso sua empresa atue em um nicho muito específico, vale pensar na proposta com mais carinho.
Contar com uma equipe que produza conteúdos de acordo com a persona do seu negócio, através de uma linguagem objetiva, e que saiba executar as técnicas de SEO vai fazer toda a diferença para o blog da empresa, ganhando mais produtividade e qualidade para seus conteúdos.
4. Invista em SEO
Ter seus conteúdos nas primeiras posições do Google é um sonho de qualquer empresa que investe em marketing digital. Afinal, 31,7% dos cliques vão para o 1º resultado do Google.
As estratégias para o blog têm como objetivo melhorar o ranqueamento, mas aparecer na primeira página do Google não é uma tarefa fácil. Por isso, é essencial realizar um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca).
O SEO inclui a otimização de elementos, como título, subtítulos, links internos, palavras-chave e imagens. Trata-se de uma estratégia que influencia o modo como as pessoas vão buscar e encontrar a sua empresa. Por isso, é necessário contar com profissionais que sejam especialistas na área para fazer esse trabalho.
5. Distribua os conteúdos do blog da empresa
Se o blog da empresa foi criado recentemente, vai demorar um tempo até que ele seja indexado pelo Google e comece a aparecer nos resultados das buscas.
Por isso, não adianta só publicar no blog; também é preciso pensar em como distribuir esses conteúdos e atrair mais visitantes.
Redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter oferecem a possibilidade de compartilhamento de links, o que é ótimo para atrair mais visitantes para o blog da empresa. Não esqueça de incluir hashtags quando realizar as postagens. As hashtags podem aumentar ainda mais o alcance dos links do blog, mas lembre-se: é essencial que estejam relacionadas ao conteúdo do post.
Além das postagens em redes sociais, a empresa pode investir em anúncios usando o Google Ads, Facebook ou LinkedIn. O Instagram – mesmo com as limitações de compartilhamento de link – é uma alternativa interessante nas campanhas, pois o conteúdo patrocinado nessa rede permite a inclusão de links externos.
Porém não restrinja sua distribuição somente às redes sociais ou anúncios. Busque enviar emails e newsletters com os conteúdos publicados no blog da empresa. O RD Station é uma excelente plataforma para executar o planejamento de marketing e vendas e estruturar a comunicação por email. Afinal, nem sempre o seu público estará nas redes sociais.
Dica bônus: o blog não é para você, é para seu público
Apesar de ser um canal de comunicação próprio, o blog não é um espaço para você ficar falando da sua empresa.
O blog serve como um canal de aprendizado do lead ao longo da jornada de compra. Por isso, lembre-se sempre que esse deve ser um espaço com informações úteis ao visitante e que ajudam o usuário que chega até seu blog a resolver problemas e dúvidas.
Deixe para falar sobre o seu negócio de maneira mais direta no site da empresa, por meio de conteúdos mais institucionais. E aproveite o blog da empresa para seu verdadeiro propósito: mostrar que você é autoridade na área e compartilha seu conhecimento e soluções com seu público.
Conte com uma agência especializada
Como você já deve ter percebido, manter um blog da empresa exige tempo e dedicação por parte dos responsáveis. Planejamento, produção de conteúdo, técnicas de SEO e distribuição dos conteúdos: desenvolver um blog envolve tudo isso!
Você está preparado e tem tempo para executar todas essas tarefas?
Contratar uma agência especializada em produção de conteúdo é uma forma de otimizar o trabalho do blog da empresa enquanto você administra ou organiza outras partes da sua empresa.
Aqui na VOCALI temos um time de especialistas em produção de conteúdos e dedicados em aplicar o conjunto de técnicas de SEO .
Fale com a gente e veja como sua empresa pode crescer e vender mais!
Comentários estão desabilitados,