Saber como entrar em contato com um potencial cliente e criar um vínculo a ponto de que essa pessoa confie em sua empresa para adquirir seus produtos ou serviços não é uma tarefa fácil. Neste momento, contar com um CRM (Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) pode ser o diferencial para superar a concorrência e conseguir fechar aquele negócio tão almejado.
Uma equipe de vendas tem entre seus principais objetivos o fechamento de novos negócios. Contudo, ela deve conhecer a fundo o cliente, entender o que ele precisa e qual a sua dor para oferecer a melhor solução e, dessa forma, fazer uma venda duradoura. O CRM centraliza as informações, ajuda o vendedor a executar essas tarefas de forma mais ágil e estratégica, pois possibilita entender melhor a dinâmica da venda e o comportamento do consumidor.
Dentro da ferramenta, serão encontradas diversas funcionalidades para auxiliar os vendedores no momento de abordar o cliente e manter um contato de maneira eficiente.
Aqui na VOCALI, a ferramenta usada para gerenciar essas oportunidades é o Moskit. O software oferece recursos para que a empresa possa entender melhor o cliente e, consequentemente, crescer no mercado.
Por que é importante contar com um CRM?
Independentemente do segmento, uma coisa é certa: o relacionamento com o cliente e a humanização nunca serão substituídos. Dito isso, vamos falar sobre como um CRM de vendas vai auxiliar nesta jornada.
O Moskit proporciona que a empresa tenha um banco de dados e possa conhecer melhor o perfil dos seus clientes. Dessa maneira, é possível adaptar os serviços e produtos de acordo com as necessidades da persona do seu negócio.
Além disso, um dos principais recursos da ferramenta é o acompanhamento da venda. Por meio do histórico gerado é possível saber qual o padrão de compra tanto de um cliente específico como da persona do seu negócio. Esse processo vai interferir na forma de abordagem e na identificação de pontos que podem ajudar na hora de realizar a venda.
Como funciona o Moskit
O Moskit CRM oferece a chance de acompanhar as metas e os funis de vendas, além de auxiliar no relacionamento entre empresa e cliente. A plataforma também possibilita a integração com diversos softwares que vão auxiliar durante o processo de vendas e no aumento da produtividade da equipe comercial.
Comunicar-se com o contato através de email, enviar mensagens via Whatsapp e fazer ligações diretamente pelo sistema são algumas alternativas disponíveis. Existe também a possibilidade de gravar notas em áudio, organizar a agenda com Snoozer de Atividades e marcar as tentativas de ligações feitas para os contatos.
Outra ferramenta que pode ser integrada com o Moskit e que auxilia (e muito) na otimização de tempo por parte da equipe é o RD Station Marketing. A integração com a plataforma permite que as informações cadastradas pelos leads sejam repassadas de maneira automática para o CRM. Além disso, é possível enviar para o Moskit somente os leads qualificados ou oportunidades, otimizando o tempo da equipe comercial, que vai abordar somente aqueles leads que já estão interessados na sua solução.
Exact Spotter, Google Agenda, Google Contatos e Conta Azul, também são outros softwares que podem ser integrados ao Moskit.
Como podemos ver as possibilidades de integração são as mais variadas possíveis e podem ajudar bastante na produtividade da equipe. Se esses procedimentos forem seguidos à risca, a chance de sua empresa aumentar as vendas e fidelizar o cliente podem aumentar de maneira considerável.
Moskit CRM: quais as vantagens?
Alguns benefícios que a ferramenta disponibiliza para as empresas já foram abordados antes, como integração com outros softwares e a chance de aumentar a produtividade da equipe. Mas essas não são as únicas vantagens do Moskit.
1.Campos customizados
É comum que depois de perder uma venda, o vendedor tenha dúvidas sobre a estratégia utilizada. Com o Moskit é possível acessar cadastrar informações relacionadas aos negócios perdidos e avaliar quais foram os erros. Entre as outras informações que podem ser personalizadas, também é possível cadastrar os motivos da perda – que podem ser usados em fluxos de nutrição pelo RD Station Marketing ou ainda para um estudo aprofundado das suas abordagens comerciais.
2. Dashboards personalizados
Através dos dashboards é possível acompanhar as vendas e outros números em tempo real. A possibilidade de criar dashboards específicos para cada tipo de tarefa auxilia a equipe no momento de otimizar o tempo e na organização do que deve ser feito.
3. Gerar relatórios
Em vez de de abrir diversas planilhas e contratos para avaliar as vendas, existe a facilidade de criar relatórios de maneira fácil e rápida. Os relatórios do Moskit mostram dados relacionados ao histórico e funil de vendas, além de mostrar um relatório de produtividade da equipe de vendedores.
4. Agendar tarefas e lembretes
Esquecer de ligar no dia e horário combinado ou demorar mais tempo para realizar uma venda do que o necessário são alguns erros imperdoáveis. Por isso, registre suas atividades!
Em um universo tão disputado quanto o das vendas, é necessário ter cuidado e prestar atenção. Para cada negócio em andamento é necessário que exista pelo menos uma tarefa agendada evitando que o contato esfrie ou que o lead seja esquecido pelo vendedor.
Usar um CRM ajuda no momento de aumentar as vendas e a produtividade
Além de facilitar a rotina de trabalho dos integrantes do time de vendas, o Moskit também melhora a qualidade da venda e a forma de abordagem ao cliente.
Outro ponto forte da ferramenta é a chance de diminuir ruídos ou possíveis falhas de comunicação. Através do acompanhamento das atividades (que devem estar devidamente registradas), as informações coletadas ficam mais transparentes e assertivas para todos que participam do processo de vendas.
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