Entenda como estratégias de marketing humanizado focadas no cliente geram engajamento para sua marca e aumentam as chances de fechar uma venda
Sabe o garçom que te conhece pelo nome e sabe o seu pedido de cor? A encomenda que chega com um bilhete escrito à mão? O dono da padaria da esquina que conhece seus parentes? O suporte que te entende e resolve seu problema super rápido?
Qualquer pessoa que teve um atendimento especial e personalizado sabe como pequenos detalhes fazem muita diferença em nossos comportamentos de consumo e na relação que temos com determinados estabelecimentos ou marcas.
No marketing digital isso não é (ou pelo menos não deveria ser) diferente. Por isso, uma tendência que ganha cada vez mais destaque no mercado é o marketing humanizado. Ou seja, uma abordagem de comunicação que busca criar conexões humanas, ter empatia pelo cliente (ou potencial cliente) e investir em relacionamento.
A humanização da comunicação, ao contrário do que possa parecer em um primeiro momento, não pode ser aplicada apenas em estratégias B2C. Mesmo nas empresas B2B, os negócios são feitos por pessoas e é com elas que sua marca precisa se relacionar.
Passo a passo: Como implantar uma estratégia de marketing humanizado
Confira a seguir uma lista com os principais fatores para observar na implantação do marketing humanizado na sua empresa.
1 – Conhecimento do público e do mercado
O primeiro passo para implementar uma estratégia mais humanizada de marketing digital é conhecer seu público-alvo e saber quais são seus desafios e necessidades.
Com personas bem segmentadas, entrevistas e pesquisas com seus clientes, análise de concorrência e segmentações bem definidas, fica mais fácil saber com quem sua empresa está falando. E dessa forma, estabelecer o tom de voz e os conteúdos mais adequados para este público.
2 – Conteúdos que suprem as necessidades do cliente
Uma estratégia básica (e eficiente) no inbound marketing é a de gerar valor para sua marca não pela solução que você oferece, mas pelo modo como resolve as dores do cliente. No marketing humanizado, o foco no cliente fica ainda mais evidente e pode ser utilizado para criar abordagens personalizadas e eficientes.
Pense da seguinte forma: você tem um serviço que é útil para os consumidores X, Y e Z, mas cada um desses perfis de clientes tem particularidade e demandas diferentes. Você pode criar estratégias de marketing mais amplas para atingir todos os públicos ao mesmo tempo, mas a possibilidade é que o conteúdo seja vago e não engaje o consumidor.
Por outro lado, quando você usa o conhecimento das suas personas para criar abordagens diferentes para cada tipo de cliente, com conteúdos personalizados e focados em dores específicas, as chances de conversão são muito maiores. Sua marca se importou com ele e ofereceu o conteúdo que mais fazia sentido naquele momento.
3 – Um diferencial no mercado
Unir o conhecimento de suas personas, com conteúdos relevantes, e uma abordagem humanizada e emocional permite que o seu conteúdo se destaque em meio a um mercado cada vez mais competitivo.
Só para se ter uma ideia, 94% das empresas brasileiras usam o marketing digital como estratégia de crescimento segundo dados da pesquisa Maturidade de Marketing Digital e Vendas no Brasil. Ou seja, tem muito conteúdo para competir com o seu.
Mas existe uma grande diferença entre fazer um trabalho de marketing digital automatizado e quase robótico, e criar um engajamento verdadeiro com sua audiência. Quanto mais personalizado e humanizado for o seu conteúdo, maiores são as chances de que sua empresa se sobressaia e ganhe maior presença digital.
4 – Mais satisfação e retenção de clientes
Por fim, a importância da humanização do marketing também se reflete em vendas.
Lembra dos exemplos de bom atendimento citados no início deste texto? Eles contribuem para fidelizar clientes, e o mesmo pode ocorrer com o marketing digital humanizado.
Isso porque quando a marca cria uma experiência única e personalizada ao longo de toda a jornada de compra, a satisfação do cliente aumenta. E com isso, são grandes as chances de que ele continue comprando ou até mesmo indicando sua empresa para outras pessoas.
E como “manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos que conquistar um novo”, os impactos da humanização para a geração de receita do seu negócio podem ser duradouros e consistentes.
O papel do marketing humanizado em um cenário de crises e incertezas
Em meio a pandemia da COVID-19, a humanização do marketing se transformou em uma necessidade para qualquer negócio. Estabelecer interações que demonstram empatia e aproximam sua marca do público são essenciais para construir um bom relacionamento e aumentar as chances de fechar negócios durante ou após a crise.
Se você tentar “empurrar” suas soluções sem estabelecer conexões humanas, sua marca poderá ser vista como oportunista ou insensível. E isso pode impactar na sua imagem e também nas suas vendas futuras.
Para saber mais sobre como investir em conteúdos humanizados e oferecer conteúdos realmente úteis para a sua persona neste momento, confira o nosso Guia do Marketing Digital na crise:
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