Saiba como as ações de assessoria de imprensa ajudam sua loja online a vender mais
O mercado brasileiro de e-commerce passa por um expressivo crescimento impulsionado pelo cenário da pandemia e pela mudança nos hábitos de consumo. Somente entre abril e junho, 5,7 milhões de consumidores brasileiros fizeram sua primeira compra online, de acordo com a pesquisa da Neotrust/Compre&Confie.
Mas ao mesmo tempo em que mais pessoas compram pela internet, também aumenta o número de lojas de e-commerce e a competitividade do setor. Com isso, o desafio de quem tem uma loja online é: como se destacar no mercado e atrair mais clientes para o meu site?
Ações de comunicação e marketing são essenciais para dar mais visibilidade e fortalecer as marcas, inclusive as de e-commerce. Entre essas estratégias, está a assessoria de imprensa, que trabalha para que a empresa ganhe destaque na mídia.
Neste texto você vai saber mais a respeito dos benefícios da assessoria de imprensa para e-commerce e também sobre como a exposição positiva em veículos de comunicação pode aumentar as suas vendas.
Dicas e boas práticas para o seu negócio
Para obter bons resultados com o trabalho de assessoria de imprensa para e-commerce é preciso conhecer as características dessa estratégia de comunicação e seguir boas práticas para relacionar-se com a mídia.
O primeiro ponto que deve ser levado em consideração é o fato de que a assessoria de imprensa é um trabalho a longo prazo. Não adianta contratar uma assessoria ou profissional especializado e esperar que os resultados venham do dia para a noite. É preciso um trabalho contínuo de relacionamento com os veículos de comunicação.
Além disso, deve ficar muito claro que assessoria de imprensa não é propaganda. Uma reportagem muito raramente vai falar de forma direta dos seus produtos ou da sua loja virtual. O assessor de imprensa vai elaborar pautas que sejam relevantes para os veículos de comunicação e que, ao mesmo tempo, permitam que você fale sobre assuntos relacionados ao seu negócio.
Um exemplo: você tem uma cervejaria e vende seus produtos por e-commerce. Um veículo de comunicação não vai publicar “visite a loja virtual X e compre cervejas” em seu espaço editorial. Mas reportagens como ações de sustentabilidade da cervejaria, prêmios em concursos e expansão do mercado cervejeiro podem ganhar destaque na mídia. Isso faz com que mais pessoas conheçam a marca, se interessem por suas cervejas e procurem a loja online para comprá-las.
Além disso, numa futura pauta sobre cervejas é provável que o jornalista procure sua assessoria de imprensa porque já conhece a empresa e já tem ela como referência. Isso gera uma relação duradoura e ajuda a fortalecer sua marca de modo contínuo, e não apenas em ações específicas.
Benefícios da assessoria de imprensa para e-commerce
Ao oferecer pautas relevantes e desenvolver um relacionamento com jornalistas, você aumenta as chances da sua marca aparecer positivamente na mídia. Dessa forma, o trabalho de assessoria de imprensa cumpre um papel estratégico para impulsionar as vendas do seu e-commerce, uma vez que traz os seguintes benefícios para o seu negócio:
📣 Torna a marca conhecida
Não adianta ter preços competitivos e uma plataforma de e-commerce adequada, mas vender menos porque as pessoas não conhecem sua marca. Por isso, uma das vantagens da assessoria de imprensa é fazer com que seu negócio seja conhecido por um público maior.
📣 Atrai mais visitantes para o seu site
Quando sua empresa aparece em uma reportagem ou você dá uma entrevista num veículo de comunicação é natural que o público que acompanhou a matéria busque mais informações sobre sua marca. O que, consequentemente, aumenta as visitas a sua loja virtual – e as vendas.
📣 Tem um custo de investimento menor do que a publicidade
Dados de clientes da VOCALI, obtidos a partir da comparação do valor investido em assessoria com o valor dos anúncios nas mídias em que os conteúdos foram publicados, mostram que empresas que investem em assessoria de imprensa têm um retorno de mídia em média cinco vezes maior do que se tivessem investido em publicidade.
📣 Dá mais credibilidade e diferencial no mercado
A exposição positiva na imprensa impacta diretamente na forma como sua empresa é vista por potenciais clientes e investidores. Ao ser reconhecida como referência na área, a sua marca ganha credibilidade e isso pode ser um fator decisivo na decisão de compra dos seus potenciais clientes.
📣 Prepara seu negócio para momentos de crise
Qualquer negócio está sujeito a passar por um momento de crise – seja um erro, um vazamento de informação ou uma declaração inadequada. Nessas horas o apoio da assessoria de imprensa faz toda a diferença para gerenciar a crise e minimizar seus impactos na imagem da marca.
Assessoria de imprensa aliada ao marketing digital: conheça o case da Lohn Bier
Lembra do exemplo da cervejaria que eu mencionei neste texto? Ele é um case real da Lohn Bier, cervejaria atendida pela VOCALI entre 2017 e 2018. Na época, utilizamos estratégias de divulgação da marca em veículos de comunicação como Folha de S. Paulo, Estadão e Revista da Cerveja, alinhadas com ações de marketing digital como produção de conteúdos, campanhas de e-mail e redes sociais.
O resultado da integração entre as estratégias de assessoria de imprensa e marketing digital foi um aumento de 700% nas vendas do e-commerce da Lohn Bier em apenas cinco meses de trabalho. Você pode ver o case completo da Lohn Bier neste link.
Ainda sobre o assunto, recomendo a leitura do texto Assessoria de Imprensa e Marketing Digital: por que você precisa ter uma estratégia integrada?, que traz insights interessantes sobre ações de comunicação integrada.
Por fim, também deixo como dica de leitura nosso Kit de Comunicação e Marketing na Crise, que inclui um checklist de vendas para e-commerce, tendências do varejo pós-pandemia e outros conteúdos úteis para que a sua loja virtual continue gerando bons resultados.
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