Se a tecnologia já tinha conectado as pessoas e encurtado distâncias em um mundo cada vez mais globalizado e interligado, a pandemia de Covid-19 deflagrada no início do ano mudou nossa perspectiva de espaço físico e local de trabalho e trouxe novos paradigmas e uma realidade desafiadora para negócios e marcas, que são cada vez mais cobradas por seu posicionamento e bandeiras.
Com o modelo de home office adotado por muitas empresas – principalmente as de serviços – inclusive grandonas como Nubank, XP, Twitter, entre outras – o local de trabalho passou a ser um mero detalhe: não importa se o colaborador está em Boston, Bogotá ou Florianópolis. Sendo assim, é fácil concluir que o assédio e a busca por profissionais melhor capacitados em qualquer lugar do planeta tende a aumentar.
Então, se sua empresa já tinha como desafio atrair e reter talentos, o cenário atual é ainda mais desafiador. Por que seu funcionário preferirá ficar com você a olhar e mudar para a grama do vizinho?
Ou seja: se sua empresa ainda não se preocupava com employer branding, tenho certeza que é hora de ligar o sinal de alerta e dar atenção para a sua “marca empregadora”.
Mas, afinal, o que é employer branding?
Se você já tá cansado de saber o que é, pode pular dois parágrafos e seguir com a leitura do texto, mas se ainda tem dúvidas, fique aqui. Employer branding na tradução direta e reta para o português nada mais é do que a marca empregadora. É reputação da marca, é como a empresa age e o que ela defende para se tornar desejada para atrair candidatos e reter talentos.
Sabe quando você vê algum comunicado ou ação muito legal de uma empresa e pensa: um dia quero trabalhar lá? É isso! É como a marca se posiciona, o que fala e faz para se tornar meta do currículo dos profissionais.
Agora que você não tem mais dúvidas sobre o que é employer branding, pode começar o processo de construção da sua marca empregadora ou aperfeiçoar o que já vem sendo feito na sua empresa. Por isso, listamos aqui 5 dicas para que seu time veja valor em sua marca e não dê um match com outra empresa.
1. Como diz a Dove: beleza vem de dentro pra fora!
Não adianta nada ter missão, visão e valores em um quadro super cool na recepção – ou no site, se na prática a postura é outra. Posicionamento de marca começa de dentro pra fora. O que sua empresa defende precisa ficar claro internamente antes de ser divulgado para quem está fora. Encare sua equipe como o primeiro público que você precisa informar e encantar. Um cliente satisfeito pode ser um ótimo advogado da sua marca, mas um colaborador consciente e em concordância com os valores éticos da sua empresa pode fazer a diferença na hora de atrair e reter outros talentos. Seja transparente, verdadeiro e coerente com o que prega.
2. Quem não se comunica, se trumbica!
A forma mais eficaz de informar seu time sobre qualquer coisa depende necessariamente da comunicação interna da empresa. Se até então ela não era devidamente percebida por todos os níveis da companhia, bastou a crise causada pela pandemia de Covid-19 chegar para finalmente ganhar os holofotes que merecia. Use e abuse de artifícios e ferramentas de comunicação interna para informar o que precisa ser comunicado. Quando todos estão afastados, a comunicação interna (agora nem tão interna) tem o poder de unir e encurtar distâncias. Além de promover o engajamento do time, claro.
3. Words are easy to say, you’ve got to show me love!
Não adianta só falar, mostre que sua equipe realmente importa! Pense e elabore um calendário de ações de relacionamento. Podem ser encontros virtuais, brindes enviados para a casa dos colaboradores ou até cursos de capacitação de presente. As pessoas são a razão de ser do seu negócio, elas que fazem a empresa viver. Dê a elas atenção. Um carinho de vez em quando só fará bem para esta relação.
4. A regra é clara!
Marketing e RH andam juntos quando o assunto é employer branding. Mostre para o seu time as oportunidade de crescimento e que posições todos podem ocupar dentro da empresa. Coloque as regras do jogo na mesa e ganhe pontos com sua equipe. A perspectiva de evolução e crescimento profissional pode ser decisiva na hora de aceitar ou não uma proposta do concorrente.
5. Para que o mundo inteiro, enfim, possa ver
Use a comunicação externa – tanto canais próprios como blog e rede sociais, quanto veículos de comunicação – para comunicar e divulgar posicionamentos, acontecimentos e novidades. Assim todos se sentirão orgulhosos da empresa. Use a mesma regra que você já utiliza para se comunicar com os clientes: faça um planejamento de conteúdo digital e institucional que reforce pontos fortes da marca, e mãos à obra! Vale textos para Linkedin, postagem no Instagram e pautas para os veículos de comunicação. Enfim, crie uma estratégia para potencializar o que o mundo vai gostar de saber!
Com estas e outras dicas, sua marca empregadora pode sim ficar muito bem na foto! Não vai deixar aquele super colaborador te deixar, né? Coloque estas – e outras ações – em prática, conte com uma agência especializada em endomarketing, profissionalize o RH, invista em employer branding e garanta que a sua grama seja sempre a mais verdinha!
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