Saiba como avaliar se o Instagram funciona para o seu negócio e veja como aproveitar o potencial da rede social de forma estratégica
O Instagram é uma das redes sociais que mais gera engajamento e atrai usuários no Brasil – em 2019, o número de brasileiros que usavam ativamente o Instagram chegou a 69 milhões. Mas apesar da relevância da rede social e do seu potencial para marcas, antes de investir em estratégias de marketing no Instagram é preciso avaliar se o conteúdo da sua empresa é “instagramável”, ou seja, se ele funciona (ou não) na plataforma.
Não adianta traçar ações de marketing no Instagram só porque todo mundo está fazendo isso. É importante pensar a rede social como parte integrante de uma estratégia maior. Afinal, marketing digital não é (só) redes sociais e todas as plataformas precisam contribuir para conquistar clientes e aumentar as vendas do seu negócio.
Veja a seguir o que é preciso levar em consideração ao avaliar se a sua empresa deve ou não estar no Instagram.
Quais são os objetivos da marca no Instagram?
A primeira pergunta que você deve fazer é: por que (e para quê) minha empresa precisa ter uma conta no instagram?
A maioria das empresas usam o Instagram para melhorar a visibilidade e comunicação da marca, porém a rede social vai além disso. O primeiro passo para obter resultados consistentes é estipulando metas e definindo quais são os seus objetivos ao usar a rede social.
Por exemplo, se o foco é atrair mais tráfego para landing pages e para o blog da empresa, é preciso estar ciente que a rede social tem a limitação de não permitir links nos posts do feed. Ou seja, a distribuição de links só vai ocorrer por meio do perfil da marca, dos stories (no caso de contas com mais de 10 mil seguidores),ou por meio de anúncios.
Por outro lado, se o objetivo for visibilidade e reconhecimento da marca, é preciso prestar mais atenção nas fotos e na identidade visual do perfil – e jamais sacrificar a qualidade das imagens. Já estratégias para engajamento do público demandam conteúdos mais personalizados e humanizados, como lives, enquetes, fotos de bastidores da empresa etc.
Independentemente da escolha, é essencial buscar a conexão com o público por meio de um conteúdo visual que auxilie seus seguidores no momento da decisão de compra.
Como deixar o Instagram atrativo para o público e estratégico para a marca?
Tenha em mente que existem alguns requisitos básicos na hora de criar conteúdos para o Instagram da sua empresa. Reunimos algumas boas práticas que você deve seguir no momento de publicar na rede social.
Tenha consistência visual: o apelo visual das imagens é uma das principais características do Instagram. Você pode (e deve!) usar esse recurso para tornar a sua marca mais conhecida. O uso dos mesmos padrões de cores, filtros e estilos de fotografia colaboram para que o perfil da empresa tenha mais consistência visual. Depois de acessar várias publicações que seguem o mesmo estilo, o usuário vai reconhecer a sua marca com mais facilidade.
Publique conteúdos que façam sentido para o seu negócio: Assim como em qualquer outro canal de comunicação da sua empresa, as publicações devem ser interessantes para clientes e potenciais clientes. Leve em consideração o que eles gostariam de saber e acompanhar, busque entender o estilo de vida e venda uma percepção de marca – não apenas de produtos.
Use conteúdos gerados pelos usuários (UGC): essa técnica costuma trazer bons resultados quando o assunto é o Instagram. Uma pesquisa realizada pela Stackla no ano passado mostrou que, os consumidores consideram o UGC 9,8x mais impactante que o conteúdo do influenciador ao tomar decisão de compra. Ou seja, se for utilizado de forma assertiva, esse recurso pode ser uma ação bastante eficaz.
As lives devem contemplar as ideias da empresa: o número de lives aumentou consideravelmente durante o isolamento social – a busca por conteúdo ao vivo no YouTube cresceu 4.900% no Brasil na quarentena. Mas para começar a fazer lives no Instagram da empresa, é necessário ter um planejamento adequado e contar com pessoas que possam transmitir as ideias do seu negócio. Usar o recurso de forma estratégica é essencial para obter mais engajamento e gerar leads.
Diversifique os conteúdos: nada de mesmice! Utilize todos os recursos disponíveis no aplicativo: fotos, vídeos, carrossel, stories, IGTV e destaques. Outra dica é: busque alternar as temáticas. Faça posts nostálgicos, sazonais, alterne entre imagens de gráficos, cards e fotos, além de outros assuntos que estejam relacionados ao seu público.
Mostre seus produtos e/ou serviços: publique conteúdos que façam com que as pessoas comprem. A abordagem deve ser suave, portanto não seja insistente! Anúncios descontraídos e que instigam as pessoas sobre os produtos que estão interessadas são formas de usar o espaço do Instagram para vender seus produtos e/ou serviços.
Use ferramentas que facilitam o trabalho da equipe: plataformas de agendamento de posts como a Etus, além de aplicativos de edição de imagem e vídeo como Canva, PicMonkey e Inshot são alguns exemplos de ferramentas que otimizam o trabalho dos profissionais de social media.
O Instagram deve fazer parte de uma estratégia mais ampla
O Instagram é uma rede social versátil, com apelo visual impressionante, grande potencial de engajamento e que pode gerar muitas oportunidades para o negócio – se o público da sua empresa estiver presente na rede social, é claro.
Mas nem o Instagram, nem outras redes sociais se bastam como marketing digital. É fundamental que o trabalho de social media esteja alinhado com os canais próprios da empresa para que os leads que chegam pelas redes sociais sejam nutridos ao longo da jornada de compra. É essa estratégia integrada que vai fazer com que sua marca não conquiste apenas likes, mas vendas.
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