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Lançado em agosto de 2016, o Instagram Stories não apenas superou o Snapchat – rede na qual foi claramente inspirado -, como tornou-se uma das principais redes sociais do mundo. Em outubro do ano passado, segundo dados do Statista, o número de usuários diários da ferramenta chegou a 300 milhões de pessoas – e a rede não para de crescer.
Muito mais do que um espaço para postagem de fotos e vídeos temporários cheios de filtros e efeitos, o Instagram Stories é hoje uma importante ferramenta de divulgação e relacionamento de personalidades, empresas e marcas.
Pensando nisso, criamos este post com dicas para produção de conteúdo e criação de anúncios no Instagram Stories, e as melhores práticas para incluir a ferramenta na estratégia de Marketing Digital da sua empresa.
Funcionalidades do Instagram Stories
Caracterizado pelas postagens que duram 24 horas, o Stories é praticamente uma rede social paralela dentro do Instagram, tendo algumas funções em comum e outras bem diferentes. Confira abaixo as principais funcionalidades do Instagram Stories:
Fotos e vídeos: a postagem de fotos e vídeos é bem semelhante a do Feed do Instagram, mas enfatiza a posição vertical das imagens.
Texto: no Stories é possível criar uma publicação usando apenas texto, semelhante ao status do Facebook, por exemplo.
Boomerang: é uma gravação reúne fotos em um mini-vídeo em loop, que repete para a frente e para trás, criando um GIF.
Enquetes: o Stories permite a criação de enquetes com duas opções editáveis, nas quais seus seguidores podem votar.
Transmissão ao vivo: o Instagram Stories permite que o usuário faça transmissões ao vivo, além disso, desde o final do ano passado, a rede social liberou também a função de fazer as transmissões acompanhado de um convidado em tela dividida.
Destaques do Stories: apesar das publicações do Stories serem temporárias, o Instagram oferece o recurso Destaques que permite fixar stories no seu perfil pelo tempo que você quiser.
Links: Sem sombra de dúvida a função mais importante do Stories, principalmente para quem utiliza o Instagram em sua estratégia de Marketing Digital. Como o Instagram não permite a postagem de links no seu feed (exceto em anúncios), a saída dos usuários costuma ser o texto de “links na bio”, que limita muito os cliques. Daí a importância da possibilidade de incluir um link externo nas postagens do Instagram Stories.
A ferramenta de inserção de links, no entanto, só está liberada para perfis comerciais do Instagram. Se o perfil da sua empresa ainda não é comercial, acesse a central de ajuda do Facebook/Instagram para fazer a alteração.
Dicas de uso
Como o próprio nome deixa claro, a principal função da ferramenta é a de contar histórias. E isso oferece muitas possibilidades para o perfil da sua empresa na rede. O Instagram Stories é o espaço ideal para postar conteúdos como participação em feiras e eventos, reuniões de apresentação de novos produtos, visitas especiais a empresa, festividades, ações de marketing fora da empresa e entregas de prêmios.
Uma dica importante é criar uma harmonia visual entre as postagens, garantindo que a história seja melhor contada e que seus seguidores não parem de visualizar seus conteúdos “no meio do caminho”.
Um dos primeiros usos do Instagram Stories – e que ainda é bastante válido – é a divulgação dos bastidores do trabalho da sua empresa. Isso acontece porque mostrar um pouco da rotina do seu negócio e de sua equipe ajuda a passar uma imagem mais amigável e acessível. Humanizar o relacionamento da sua empresa com seus clientes ajuda a criar uma proximidade maior com qualquer pessoa interessada na sua marca – e que pode vir a se tornar um cliente, justamente por conhecer melhor o que sua empresa é e faz.
Divulgar momentos e espaços próprios da sua empresa, no entanto, exige alguns cuidados. Mesmo que só fiquem disponíveis por 24 horas e que sejam mais informais, as postagens no Instagram Stories ainda são conteúdos oficiais da sua empresa que precisam refletir a visão da sua marca. Além disso, o uso de determinados filtros, emojis e Gifs disponíveis na ferramenta nem sempre é adequado e recomendado para o perfil de determinadas empresas.
Outro cuidado importante na hora de usar o Stories é não deixar de lado o Feed do Instagram. Enquanto o Instagram Stories é ideal para contar histórias sem risco de overposting e com tempo de exibição limitado; o Feed continua sendo uma vitrine da sua marca independente de quando o usuário visitar seu perfil. São funções diferentes que se complementam. Daí a importância de trabalhá-las em conjunto, e sem que uma fique abandonada em detrimento da outra.
Como anunciar no Instagram Stories
Quem tem um perfil comercial no Instagram também pode criar anúncios para o Stories. As publicações patrocinadas são exibidas entre as postagens dos perfis seguidos pelo usuários, e são ideiais para gerar alcance e reconhecimento para a sua marca.
A construção de anúncios para o Instagram Stories é feita através do gerenciador de negócios do Facebook. O Stories pode ser selecionado em “Editar posicionamento”, e a ferramenta oferece as opções de anúncio nos formatos foto e vídeo para o Instagram Stories.
Recentemente, o Instagram anunciou que o Stories também terá a opção de anúncios no formato carrossel. A novidade está em fase de teste com algumas empresas dos Estados Unidos e pode chegar aos demais usuários em breve.
Conclusão
O Instagram Stories é uma importante ferramenta de fortalecimento da sua marca na internet, tanto pelo seu alcance global quanto pelas possibilidades que oferece.
Agora que você já sabe as funcionalidades da ferramenta e como criar conteúdo e anúncios, cabe avaliar se o uso do Stories é interessante para o seu negócio e quais as melhores aplicações da ferramenta para divulgar as ações e serviços da sua empresa.
Mas é importante lembrar que assim como qualquer outra ação de Marketing Digital, o uso do Instagram Stories deve ser tratado com compromisso para gerar os melhores resultados para o seu negócio.
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