Medir o progresso das estratégias de marketing digital da sua empresa é fundamental para obter resultados consistentes. Para entender melhor o desempenho das ações de marketing digital, é necessário definir os KPIs (Key Performance Indicator) certos. É a partir daí que você vai traçar estratégias para alcançar os objetivos do seu negócio.
Os Indicadores-Chave de Desempenho apresentam valores quantitativos essenciais para acompanhar suas ações e gerenciar as estratégias de marketing digital. Além disso, os KPIs ajudam a entender como estão os números da empresa e pautar objetivos plausíveis.
Mas, afinal, o que são KPIs? O que levar em consideração no momento de definir os KPIs do seu negócio? Pensando nisso, reunimos mais informações sobre esses indicadores tão primordiais para as estratégias de marketing digital de qualquer empresa.
O que são KPIs?
De maneira simples e direta, o KPI é uma forma de analisar se uma ação ou conjunto de estratégias está proporcionando os resultados propostos no início do planejamento.
Existem muitos indicadores que podem ser medidos para avaliar as ações de marketing digital. No entanto, não adianta “abraçar o mundo”! Os KPIs devem ser escolhidos de acordo com a sua relevância para conquistar os objetivos da empresa.
Para saber quais os resultados do setor que será otimizado, é necessário trabalhar os KPIs que estão diretamente ligados a esses resultados. Utilize algumas perguntas para começar a definir os KPIs certos para o seu negócio:
📝 Já foi definido um objetivo específico?
📝 É possível realizar esse objetivo?
📝 A meta é relevante para a empresa?
📝 Quanto tempo será preciso para atingir o resultado almejado?
Fazer essa análise é essencial para indicar os KPIs que merecem mais atenção. Mas, principalmente, para apresentar indicadores-chave que estejam de acordo com o objetivo traçado pela empresa. Em outras palavras, é preciso manter o foco!
Por que é importante que a empresa tenha KPIs definidos?
Traçar um objetivo é essencial para descobrir onde sua empresa quer chegar. De certa forma, a definição dos KPIs ajuda a entender melhor este cenário. Por exemplo, se o objetivo é aumentar as oportunidades passadas para vendas, é necessário avaliar o funil de vendas, e não o custo de aquisição.
Esse é um dos tantos exemplos que poderíamos citar aqui. A principal vantagem dos indicadores é que apresentam previsibilidade, colaborando para o crescimento saudável da empresa.
Outro ponto importante é que, depois de analisar os KPIs, você pode comparar processos e mudar questões necessárias para obter resultados consistentes.
Diante desse cenário, é essencial que toda a equipe saiba quais são os KPIs mais importantes para o negócio. Assim, diferentes áreas da empresa podem colaborar para alcançar as metas relativas aqueles indicadores.
Uma das áreas que mais colabora para esse processo é o Inbound Marketing por conta de sua interferência nos indicadores de desempenho. Todos os processos são estruturados de acordo com a realidade e os objetivos da organização – sendo o principal foco a geração de leads e oportunidades para as vendas.
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