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Hoje em dia é impossível pensar em ações de divulgação e vendas sem falar do marketing digital e das possibilidades de negócio que ele traz para empresas de diferentes tamanhos. Em constante crescimento, o marketing digital já representa o principal investimento de publicidade no Brasil.
Mas com cada vez mais empresas investindo em marketing digital e com novas tendências e atualizações surgindo no mercado, como se destacar?
Listamos a seguir algumas boas práticas que auxiliam as empresas a estruturar suas estratégias e evitar erros em ações de marketing digital. Aproveite as dicas e comece o próximo ano gerando os melhores resultados para o seu negócio.
1. Fazer um planejamento das ações
O planejamento é o primeiro passo para a elaboração de um plano de marketing pois possibilita que o trabalho seja otimizado e que as tarefas sejam executadas com mais agilidade.
O direcionamento do plano estará vinculado à marca, ao produto ou aos serviços oferecidos pela empresa e é essencial para organizar processos e traçar objetivos.
Para realizar esse procedimento é importante que a empresa conte com um responsável pela área de marketing ou efetue a contratação de uma agência especializada.
2. Estabelecer objetivos claros
Defina os objetivos a serem alcançados e estabeleça metas para que as ações tenham um sentido concreto. Assim você evita gastos desnecessários e resultados ruins.
As informações sobre a empresa e o mercado de atuação também são fundamentais durante a definição de objetivos, pois ajudam a identificar as melhores oportunidades. Além disso é essencial que seja feita uma avaliação para verificar quais estratégias deram certo, as que deram errado e o que deve ser melhorado.
Portanto, estabeleça metas mensuráveis e que estejam alinhadas à estratégia da empresa. Assim é possível ter um padrão e atingir os resultados esperados.
3. Diversificar os formatos
Invista em novos formatos. O consumidor recebe um fluxo cada vez maior de informações na internet e as marcas que oferecem conteúdos que fogem de formatos tradicionais têm mais chances de impactá-los.
Podcast, conteúdos otimizados para pesquisa por voz e vídeos são algumas opções interessantes e que podem fazer parte de suas estratégias de marketing de conteúdo.
Mas atenção: produção de conteúdo necessita de planejamento e propósito. Então não adianta investir em determinado formato só “porque todo mundo está fazendo”. Volte sempre aos primeiros itens dessa lista: planejamento e objetivos claros.
4. Humanizar as ações de marketing digital
Humanização é a palavra da vez no marketing digital, por isso invista em ações personalizadas em todas as etapas do funil de vendas e personalize a experiência do seu potencial cliente.
“Quebrar o gelo”, fugir da normalidade e abrir um diálogo amigável com seu lead são estratégias essenciais para se comunicar de forma personalizada e humanizada.
Boas histórias trazem excelentes conexões. Se as narrativas forem impactantes, elas podem conectar seus serviços e/ou produtos ao cliente.
A mesma estratégia serve para os e-mails. Direcione o texto para as carências do consumidor e mostre novidades que estejam alinhadas às preferências dele.
E não esqueça: jamais “empurre” produtos ao seu cliente. Use as tecnologias ao seu favor e entenda o desejo do público!
Leia mais: A Era da Transformação Humana
5. Não abandonar os leads
Gerar leads não é uma tarefa fácil, mas mantê-los é ainda mais desafiador – ainda mais com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Para isso, ofereça conteúdos de qualidade e crie um bom relacionamento com sua base de contatos.
Para transformar esses contatos em clientes, a empresa precisa gerenciar corretamente os seus leads através de quatro etapas: captura, engajamento, qualificação e distribuição. Esse processo envolve as equipes de marketing e de vendas, que devem chegar a um consenso e criar uma diretriz conjunta.
As técnicas de inbound marketing devem orientar a jornada do lead, construindo um relacionamento, fornecendo oportunidade e informações significativas. Esses pontos são fundamentais para fidelizar o cliente.
Leia também: Como manter o engajamento da minha base de leads?
6. Acompanhar os resultados e métricas
A mensuração de resultados é uma das principais vantagens do inbound marketing. Vou listar quatro razões que comprovam a importância de colher e analisar as métricas das ações de marketing.
- Ajuda a gerar melhores resultados: as ferramentas de monitoramento proporcionam todos os dados necessários, como taxas de conversão, ranqueamento, entre outros. Com esses dados, é mais fácil planejar e executar tarefas que proporcionem maiores chances de vendas e que fortaleçam a sua marca.
- Auxilia na hora de entender o comportamento dos clientes e dos leads: em resumo, entenda o que a persona do seu negócio pensa! Não adianta produzir materiais que não sejam efetivos e não chamem a atenção do seu público-alvo. Saber o assunto que mais interessa para eles, o formato que preferem e o meio que traz mais engajamento diminui a possibilidade de erros nas ações.
- É possível saber o que funciona e o que não funciona: o que está sendo satisfatório e o que pode ser descartado em suas ações? Essa pergunta só pode ser respondida com os dados das métricas. Saber o que deve ser retirado, mantido ou incluído é importante para atingir bons resultados.
- Permite aperfeiçoar os investimentos: otimizar a verba e direcionar os recursos financeiros para ações e campanhas que contribuam para atingir os objetivos é uma das vantagens de acompanhar as métricas.
Dica extra: O Google Analytics é uma ótima ferramenta para acessar as métricas e analisar como está o desempenho das ações. No entanto, as transações estão cada vez mais complexas: novos canais e a busca por voz são algumas das tendências de marketing digital para 2020, que faz com que algumas empresas usem soluções de métricas mais direcionadas e personalizadas na base dados.
7. Contar com o apoio de especialistas
Independentemente da área em que você atua, uma coisa é certa: contar com especialistas faz toda a diferença. E com o marketing digital isso não é diferente.
Contratar uma agência especializada é essencial para que o inbound marketing seja uma estratégia eficiente e capaz de trazer resultados expressivos para empresas que atuam nas mais variadas áreas e segmentos.
A atualização constante, a visão especializada e a capacidade técnica fazem com que a agência seja um parceiro estratégico do seu negócio na hora de colocar essas boas práticas em ação.
Leia também: Marketing digital: por que contratar uma agência para produzir o conteúdo?
Termo de compromisso com o marketing digital
O trabalho de marketing digital em 2020 pode trazer resultados expressivos para o negócio, aumentando a visibilidade da marca na internet e gerando mais vendas para a empresa; e as boas práticas mostram que existem caminhos a serem seguidos para potencializar esses resultados. Mas nada disso funciona se a empresa não tratar o marketing digital como um compromisso institucional.
Quer saber como assumir essa estratégia e tirar as ideias do papel? Baixe o nosso “Termo de compromisso com o Marketing digital” e aproveite um checklist com tudo que seu time precisa colocar em prática para que as ações de marketing digital em 2020 gerem os melhores resultados para o seu negócio.
Aproveite também para conhecer alguns cases de sucesso em inbound marketing dos nossos clientes e fale conosco para saber como aplicar as boas práticas e obter os melhores resultados de marketing digital.
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