A Comunicação Interna cumpre um papel importante na rotina das empresas: conecta o time e os gestores, garante que todos recebam informações relevantes e alinhadas e fortalece a cultura organizacional da empresa.
Mas engana-se quem pensa que esse trabalho está restrito aos departamentos de RH e marketing. A Comunicação Interna é aliada de todos os setores – especialmente dos gestores. Ao fazer com que a empresa se conheça melhor, valorize seus talentos e engaje a todos no planejamento e metas, a Comunicação Interna torna-se o megafone da gestão!
Para que isso se torne realidade no seu negócio, no entanto, é preciso estruturar uma comunicação interna estratégica, que esteja alinhada ao discurso e a realidade da empresa.
Pensando uma Comunicação Interna estratégica para o seu negócio
Para que possa atingir suas metas, crescer e cumprir seu propósito, uma empresa precisa começar pelo seu bem mais precioso: as pessoas que fazem a empresa e a marca se tornarem realidade. E nesse sentido, a Comunicação Interna cumpre um papel estratégico para o negócio, uma vez que:
📣 É a ponte entre gestores e time para que metas sejam alcançadas e todos realizem suas tarefas com harmonia e bem-estar;
📣 Tem o conjunto de ferramentas para consolidar a marca no seu principal público: quem colabora para que ela seja realidade no mercado;
📣 É a voz da empresa, dando voz a todos os agentes dessa organização.
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Toda empresa tem o desafio de “enraizar” a cultura organizacional e seus valores no time. E a Comunicação Interna atua como uma das áreas estratégicas na promoção e fortalecimento dessa cultura própria da organização.
No caso das grandes empresas, os desafios de integração e alinhamento entre todos os setores são maiores, e a comunicação é ainda mais fundamental para atingir as metas do negócio.
Pensar uma comunicação interna estratégica ajuda a estabelecer uma cultura de transparência e diálogo entre a equipe – independentemente de os colaboradores estarem em home office, em outros estados, ou no mesmo escritório.
Ter essa cultura que reúne todos os grupos e setores da empresa com as lideranças nos diversos níveis reduz o nível de burburinhos e incertezas. Além disso, quando a comunicação é permanente, o diagnóstico e pesquisa de clima entra em campo com maior facilidade pela cultura da participação.
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Relações humanizadas e employer branding
A Comunicação Interna também humaniza as relações. O time não é feito de robôs, são pessoas com histórias e talentos que podem e devem ser compartilhados. As pessoas precisam se sentir parte da empresa.
Por conta disso, também é importante que a comunicação seja customizada de acordo com o público – as grandes empresas não podem massificar, unificar seus colaboradores. Cada um tem sua realidade. O time é plural, logo é importante personalizar os canais. Dessa forma, a comunicação atingirá os resultados com muito mais eficácia.
Ter uma Comunicação Interna estratégica e eficaz contribui ainda na construção da marca empregadora – employer branding. Ao lado do RH, a comunicação constrói a narrativa dos valores e benefícios do local de trabalho, cultiva o clima e coloca as pessoas como protagonistas do processo.
Você acaba formando embaixadores da sua marca, que terão orgulho de falar onde trabalham, que defenderão e elogiarão a empresa – o que diminui rotatividade e aumenta a atração e retenção dos melhores talentos, além do fortalecimento da marca em si.
O investimento em comunicação interna é estratégico para o seu negócio. Você investe para que todos estejam na “mesma página”, alinhados não só com com os processos e valores da marca, mas também com o modo como sua empresa se mostra para o mercado. A Comunicação Interna dá voz para as pessoas – e para sua marca também!
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Crédito de foto: Pressfoto – www.freepik.com
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