“A comunicação interna é muito importante no dia a dia da empresa. Está ligada ao alinhamento das mensagens, dos valores e da cultura da empresa.”
Elisandra Rockenbach, analista de Comunicação Interna na Vocali
A comunicação corporativa só é eficaz quando está alinhada e transmite as mesmas informações tanto no ambiente interno como externo. E isso só é possível quando existe uma comunicação transparente e clara em todas as esferas organizacionais.
Para debater sobre a relevância desse serviço de comunicação, conversamos com a Elisandra Rockenbach, analista de Comunicação Interna na Vocali, no episódio Comunicação Interna e o seu papel na cultura corporativa do podcast Falando bem, que mal tem.
Qual o papel da Comunicação Interna dentro das organizações?
Por que adotar a Comunicação Interna em uma empresa? Quais os benefícios? Muitos gestores têm dúvidas sobre o assunto e se é realmente necessário investir nesse serviço de comunicação. Se a empresa deseja contar com um ambiente corporativo onde as informações são transparentes e objetivas, sendo transmitidas no timing correto, é preciso adotar essa estratégia.
A comunicação interna foca suas ações nos colaboradores para fortalecer a cultura e desenvolver um ambiente corporativo mais seguro e saudável. Dessa forma, as empresas costumam ter uma taxa de rotatividade menor, maior integração entre a equipe, aumento da produtividade, entre outras vantagens.
Saiba mais: Como mostrar o valor da comunicação interna para gestores?
A comunicação interna e as outras áreas da empresa
A comunicação interna é fundamental para que a empresa possa conquistar bons resultados, mas ela não se faz sozinha. Diferentes áreas da organização, como o RH, o marketing e a assessoria de imprensa, podem trabalhar em conjunto. Não existe uma fórmula certa, vai depender da estrutura organizacional.
Independentemente disso, o que importa é que o trabalho seja de escuta e troca de ideias entre as pessoas que atuam nesses setores. Importante: A única coisa que nunca muda é que os colaboradores estarão sempre em primeiro plano.
Comunicação Interna também faz parte de uma boa estratégia de employer branding
De nada adianta ser tudo maravilhoso para quem vê de fora, mas internamente ter uma realidade totalmente diferente. O employer branding também é feito de dentro para fora. A percepção dos novos talentos passa por manter os colaboradores atuais satisfeitos com estratégias eficazes de Comunicação Interna.
E aí entra o alinhamento entre as duas estratégias. Elas precisam atuar juntas para que a imagem da marca empregadora, além de atrair novos talentos, também seja positiva para quem já faz parte da organização.
Leia também: Comunicação interna e employer branding: quando é hora de rever as estratégias?
Ouça o episódio completo
Acesse seu agregador de podcasts favorito e escute o episódio Comunicação Interna e o seu papel na cultura corporativa do podcast Falando bem, que mal tem?.
Comentários estão desabilitados,