Clipagem. Esse é um dos resultados tangíveis do trabalho de assessoria de imprensa. Sem ela, fica difícil mensurar os objetivos almejados pelo cliente e alcançados pela assessoria. Mas você sabe o que é clipagem? Costumamos dizer que a clipagem, ou clipping, é a “prova” do trabalho da assessoria de imprensa. Ou de forma mais detalhada: clipagem é o acompanhamento e arquivamento de notícias, notas e citações dos clientes (empresas, instituições públicas, eventos, profissionais liberais, etc) nos veículos de comunicação – jornais, revistas, sites, blogs, programas de rádio e TV.
Visto como um “calcanhar de Aquiles” das agências de assessorias de imprensa, a clipagem requer um trabalho minucioso e detalhado de monitoramento dos veículos de comunicação. Ela pode ser feita internamente – dentro da própria agência – ou de forma terceirizada, por empresas especializadas neste tipo de serviço. E por que é considerada um ponto fraco? Você já imaginou monitorar todos os sites, blogs e veículos de comunicação em plena era da Internet? O trabalho é árduo, requer tempo, paciência e muita, mas muita atenção por parte dos profissionais envolvidos nesta tarefa.
Ao mesmo tempo, a clipagem é a menina dos olhos dos clientes. É através dela que as empresas conseguem ver seus nomes como fontes e referências nos veículos. Muitas empresas vão além do relatório de clipagem e optam por fazer a mensuração para obter o retorno financeiro dos resultados sobre os investimentos – é o que chamamos de cálculo centímetro x coluna.
E como isso é feito?
As empresas especializadas em clipagem têm o valor da tabela de anúncios em cada página de jornal e revista, ou minuto dos veículos de comunicação. Com base nisso, elas conseguem calcular quanto custaria ao cliente um anúncio com o mesmo tamanho da nota ou matéria publicada. Esse valor é subestimado, já que as matérias publicadas não são anúncios e têm um valor agregado muito maior – afinal, salvo os publicitários, ninguém lê jornal ou revista para ver anúncio, mas sim, para ler as matérias e reportagens.
Confira abaixo três cases de clipagem produzidos para alguns de nossos clientes do núcleo de entretenimento:
Comentários estão desabilitados,