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Ao planejar as ações de comunicação da sua empresa, você provavelmente ouviu a frase “por que investir em assessoria de imprensa se ninguém mais lê jornal?” em algum momento, certo? Essa é uma dúvida bastante comum de quem acredita que a divulgação de conteúdos nos meios de comunicação é uma estratégia ultrapassada no mundo digital.
Mas a boa notícia é que a assessoria de imprensa se mantém relevante e pode gerar bons resultados para o seu negócio.
Enquanto as empresas dispõem de cada vez mais canais para se comunicar com o público (site, blog, redes sociais, email marketing etc.), as assessorias de imprensa têm se adaptado às demandas criadas pela internet, ganhando novos papéis na divulgação de marcas e conteúdos, e integrando-se às estratégias de marketing digital.
Conheça a seguir algumas das vantagens de investir em assessoria para ganhar relevância no mundo digital e vender mais.
Credibilidade
Quando falamos em assessoria de imprensa, um dos benefícios mais evidentes é o aumento da credibilidade e fortalecimento da marca. Afinal, a sua empresa estará em destaque em um meio de comunicação relevante para a sociedade.
Em tempos de aumento das fake news, essa exposição positiva em veículos com credibilidade faz toda a diferença no modo como o seu negócio é visto por potenciais clientes e investidores.
Alcance e visibilidade
Ao emplacar em um veículo de comunicação, você também estará atingindo um público mais amplo, que por vezes nem conhecia a sua empresa e os produtos e serviços oferecidos.
E isso vale também para a presença nos meios digitais, já que portais e sites de notícias costumam estar nas primeiras posições do Google, uma vez que possuem uma reputação consolidada e são considerados referência em informação.
Aproveitar o espaço editorial
Uma pesquisa realizada pelo professor Manoel Carlos Chaparro,da Escola de Comunicação e Artes – ECA, da USP, mostrou que 95% das notícias que lemos nos veículos de comunicação são originadas de sugestões de assessorias de imprensa.
Isso mostra que existe sim espaço na mídia, mas não significa que os meios de comunicação vão publicar todo e qualquer material que sua empresa enviar. É preciso que seus conteúdos sejam relevantes para o jornalista e para o público. Não adianta perder tempo propondo pautas que não interessam ao veículo e que não serão publicadas.
Retorno mais barato que a publicidade
Outro ponto interessante é o custo benefício do serviço de assessoria de imprensa. Dados de clientes da VOCALI, obtidos a partir da comparação do valor investido em assessoria com o valor dos anúncios nas mídias em que os conteúdos foram publicados mostram que empresas que investem em assessoria de imprensa têm um retorno de mídia 10% maior do que se tivessem investido em publicidade. E isso é só uma média – um cliente da VOCALI já conseguiu um retorno de exposição superior a 118 vezes o valor investido em assessoria.
Usar a expertise da assessoria de imprensa no meio digital
Um exemplo rápido de como aplicar técnicas de assessoria de imprensa para posicionamento da sua empresa na internet são as ações com influenciadores digitais.
Práticas utilizadas pela assessoria para fortalecer a relação com jornalistas – como envio de press kits, organização de press trips e de encontros – podem ser adaptadas no relacionamento e nas propostas de parcerias com influenciadores estratégicos para a sua marca.
Estratégias integradas com marketing digital
Eu comentei no início deste texto que a assessoria de imprensa está cada vez mais integrada às ações de marketing digital. O alinhamento entre essas duas ferramentas de comunicação é não apenas o que garante que a assessoria siga relevante no mundo digital, como também o que permite que sua empresa aproveite o potencial dos diferentes canais para gerar mais vendas e crescer no mercado.
Um exemplo claro de como a assessoria de imprensa e o marketing digital trabalham juntos é a questão de SEO e posicionamento. Ser citado e linkado em veículos de grande audiência ajuda a aumentar os acessos aos canais digitais da sua marca. O público busca por determinado assunto, chega primeiro à reportagem publicada no veículo, e de lá vai para o site ou blog da sua marca, podendo converter-se em um lead.
E isso pode ser aproveitado mesmo quando a emplacada é em uma mídia tradicional. Após a veiculação de uma reportagem de TV em que sua empresa é mostrada como referência, é natural que os acessos ao seu site cresçam porque os espectadores decidiram buscar mais informações sobre o assunto tratado na matéria. E se eles encontrarem um blog com mais conteúdos relevantes sobre o tema e que apresente as soluções que a sua marca oferece, melhor para o seu negócio!
Como colocar em prática?
Contratar uma agência com atuação reconhecida em assessoria de imprensa e marketing digital é uma boa opção na hora de montar uma estratégia de comunicação assertiva e que leve em consideração tanto o potencial das mídias tradicionais quanto o dos meios digitais.
Quer saber mais sobre as possibilidades que a assessoria de imprensa e o marketing digital oferecem para a sua empresa e como a VOCALI pode te ajudar a obter os melhores resultados? Entre em contato com a gente.
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