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Não importa o tamanho ou a área de atuação da sua empresa, a comunicação é essencial para o sucesso do seu negócio. Afinal, produtos e serviços oferecidos por pequenas e médias empresas (PMEs) têm tanta relevância e precisam ser tão bem divulgados quanto os das grandes corporações.
Nas PMEs, uma comunicação bem feita resulta em crescimento do negócio, consolidação da marca no mercado e aumento da credibilidade perante clientes, investidores e a sociedade.
Para isso, a contratação de uma assessoria de imprensa é fundamental para construir uma estratégia de comunicação sólida, que seja adequada para sua empresa e que gere os melhores resultados para o seu negócio.
Destacamos neste post alguns benefícios do uso da assessoria de imprensa para promover o crescimento da sua empresa. Tudo isso levando em consideração a capacidade de investimento de uma PME e o potencial que uma comunicação estruturada oferece.
Construção de credibilidade
Quando você pensa em determinados produtos, certas marcas logo vêm à mente. Isso acontece não só porque essas são marcas grandes e famosas, mas também porque elas têm credibilidade e reputação consolidadas.
No caso das pequenas e médias empresas, essa consolidação no mercado precisa ser estrategicamente construída, uma vez que o público precisa primeiro saber quais são os produtos e serviços que você oferece.
Estar em evidência na mídia é fundamental para apresentar sua empresa a um público abrangente, destacar sua marca frente aos concorrentes e aumentar a sua credibilidade no mercado.
Veículos de comunicação – especializados ou não – possuem uma reputação consolidada e são referência em informação. A exposição na mídia, feita de modo estruturado pela assessoria de imprensa, influencia a percepção que potenciais clientes e investidores têm da sua marca.
Além disso, diferente da propaganda, quando quem fala diretamente sobre a sua marca é você mesmo, com o trabalho da assessoria quem fala da sua empresa é o veículo de comunicação. Essa mídia espontânea – não paga – é ainda mais benéfica para sua credibilidade, pois o trabalho de sua empresa é referenciado por alguém que já tem uma reputação constituída.
Profissionalização
A conquista da credibilidade está fortemente ligada à profissionalização da comunicação do seu negócio.
Tratar a comunicação como algo sem necessidade de competência técnica e estratégica transmite ao público uma imagem de amadorismo e de falta de cuidado. Sua empresa pode ter os melhores produtos e serviços, mas a (falta de) comunicação não vai refletir esse potencial.
A contratação de uma assessoria de imprensa, por outro lado, demonstra que a PME está preocupada em comunicar-se com o público – seja ele seu cliente, fornecedor, investidor, colaborador ou cliente em potencial – da melhor forma possível.
A profissionalização da comunicação também transmite a imagem de que, se sua empresa possui capacidade e preparo para tratar com veículos de comunicação de forma correta e estruturada, ela também está preparada para lidar com o cliente.
Custo-benefício
O custo para estruturar a comunicação faz com que algumas pequenas e médias empresas tenham receio em adotar estratégias mais profissionais. Mas acredite, sai muito mais caro corrigir os erros de um trabalho amador que comunica o propósito da sua empresa de forma equivocada.
Existem soluções que cabem no seu orçamento e que se adequam ao tamanho da sua empresa. Você pode, por exemplo, começar contratando um pacote de serviços básicos de uma agência de comunicação.
O custo tende a ser mais baixo quando comparado à contratação de um profissional da área para atuar dentro da empresa, e, com a agência, você tem a vantagem de contar com vários profissionais para cada necessidade – jornalista, editor, designer etc.
A contratação de uma assessoria de imprensa pode ser, inclusive, o primeiro passo para a estruturação da sua comunicação. Como o trabalho se baseia muito na conquista de espaço gratuito na mídia, os investimentos tendem a menores do que a compra de anúncios, além de atingirem um público mais amplo.
Isso não exclui a necessidade de investir também em marketing. Por isso, contratar uma agência de comunicação que oferece tanto o serviço de assessoria de imprensa quanto o de marketing digital pode ser uma ótima saída.
Assim, a agência consegue trabalhar as opções mais adequadas ao seu negócio. Sua empresa pode, por exemplo, começar com a assessoria e estruturar gradativamente uma estratégia de comunicação que também inclua marketing digital.
Diferencial no mercado
Não é a toa que muitos proprietários de pequenas e médias empresas almejam ver sua empresa na capa de uma revista como um case de sucesso ou como uma iniciativa inovadora. Destacar-se no seu mercado é crucial para o crescimento de uma PME e ganhar espaço na mídia é uma das formas de conquistar essa relevância.
Quando sua empresa aparece nos meios de comunicação mais pessoas ficam conhecendo o seu negócio e o seu diferencial naquela área. Essa visibilidade permite, por exemplo, que ao pesquisar sobre algum produto ou serviço, as pessoas encontrem a sua empresa mais facilmente e a enxerguem como referência.
Além disso, a assessoria de imprensa vai te ajudar no relacionamento com a mídia não apenas ao oferecer pautas e entrevistas, mas também ao orientar o posicionamento de sua empresa diante de situações positivas ou não.
Gerenciamento de crises
Toda empresa, independente do tamanho, está sujeita a passar por momentos de crise. No caso de pequenas e médias empresas, os danos de uma crise mal gerenciada podem afetar todo o funcionamento da corporação.
Nessas horas, contar com uma assessoria de imprensa é crucial para conter e minimizar os efeitos negativos para a imagem da sua marca.
O papel do assessor de imprensa é central nas ações de contingência. É ele que vai ajudar a montar um comitê de gerenciamento, produzir notas oficiais e preparar o porta-voz da empresa para falar com a imprensa e dar os esclarecimentos necessários, por exemplo.
Se sua empresa estiver sempre disponível para falar com a imprensa e preparada com respostas convincentes e concretas, uma situação ruim pode ser revertida numa imagem positiva de uma marca transparente e forte.
Para quem tem voz
Para colocar em prática os investimentos no trabalho de assessoria de imprensa e também em marketing digital na sua PME, uma das opções é contratar uma agência que tenha reconhecida atuação nas duas áreas. Que tenha comprovadamente experiência no relacionamento com os veículos, mas, o mais importante: que as equipes das duas áreas trabalhem em sinergia e compreendam a importância de cada ação em prol de melhores resultados para o seu negócio.
Quer saber mais sobre o trabalho de assessoria de imprensa? Baixe nosso infográfico e saiba é a rotina dentro de uma assessoria.
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