⌛ Tempo de leitura: 2 minutos |
Por Samantha Leal – jornalista e coordenadora da Vocali
(Samantha está em Tóquio com a StratumCoinBR, cliente de assessoria de imprensa da Vocali, acompanhando Época Negócios, Istoé Dinheiro e Band)
Realmente é preciso de tempo para se acostumar com o Japão, não só pelo fuso horário, mas pela gigantesca quantidade de informações. Uma comunicação abundante, que chega até ser excessiva. Informações em inglês e japonês, um fluxo gigantesco de pessoas e uma oferta sem fim de produtos. Você chega a ficar zonza.
O Japão tem uma imensa capacidade de unir o moderno e o tradicional em um mesmo bairro. Ao mesmo tempo em que a tecnologia impera aqui, algumas coisas ainda são bem artesanais.
Nesse início de viagem até tentamos comer a comida local, mas foi um pouco difícil. Não se vive só de sushi aqui. Na verdade, sushi foi uma coisa que não comi ainda.
No nosso primeiro dia visitamos algumas lojas, fizemos compras com Bitcoin e algumas entrevistas. O Bitcoin é aceito aqui, mas com a regulamentação do governo japonês também veio uma taxa muito alta para o comércio, que inibe um pouco esse mercado. Porém, ele ainda está anos-luz mais evoluído do que o Brasil.
Um fato curioso por aqui é que os japoneses são todos certinhos e silenciosos, mas na sexta final do dia mudam da água pro vinho!!! Muitos lugares ficam abertos 24h e o movimento de carros às 2h da manhã é intenso.
Passamos por um pequeno terremoto aqui, mas para os japoneses foi tão insignificante que ninguém sequer piscou. O maior cruzamento do mundo, em Shibuya, continuou recebendo milhares de pessoas como se nada estivesse acontecendo.
Bom, como eu falei, é muita coisa acontecendo. Assim que tiver mais notícias apareço por aqui!
Arigatô gozaimazu!
Saiba mais sobre o trabalho de um assessor de imprensa:
FAQ: O que é assessoria de imprensa?
Como a assessoria de imprensa pode ajudar sua empresa a crescer e vender mais
Como uma assessoria de imprensa ajuda uma PME a se destacar no mercado
Como aumentar sua presença digital com o apoio da assessoria de imprensa
Como funciona uma Assessoria de Imprensa
Comentários estão desabilitados,