Emplacar seu negócio na mídia para tornar-se referência na área é um dos principais objetivos de uma empresa que investe em assessoria de imprensa. Mas, para que as estratégias de comunicação funcionem, boas práticas na hora de falar com a imprensa são fundamentais.
Saber como se comportar em frente às câmeras e microfones não é uma tarefa fácil, e requer treinamento e segurança do porta-voz da empresa no momento de falar com a imprensa. O responsável precisa estar preparado e sempre disponível para atender os jornalistas com agilidade, atenção e respeito.
A empresa pode nomear um profissional para tratar de assuntos institucionais e outro sobre questões específicas. Geralmente, diretores e gerentes falam em nome das suas diretorias e gerências. Técnicos comentam seus projetos. CEOs falam da empresa como um todo, planos futuros e tendências.
Caso o porta-voz não tenha habilidade para falar com a imprensa, é possível dar um media training – ou treinamento de empresa – para todos os responsáveis. O procedimento oferece capacitações específicas para lidar com situações como gerenciamento de crise ou se preparar para entrevistas ao vivo.
Qualquer empresa quer emplacar na mídia e ter seus produtos e serviços reconhecidos. Mas no momento que isso acontecer é essencial que o responsável por falar com a imprensa esteja preparado. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para dar uma boa entrevista e manter um relacionamento saudável com os jornalistas.
Para começar, ofereça conteúdos interessantes para a imprensa
Uma entrevista dificilmente será o início do relacionamento da sua marca com a mídia. O trabalho da assessoria de imprensa vai muito além disso, e inclui também encontros com jornalistas, envio de pautas e releases, entre outras ações.
Por conta disso, é crucial que sua empresa ofereça conteúdos relevantes para a mídia. Vale lembrar que quem determina o destaque, momento e enfoque dos conteúdos em um veículo de comunicação é o editor.
Não vai adiantar falar diretamente sobre os produtos ou serviços da empresa. Assessoria de imprensa não é propaganda. Ou seja, seus conteúdos devem despertar a atenção de determinada área ou nicho específico de mercado.
Tenha comprometimento com o assessor e os jornalistas
A assessoria de imprensa é uma via de mão dupla: o comprometimento deve ocorrer tanto por parte do assessor, quanto por quem contrata seus serviços. Por isso, é essencial estabelecer uma comunicação clara e ágil com a assessoria, oferecendo informações atualizadas sobre novidades e soluções do seu negócio.
Da mesma forma é preciso entender as particularidades e a rotina do veículo de comunicação. Atender a imprensa na hora marcada levando em conta as orientações do assessor e respeitando o tempo do jornalista é o básico.
Domine o assunto e saiba como transmitir as informações
Aqui o que chama atenção é a importância no momento de escolher o responsável por transmitir as informações para a imprensa. Entender sobre o assunto não basta, é preciso estar preparado para expressar bem as ideias na hora de falar com a imprensa.
Afinal de contas um mal-entendido pode prejudicar a imagem da empresa. Mas o que deve ser levado em conta durante a entrevista?
O combo completo inclui postura, comunicação oral, gesticulação, tom de voz, boa escrita, timming, desenvoltura diante das câmeras e, principalmente, facilidade para falar em público.
Além disso, é importante ter em mente que, em muitos casos, o público do veículo de comunicação não conhece a fundo o seu negócio. Por isso, é necessário que o porta-voz da empresa saiba como traduzir as informações de maneira objetiva, direta e respeitando o tempo da entrevista.
Vale dizer que o conhecimento sobre o funcionamento da empresa e quais os serviços que ela oferece já faz parte do universo do porta-voz. O que vai auxiliar na comunicação pessoal e a transmitir o conteúdo para o jornalista da melhor maneira é o media training.
Evite termos técnicos e jargões muito específicos
Nós já comentamos aqui no blog da VOCALI sobre a importância da assessoria de imprensa para startups, por exemplo. Para que uma pauta seja publicada nos veículos de comunicação é preciso que os fatos sejam interessantes para o meio de comunicação e para a sociedade como um todo.
Por isso, é importante que as informações sejam traduzidas para o dia a dia das pessoas. Ter cuidado com os termos técnicos no momento de conceder a entrevista deve ser uma preocupação por parte do assessor e do porta-voz da empresa.
Entrevista exclusiva é exclusiva
Esse tipo de entrevista funciona quando o porta-voz tem uma informação privada, restrita, exclusiva…. Bom, sinônimos não faltam! Mas é preciso entender o sentido e o contexto da situação. Afinal, um deslize pode custar o relacionamento com um jornalista.
Para dar um entrevista exclusiva, é necessário que a empresa tenha uma informação relevante. Diante disso, negocia-se com os principais veículos de comunicação quem teria o interesse e a notícia é dada em primeira mão.
É um tanto óbvio, mas vale destacar que a informação não pode vazar antes de ser publicada. Se isso acontecer, pode prejudicar o relacionamento com o jornalista que se dispôs a publicar a informação.
Entrevista para TV exige ainda mais cuidados
No caso de entrevistas em vídeo, o visual importa (e muito!). Lembre-se sempre que o espectador precisa prestar atenção no que você está dizendo e elementos visuais exagerados podem distraí-lo da mensagem que você quer passar.
Durante a entrevista é necessário transmitir seriedade e demonstrar credibilidade. Por isso, tenha cuidado com as roupas e acessórios. Isso não significa que você precisa usar uma roupa extremamente formal. O ideal é usar roupas de cores neutras, como tons de bege, cinza, marinho e castanhos. Decotes, transparência e blusas alcinhas também devem ser evitadas.
Além disso, é essencial que os acessórios e maquiagem não sejam exagerados para não se sobrepor ao assunto da pauta.
Esteja preparado para falar com a imprensa
O caminho para emplacar uma empresa no espaço editorial dos veículos de comunicação demanda tempo por parte do assessor de imprensa. Mas quando chegar a hora de falar com a imprensa é essencial que o porta-voz esteja preparado para transmitir informações de maneira assertiva.
Afinal, ganhar destaque em reportagens de revistas e jornais ou ser entrevistado em uma matéria de TV ajuda empresas dos mais variados tamanhos e segmentos a ganhar visibilidade e aumentar a reputação no mercado.
Gostou e quer saber mais informações sobre o trabalho de assessoria de imprensa? Entre em contato com a gente e veja como a VOCALI pode ajudar a sua empresa!
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