A relação com jornalistas e veículos de comunicação pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma organização. Pensando nisso, a Vocali organizou o webinar Como o relacionamento com a imprensa pode alavancar empresas.
O bate-papo contou com a presença de Leonardo Gorges, assessor de imprensa da Vocali, Estela Benetti, colunista de economia do NSC Total e CBN Floripa, e Luã Marinatto, editor-assistente de Política/Brasil do jornal O GLOBO.
A relação entre assessor de imprensa e jornalista
“As empresas precisam estar bem e aparecer na mídia mostrando o que fazem.”
Estela Benetti, colunista de economia do NSC Total e CBN Floripa
Ao contar com um serviço de assessoria de imprensa, a empresa só tem a ganhar. Isso porque um jornalista sabe apurar o que é notícia e orientar os demais departamentos sobre onde e como essas informações devem ser divulgadas.
Essa característica é fundamental para manter um relacionamento de credibilidade, além de entender o funcionamento do outro lado: os profissionais que atuam nos meios de comunicação.
É preciso manter uma relação de seriedade sem invadir espaços. A comunicação deve ser sempre pautada pelo respeito e pela compreensão do papel de cada um, evitando comportamentos invasivos que possam prejudicar a imagem da empresa.
O que chama atenção de um jornalista na hora de divulgar uma empresa?
“O interesse público e o componente de curiosidade são questões importantes.”
Luã Marinatto, editor-assistente de Política/Brasil do jornal O GLOBO
Muitas vezes a empresa não deseja falar sobre seu faturamento, e isso não é um problema. No entanto, divulgar novos empregos, investimentos, impacto social e produtos inovadores pode ser uma ótima alternativa.
Afinal, para os jornalistas, a divulgação de informações relevantes é essencial. Por exemplo, se a organização possui dados de interesse público que ainda não foram comunicados, isso pode ser interessante tanto para os jornalistas quanto para a sociedade.
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Por que investir em releases?
“O release é importante desde que seja bem tratado e bem conduzido desde a concepção até a difusão.”
Luã Marinatto, editor-assistente de Política/Brasil do jornal O GLOBO
O release continua sendo uma ferramenta importante para organizar as ideias de todos os envolvidos, desde assessores até jornalistas, especialmente quando se trata de pautas importantes e imediatas.
Ao mesmo tempo, é fundamental investir em uma comunicação mais individualizada e direcionada ao divulgar um release. Sempre que possível, devem ser incluídas informações exclusivas que agreguem valor à matéria e ao público.
Dicas bônus de relacionamento com a imprensa
Confira algumas ações práticas que sua empresa pode adotar para construir um relacionamento sólido e eficaz com a imprensa.
- Contrate uma assessoria de imprensa especializada para orientar a comunicação da empresa.
- Os releases devem ser bem elaborados, com informações apuradas e relevantes, e adotar uma forma de envio direcionada.
- Evite comportamentos invasivos e respeite a hierarquia e o protocolo nas interações com a imprensa.
- Divulgue informações de interesse público e crie conteúdos que despertem a curiosidade e o interesse dos jornalistas.
Conclusão
Fortalecer o relacionamento com a imprensa é um investimento que pode trazer retornos significativos para as empresas. Além disso, manter uma relação respeitosa e profissional com os jornalistas é importante para compartilhar informações corretas e relevantes com o público.
Quer contar com o trabalho de profissionais de assessoria de imprensa capacitados e especializados? Entre em contato conosco e saiba como a Vocali pode ajudar sua empresa.
Assista ao vídeo completo do webinar Como o relacionamento com a imprensa pode alavancar empresas e saiba mais.
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Crédito da imagem: Imagem de freepik
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