PARTE 1: VOCABULÁRIO Para muitas empresas, passar informações de relevância e interesse público à mídia passou a ser parte da estratégia de marketing, seguindo um processo de comunicação integrada. Isso quer dizer que campanhas publicitárias, blog, redes sociais, todos os meios de comunicação com o público alvo (diretos ou indiretos) devem estar corretamente pautados e falando a mesma língua. Tendo ou não um assessor de imprensa, os diretores e gerentes das organizações devem compreender que o relacionamento com a imprensa prima pela transparência e pela agilidade. Ao falar com a imprensa, o porta-voz da organização precisa estar preparado. Um fluxo... leia mais →
ago
27
ago
20
A convite do jornalista Guilherme Diefenthaeler, diretor da agência Mercado de Comunicação, participei na noite de 19/8 do debate “Possibilidade de atuação do jornalista no mercado de comunicação corporativa”, no Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina – IELUSC, em Joinville (SC). Para uma plateia de cerca de 100 estudantes de todas as fases do curso de Jornalismo da instituição, eu e os convidados que compuseram a mesa (o coordenador do curso, professor Sílvio Melatti; o jornalista Carlos Stegeman, da PalavraCom; o jornalista Valmor Fritsche, presidente do Sindicato dos Jornalista de SC; e o jornalista Aldo Schmitz, do Iscom) pudemos conversar... leia mais →
ago
05
⌛ Tempo de leitura: 3 minutos O público de uma organização é formado por todo mundo que se envolve de alguma forma com a empresa (os chamados stakeholders): cliente, fornecedor, associado, acionista, parceiro, patrocinador, colaborador, futuros clientes etc. Desta forma, assim como o público precisa ser segmentado para otimizar a sua comunicação com ele, a forma de se comunicar também é influenciada por essa segmentação. Um formato bacana e bonito de dar voz a sua empresa é por meio de publicações customizadas. A cada ano elas ganham mais espaço dentro das diretorias e gerências de marketing; as agências de comunicação empresarial... leia mais →
jul
31
⌛ Tempo de leitura: 3 minutos Depois de abordar a comunicação interna nos posts anteriores, agora vamos falar um pouco da comunicação externa. Existem várias formas de se fazer esse tipo de comunicação – pode ser por meio de informativos impressos ou onlines (como newsletters), jornal ou revista, vídeos etc. O importante é definir o público-alvo. Quem vai ser comunicado? Clientes? Associados? Fornecedores? Neste post, vamos falar da comunicação direcionada à imprensa. A assessoria de imprensa é, resumidamente, uma ponte entre uma empresa (ou profissional liberal) e a mídia. O objetivo, como o nome já diz, é assessorar a imprensa, ou... leia mais →
jul
29
⌛ Tempo de leitura: 2 minutos No último post falamos sobre a importância de ter um canal de comunicação aberto com os colaboradores dentro da empresa de forma que toda a equipe esteja alinhada com as metas da organização. Mas o simples conhecimento das metas não é suficiente para que o funcionário esteja por dentro de todas as estratégias da empresa. Claro que algumas informações são sigilosas e cada diretor ou gerente sabe o que deve e o que não deve abrir para os colaboradores. Mas queremos abordar aqui aquelas informações que muitas vezes são divulgadas para clientes, fornecedores ou mesmo... leia mais →
jul
25
⌛ Tempo de leitura: 2 minutos Já falamos aqui sobre a importância da comunicação empresarial, de como ela é responsável pelo contato direto com seus clientes, fornecedores e futuros clientes. Mas a comunicação das empresas vai além “do falar aos outros”. É preciso também falar – e muito – com quem está ao seu lado diariamente, produzindo o seu negócio. Uma boa comunicação com o público interno é fundamental para que seus colaboradores saibam aonde você quer chegar e caminhem junto com a empresa para atingir as metas definidas pela diretoria. Se você não tem metas, nunca vai chegar a lugar... leia mais →