O que faz uma marca ser lembrada, admirada e escolhida?
No episódio de estreia da 2ª temporada do podcast Falando bem, que mal tem?, conversamos com Beatriz Guarezi, estrategista de marcas, creator, speaker e fundadora da Bits to Brands, sobre como branding é muito mais do que aparência: é cultura, narrativa e posicionamento. E tudo isso começa dentro da empresa.
Comunicação e cultura devem caminhar juntas
“O branding precisa existir dentro da empresa. Cada pessoa que está lá deve entender a história da marca.”
O colaborador é o primeiro embaixador da marca. Ele deve saber e se orgulhar da história que a empresa conta.
Mas isso não pode ser por obrigação, a pessoa precisa realmente acreditar e se identificar. O fortalecimento da cultura interna, o aumento do engajamento e a redução dos custos de rotatividade são percebidos no dia a dia dessas organizações.
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Marcas são histórias que as pessoas compram
“Branding é para garantir como a história está sendo contada em tudo que a empresa faz, o tempo todo.”
Branding não se resume a identidade visual; é sobre como a marca se expressa no mundo, se posiciona e cria conexões verdadeiras com as pessoas.
A essência de um produto ou serviço tem valor e preço, mas o verdadeiro diferencial está na narrativa construída em torno dele. É essa história que gera identificação, desejo e pertencimento.
Branding é responsabilidade de todos
“É importante que todos dentro da empresa se sintam um pouco responsáveis pela marca.”
Os direcionamentos devem estar claros para todas as áreas (e não somente para o time de marketing) para garantir coerência e consistência nos pontos de contato.
Afinal, o branding também é uma ferramenta estratégica que apoia os resultados e os objetivos de negócio.
É essa identificação de marca que torna a empresa mais atrativa, fortalece vínculos com o público e facilita a tomada de decisão dos consumidores durante a jornada de compra.
Quer ouvir a conversa completa?
Escute o episódio Branding na comunicação da empresa do Falando bem, que mal tem? e aprofunde-se nessa troca sobre comunicação, marca e cultura nas empresas.