Há um ano e meio a Vocali atende a RD Station em comunicação interna. Fazemos um trabalho a muitas mãos juntas. Nós daqui – eu, Cae, Ian e Pedro – e o time de comms da RD, liderado pela Fernanda Bruzisian.
Nesse período, construímos algumas soluções de comunicação interna da RD Station, que vamos compartilhar com você, tendo como foco o engajamento e unidade de RDoers, em meio à pandemia, e o fortalecimento da cultura e valores da RD Station.
A RD Station
A RD Station é uma das maiores empresas de SaaS (“Software como Serviço”) da América Latina, focada em pequenas e médias empresas. Fundada em 2011 em Florianópolis (SC), hoje é destaque no mercado nacional e internacional, sendo motivo de orgulho para os manezinhos.
No primeiro trimestre de 2021 a RD Station foi protagonista da maior transação privada no setor SaaS na América Latina e também a maior na área de software no Brasil. A TOTVS, desenvolvedora de softwares de gestão, adquiriu 92% da RD, por R$ 1,86 bilhão. Mesmo com a operação de compra, a RD segue atuando de forma independente com seus produtos e serviços.
RD Station e Vocali: caminhos de comunicação interna
No final de 2019 a então Resultados Digitais estava em busca de uma agência de comunicação interna que fosse “vizinha” da empresa. Por isso uma das exigências do processo era que este novo fornecedor tivesse sede em Floripa.
A Vocali foi convidada a participar da concorrência que durou cerca de dois meses e que solicitava uma campanha para receber RDoers – como são chamados os colaboradores da RD – no primeiro dia de trabalho de 2020. Fomos buscar inspiração nas Olimpíadas de Tóquio – até então confirmada para a metade de 2020 – e criamos uma série de ações e peças para receber o pessoal. Deu certo.
Mas nossa relação não começou aí. Já conhecíamos a RD de longa data: somos clientes e parceiros da empresa. Nossos clientes também usam as soluções da RD por intermédio nosso. Além disso, acompanhamos o RD Summit desde a primeira edição. Ou seja, estávamos prontos para oferecer nossos serviços.
Conhecer a empresa e seu posicionamento no mercado foram pontos positivos para a construção dessa parceria. Nós fomos a agência vencedora do processo e a Vocali passou a atuar então como apoio às ações estratégicas de comunicação interna da RD.
A Vocali tem dois núcleos principais de atuação: inbound marketing e comunicação corporativa. Porém, o processo interno é de permanente intercâmbio de ideias, conhecimentos e soluções. Sendo assim, o núcleo de comunicação corporativa já estava familiarizado com o modelo de negócio da RD. Esse contexto interno facilitou entender o universo e o tom da comunicação interna da empresa.
O trabalho começou em janeiro de 2020 já com o aniversário da RD, quando brincamos com o número 9 – idade que a empresa estava completando. Depois passamos para as ações de Carnaval, quando rolou um happy hour carnavalesco com banda de marchinha no rooftop mais charmoso da cidade e uma oficina de customização de abadás.
A campanha seguinte seria a de mês da Mulher, que começou muito bem até que… Bom, até que vocês sabem. O mundo parou e virou de cabeça pra baixo. A RD foi uma das primeiras empresas a enviar todos os colaboradores para casa. Lembro que foi em uma sexta-feira, antes mesmo de o governo de SC decretar o lockdown estadual.
Com os mais de 600 RDoers em home office e a sede vazia, a comunicação precisou ser remodelada e novas ações tornaram-se necessárias e urgentes. Deixamos de contar com a TV corporativa, que era a principal aposta da RD para aquele ano e o foco de boa parte dos trabalhos previstos. A mudança inesperada acabou virando oportunidade para outras soluções em comunicação interna.
Saiba mais sobre Comunicação ”interna” em tempos de crise (vocali.com.br)
Let’s Home e BSide: vídeos e podcast de RDoers para manter o engajamento mesmo à distância
Logo no início do período de home office, no auge da crise, foram criadas alternativas para promover e cultivar o vínculo entre RDoers, naquele momento espalhados pelos quatro cantos do Brasil.
O “Let’s Home” foi o primeiro projeto. O programa era feito com vídeos enviados por RDoers de todo país. No início chegamos a editar dois programas por semana – o volume de materiais e de informações que precisávamos passar era grande. Depois, com as coisas mais estáveis, passou a ser semanal.
O Let’s Home era dividido em editorias, com destaque para o quadro “Onde Está Você, RDoer”, sugerido pela Vocali, em que cada pessoa enviava curiosidade sobre a cidade da qual estava trabalhando. Com ele pudemos conhecer cidades como Alumínio (SP), Barranquilla (Colômbia), Varginha (MG), Colíder (MT), entre outras.
O “BSide” também merece destaque. No formato de podcast, o programa apresenta o lado “B” dos RDoers, seus gostos e atividades de lazer. O projeto foi uma estratégia de aproximação entre RDoers que pelo distanciamento social precisavam de outras ferramentas para se sentirem conectados. Foi a Vocali que desenvolveu o logo do BSide na época (Nota da editora: o podcast BSide entrará em novo ciclo ainda no primeiro semestre de 2021!).
O resultado foi positivo, teve engajamento e ganhou destaque na revista Você S/A: De Bollywood ao Burning Man: o “lado B” destes profissionais | VOCÊ S/A (abril.com.br)
Plano de volta ao escritório: comunicar regras de segurança
Com a possibilidade de pequena retomada das atividades no escritório no último trimestre de 2020, era necessário comunicar as regras de segurança sanitária para quem fosse voltar ao office Floripa.
A Vocali criou uma campanha completa na época: desenvolvemos todas as peças de adesivação e sinalização interna da RD, além de vídeo explicativo e material para News Station – a newsletter semanal da RD. Com um diálogo acolhedor, o roteiro das peças apresentou todos os cuidados e regras que precisavam ser seguidas, motivando o cuidado mútuo entre RDoers.
Conheça a ação: Como planejar a volta para o escritório de forma segura? Conheça o plano de ação da Resultados Digitais
Encontros virtuais fortalecem a comunicação interna
A pandemia reposicionou as ações de comunicação interna nas empresas. A troca de vivências e soluções tornou-se ainda mais necessária entre as corporações.
Nas ações com a RD Station, podemos destacar também o webinar de comunicação interna com profissionais da empresa e de outras referências do país. O encontro partilhou que a comunicação interna é essencial para passar tranquilidade para a equipe durante a pandemia. O evento foi mediado por mim e contou com a participação de representantes da RD, Hotmart e Creditas.
Confira o Webinar | Comunicação na pandemia: boas práticas e desafios para engajar internamente – YouTube
O virtual também foi o meio de manter a celebração de fim de ano, mesmo diante de tantos desafios. A Vocali participou da produção do evento, que foi 100% online, com a supervisão da criação e envio de “kits drink” para 650 RDoers em praticamente todas as regiões do país. Além disso, elaboramos o roteiro da festa, que teve apresentadores e outras atrações, e acompanhamos o evento, transmitido da sede da RD em Floripa.
Foi muito gratificante participar daquele momento de alegria e celebração depois de um ano tão pesado e desafiador. (Nota da editora: que sensação maravilhosa ouvir uma banda ao vivo depois de taaantos meses de isolamento!).
A comunicação interna no rebranding da RD
A Vocali teve o privilégio de acompanhar e participar do processo de rebranding da RD. Vimos de perto a virada de Resultados Digitais para RD Station. Um passo necessário que aconteceu em um momento extremamente atípico: todos em home office e fora da sede da empresa.
O projeto foi liderado pelo time de branding interno da RD e exigiu um forte trabalho de comunicação interna. Nós atuamos em alguns momentos-chave desta virada: captando e editando um curso para que RDoers fossem certificados pela nova marca e produzindo um quiz sobre os atributos da nova marca.
Além disso, toda a comunicação interna tem sido uma oportunidade de engajar RDoers com esse novo momento da empresa. Campanhas e peças de comunicação seguem rigorosamente os novos direcionamentos de identidade da RD Station.
O desafio continua
RDoers continuam espalhados pelo país e por enquanto não há uma data definida para o retorno definitivo de todos ao escritório. Por isso a comunicação interna segue com desafios estratégicos para cultivar o jeito RDoer de ser, de forma harmônica e eficaz.
A comunicação interna nunca foi tão importante. Muito além do engajamento para que as metas sejam atingidas, as estratégias de comunicação buscam acolher, ainda mais, os colaboradores nesse tempo de pandemia e suas crises. A RD tem no seu DNA a cultura da acolhida, a inclusão e o reconhecimento de talentos. Essas são características da comunicação interna que traz consigo estratégias que colaboram diretamente com o employer branding da empresa.
Trabalhar na RD Station é o sonho de muita gente. E para a empresa esse anseio é motivo de orgulho e responsabilidade. Na RD, os processos de acolhida e respeito são compartilhados no cotidiano da empresa. RDoers participam da promoção da cultura organizacional, refletindo diretamente na forma e no jeito de se comunicar. E por isso, os valores e práticas da RD Station são apresentados com criatividade e coerência. Dessa forma, os talentos RDoers encontram, no cotidiano, um ótimo local para trabalhar.
2021 é tempo de consolidar a nova fase da RD Station, após sua fusão com a TOTVS, e de seguir encarando os desafios do trabalho remoto. A comunicação interna quer mostrar que esse encontro de oportunidades e novas experiências pode enriquecer ainda mais a jornada de carreira e de vida de RDoers.
Nós seguimos acompanhando tudo de perto, vivendo o dia-a-dia desta empresa que é referência e tão querida por tanta gente. Estamos na torcida para que alguns projetos deixados em stand by lá em março de 2020 possam, quem sabe, ser colocados em prática ainda neste ano, que tomara que seja encerrado com uma super festa presencial reunindo todos(as) os(as) RDoers do jeito que só a RD sabe fazer!
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