A Triven é cliente de Inbound Marketing da Vocali desde 2021. A empresa oferece soluções de estratégia e backoffice focadas em startups e empresas da área de inovação, como CFO as a Service, Advisory, People as a Service e Venture Management.
Com ações e estratégias de inbound direcionadas para gestores e founders de startups, a Triven sempre teve a necessidade de construir conteúdo com uma linguagem objetiva e fluida. Diante desse cenário, a equipe da Vocali precisou alinhar as estratégias e entender a linguagem do cliente para criar conteúdos alinhados ao tom de voz da Triven.
Desafio: qual a linguagem ideal para o público da Triven?
Cada empresa atendida pela Vocali conversa com um público distinto. No caso da Triven, estamos falando de founders e gestores de startups e empresas com mindset de inovação. Por isso, é essencial que a linguagem usada nos conteúdos seja direcionada para esses empreendedores, atendendo suas necessidades e demandas de mercado.
Para encontrar a melhor maneira de se comunicar com esse público a Vocali, em parceria com a equipe interna de marketing da Triven, fez uma análise do que poderia ser ajustado nos conteúdos produzidoa. A conclusão foi de que era necessário desenvolver blog posts e materiais de conversão que tivessem uma linguagem objetiva e “premium”.
Logo entendemos que era preciso mudar a rota e criar uma comunicação mais direta com o público da empresa. Isso é especialmente importante para a Triven, uma vez que eles oferecem serviços técnicos e embasados em dados. O uso da linguagem certa mostra que a empresa entende os problemas enfrentados pelos clientes, auxiliando na construção de uma relação de confiança.
Estratégia: mudança de rota e adequação da linguagem
Após constatar essa necessidade, começamos a modificar a estrutura dos briefings que orientam a produção dos textos. A abordagem adotada consistiu em criar uma nova versão, enfatizando para os redatores a importância de abordar a pergunta central do blog post logo no primeiro parágrafo. Essa estratégia tem o propósito de cativar e manter a atenção do leitor, estimulando seu interesse pelo conteúdo. Também houve uma orientação para que a linguagem adotada fosse concisa, técnica e de alta qualidade.
Com esse novo direcionamento, os textos passaram a ser mais curtos e diretos, um dos desejos da Triven. A adaptação da linguagem tornou o conteúdo mais relevante para os founders, o que, por sua vez, aumentou o engajamento.
Outro ponto relevante foi a escolha de palavras-chave e termos buscados pelos clientes da Triven. Isso permitiu que a empresa tivesse um tráfego mais qualificado.O que contribui para aumentar as chances de conversão e deixar os visitantes mais propensos a permanecer no site.
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Resultados: melhora nas métricas de ranqueamento
A adequação da linguagem e o entendimento sobre como conversar com o público da Triven trouxeram bons resultados em termos de ranqueamento no Google. As novas estratégias de marketing de conteúdo começaram a ser aplicadas de maneira efetiva no mês de julho de 2023. Com base nisso, usando os dados de 17 de julho até 17 de outubro, em comparação com o trimestre anterior, temos o seguinte cenário:
- Crescimento dos acessos no site pelo tráfego orgânico: de acordo com dados do Google Analytics, houve um aumento de 58,67% dos usuários.
- Maior número de palavras-chave ranqueadas nas 10 primeiras posições do Google: as palavras-chave aumentaram 44,44% em três meses.
Conclusão
A compreensão da linguagem do cliente é um componente fundamental na criação de conteúdos de qualidade. De maneira prática, isso aumenta a relevância, o engajamento e a credibilidade, contribuindo para o sucesso da estratégia de marketing. É um investimento valioso que pode diferenciar a marca em um mercado altamente competitivo.
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