“Quando falamos em comunicação corporativa, é preciso olhar para a comunicação das organizações como um todo: seja interna ou externa, tanto offline quanto digital.”
Clarissa Antunes, diretora executiva na Vocali
No cenário atual, onde a informação flui rapidamente e as interações são constantes, a maneira como uma empresa se comunica é determinante para o seu posicionamento diante de colaboradores, parceiros, clientes e potenciais clientes.
Diante disso, a comunicação corporativa surge como uma alternativa eficaz e assertiva, funcionando como um guarda-chuva que engloba os serviços de assessoria de imprensa, comunicação interna e inbound marketing.
Para trazer mais informações sobre o tema, a Rachel Sardinha, diretora de marketing e vendas na Vocali, conversou com Clarissa Antunes, diretora executiva na Vocali. Elas participaram do episódio Comunicação corporativa: tendência e estratégias do podcast Falando bem, que mal tem?.
Tendências e adaptações na comunicação corporativa
Uma das principais mudanças foi a preocupação dos consumidores com a reputação das empresas e seu posicionamento no mercado. Além disso, a independência das pessoas para produzir e consumir conteúdo, sem depender dos veículos de comunicação, também promoveu um forte impacto na área.
Essa comunicação instantânea exige que as organizações tenham um plano de comunicação alinhado aos seus objetivos de negócio. Os gestores devem garantir que as estratégias de assessoria de imprensa, comunicação interna e inbound marketing estejam integradas.
Adotar um tom de voz consistente para o público externo e interno, bem como manter uma comunicação transparente, também são práticas fundamentais. Afinal, um discurso perfeito externamente perde valor se a comunicação dentro da empresa for incoerente.
Para aprimorar as estratégias de comunicação corporativa, foi necessário revisar processos e incorporar ferramentas como inteligência artificial e análise de dados.
Vocali oferece serviço de comunicação integrada para empresas
Com mais de 20 anos no mercado, presenciamos diversas mudanças na área de comunicação. Para oferecer um serviço de qualidade aos nossos clientes, foi preciso acompanhar as tendências e adaptar nossas estratégias de negócio.
No início, nosso trabalho era focado no serviço de assessoria de imprensa. Porém, há 10 anos, percebemos que era necessário adotar uma nova dinâmica para atender às demandas do mercado. Foi quando incluímos a solução de inbound marketing em nosso portfólio.
Além disso, a comunicação interna também ganhou destaque. Antes mesmo do início da pandemia de Covid-19, reconhecemos a importância de estabelecer uma comunicação eficaz entre as empresas e seus colaboradores.
Ouça o episódio completo
Para conhecer mais detalhes sobre o assunto, escute o episódio Comunicação corporativa: tendência e estratégias do Falando bem, que mal tem? na sua plataforma de podcast favorita.
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