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Ao longo do ano várias datas movimentam o varejo brasileiro e demandam estratégias de marketing direcionadas para aumentar as vendas durante períodos específicos. Natal, Black Friday e Dia das Mães são as datas mais importantes e os exemplos mais evidentes neste sentido, mas não são os únicos.
Eventos que não acontecem todos os anos – como a Copa do Mundo -, além de períodos como as férias escolares, datas importantes para segmentos específicos do mercado e feriados regionais também apresentam oportunidades de crescimento das vendas e necessitam de ações de marketing bem estruturadas.
Mas não importa se estamos falando do Dia dos Namorados ou do aniversário da sua cidade, todas as campanhas de marketing relacionadas a datas precisam ser estruturadas para que sua empresa possa promover seus produtos, tomar decisões antes dos concorrentes e vender mais.
Por isso, listamos a seguir algumas ações e estratégias que podem – e devem – ser aplicadas para que essas datas gerem os melhores resultados para o seu negócio. Além disso, ao final do texto você confere também o Calendário de Oportunidades com as principais datas do varejo.
Avalie se a data funciona para o seu negócio
Uma empresa de ferramentas para a construção civil precisa criar uma campanha de Dia das Crianças? E por que uma loja de produtos para bebê criaria ofertas para o Dia de Finados, por exemplo? Parece óbvio, mas muitas empresas acabam criando campanhas “só porque todo mundo está fazendo”, sem avaliar se a data faz sentido para o seu negócio.
Aproveite as datas relacionadas ao seu segmento
Não são apenas os grandes feriados ou as datas consagradas do varejo que podem render boas campanhas para o seu negócio. Por vezes, datas mais específicas geram resultados mais consistentes justamente por estarem relacionadas a um público melhor segmentado – e mais próximo do seu cliente ideal. Para uma empresa de equipamentos odontológicos, por exemplo, investir em ações para o Dia do Dentista pode ser muito mais eficaz do que apostar em campanhas de Natal.
Esteja atento às datas regionais
Considerar feriados e datas específicas de uma cidade ou estado é importante tanto para quem possui lojas físicas e precisa criar ofertas para aquela localidade, quanto para quem trabalha com e-commerce e tem que segmentar campanhas levando em consideração fatores como o frete.
Planeje suas ações de forma estratégica
Independentemente da data, planejar as ações com antecedência é crucial para o sucesso das campanhas. De nada adianta divulgar as ofertas poucos dias antes antes da data propriamente dita. É preciso comunicar os benefícios com antecedência para gerar expectativa e demanda por parte do público em relação ao seu produto ou serviço.
Crie ofertas realmente atrativas
Também não adianta nada montar uma estratégia eficiente de marketing se as suas ofertas e descontos não forem atrativos para o cliente.
A Black Friday é o exemplo mais evidente quando falamos de reclamações dos consumidores em relação a preços maquiados e descontos mínimos. Mas a preocupação com uma comunicação transparente e alinhada com ofertas que realmente valem a pena deve existir em toda e qualquer campanha relacionada a datas específicas.
Mensure suas ações
Monitorar e avaliar o resultado das campanhas é fundamental não somente para saber se os investimentos valeram a pena, mas também para alinhar o planejamento das próximas campanhas e otimizar investimentos para garantir os melhores resultados. Por isso, mensure tudo que foi feito e quais foram os resultados obtidos.
As datas mais quentes do varejo
Agora que você já sabe quais são as ações de marketing que ajudam a gerar mais vendas nesses períodos e consolidar a sua marca no mercado, chegou a hora de conhecer as datas mais importantes do varejo e as oportunidades de vendas que elas oferecem.
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