Não é de hoje que os blogs são considerados peças-chave na estratégia digital das empresas. O livro Blog Marketing, de Jeremy Wright, lançado nos Estados Unidos em 2006 e no Brasil em 2008, já trazia na capa uma frase que definia a importância do formato:
“Amplie sua capacidade de atingir seu público e crie expectativas positivas com clientes”.
A abordagem na época era muito em cima do blog como canal de interatividade da empresa com seus clientes. Era mais um conteúdo de referência e não necessariamente um meio para gerar oportunidades.
De lá para cá, muita coisa aconteceu no ambiente digital – incluindo a explosão das redes sociais quando o formato blog acabou ficando um pouco de lado. Houve um período de quase abandono, muito por causa da popularização do Facebook quando muitas empresas praticamente deixaram seus canais próprios de lado para ficar só com uma fanpage como elo com seus clientes na web – o que posteriormente se revelou um erro.
Mas com o crescimento dentro do marketing digital das estratégias de Inbound Marketing e marketing de conteúdo, os blogs voltaram com tudo, reafirmando sua importância estratégica para atrair visitantes que possam se converter em clientes. Ou seja, por maiores que sejam os investimentos da empresa em redes sociais, é no ambiente digital próprio, a partir da atração gerada pelo conteúdo do blog, que negócios são concretizados.
Por isso, não é errado afirmar, inclusive, que a importância dos blogs se tornou gigante, comparando ao que o autor de Blog Marketing pregava lá em 2006.
Qual plataforma usar para o blog da empresa?
Para que o blog realmente funcione, as empresas precisam estar atentas para cuidados básicos, começando pela escolha da plataforma de publicação. Existem muitas opções no mercado que pregam inúmeras “vantagens” (100% grátis, inclusive), mas a mais recomendada, inclusive por especialistas em marketing digital, é a plataforma WordPress, em sua versão profissional para instalação em servidor de hospedagem e não a versão web.
Por que escolher o WordPress?
Há diversas considerações técnicas e facilidades que justificam esta preferência, mas basta dizer que os blogs criados com templates do WordPress contam com uma gama incrível de plugins, funcionalidades que ajudam bastante na produção de conteúdos adequados para o que se espera nos dias de hoje.
Ou seja, possui todas as características consideradas essenciais para que os posts sejam “turbinados” e tenham um ótimo desempenho nas buscas pelas palavras-chave que definem as metas e os públicos do interesse da empresa.
Outra vantagem no uso na adoção do WordPress é o custo-benefício. Como é uma plataforma de código aberto, basicamente o investimento fica restrito a compra de um tema para o layout, ao serviço de configuração e customização, e ao servidor de hospedagem. É importante destacar que o WordPress, que surgiu com força como plataforma de blogs, cresceu e ficou mais sofisticado, sendo usado também para a criação de sites rubostos e mais complexos.
Sua empresa, portanto, pode ter um site no WordPress que traga todas as informações institucionais, e-commerce inclusive, e também o blog, ficando tudo integrado em um único canal digital. Isso também é importante para a estratégia de marketing digital no caso da empresa usar softwares como o RD Station.
E se criar o blog em uma plataforma diferente?
Se a empresa optou por criar seu site utilizando uma plataforma diferente do WordPress, pode ser que a funcionalidade para a criação de blogs – se houver – não seja a mais adequada para o que pede o mercado de Inbound Marketing. Blog sem campo para tags, sem área para organização com categorias, sem a possibilidade de edição de SEO ou sem o link permanente editável, por exemplo, não tem vez nos dias de hoje.
Por isso, o jeito é partir para a criação do blog em paralelo usando o WordPress e fazendo os dois canais se “falarem” por meio de links nos menus e outros destaques como banners específicos. Não é a solução mais adequada, mas é o que dará gás para sua estratégia de atrair seu público-alvo.
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