Busca por voz, conteúdo humanizado, influenciadores que inspiram, e foco nas pessoas e nas comunidades foram minhas impressões do maior evento de marketing digital e vendas da América Latina. Não conseguiu ir? Confere abaixo minhas impressões do RD Summit 2019
Se você não surfou a onda da Transformação Digital, até vale pegar a prancha, mas se não focar na Transformação Humana, o digital não vai te levar a lugar algum. Todas as palestras, trilhas, mentorias e até conversas no happy hour durante os três dias de RD Summit 2019 me mostraram que, mais do que B2B ou B2C, precisamos pensar estratégias P2P – Person to Person.
Minha impressão é de que a Era da transformação humana engloba um pouco de tudo. E aqui entra a questão da inclusão, tanto lembrada ultimamente nas redes sociais e mídia como um todo, e que foi muito bem abordada pelo Edney Souza (Interney) numa das palestras mais aguardadas do evento. Falando sobre esquecer a “Era dos likes” e dar boas-vindas à “Era da voz”, Interney trouxe importantes números sobre o crescimento da busca por voz e como ela é mais aceita socialmente e inclusiva, facilitando a entrada de outros grupos no mundo digital.
E mais do que quantidade, ele pontuou a importância de um conteúdo de qualidade, relevante e que gere valor para marcas, transformando e engajando o público. “Palavras-chave não são mais tão importantes, é preciso trabalhar o SEO para a busca por voz e as marcas devem saber chamar a atenção para serem lembradas”. Ou seja, foque no compartilhamento (share of voice), na transmissão da sua mensagem pelos outros usuários – e até pelos buscadores! – ao invés dos likes.
Influência e comunicação de pessoas para pessoas
Sobre ser relevante na internet, a palestra da Bia Granja foi um choque de realidade para quem trabalha com influenciadores. “Influência é relevância. Um influenciador hoje, fala pela sua marca e é capaz de influenciar hábitos e convencer o outro lado”. Uma boa dica da Bia para a plateia que lotou uma das maiores salas do RD Summit 2019 foi a de sempre iniciar o planejamento de marketing de influência olhando para o já conhecido funil do marketing: não pensar só em quantas pessoas vão ver a postagem, mas de fato no objetivo de conversão, de venda.
Ela ainda foi além: “O influenciador hoje produz, grava, distribui e entrega as métricas, por isso, mapeie os influenciadores de acordo com a audiência (com quem ele fala? Quem escuta e segue esse perfil?), a relevância, e ainda o conteúdo que ele faz”. Devemos sempre lembrar que ao trabalhar com influenciadores, estamos passando nossa mensagem para um público específico por meio de outras pessoas, então elas precisam estar alinhadas com os valores da sua marca – e vice-versa.
Customer Success, Pessoas e Métricas
Mesmo nas palestras mais técnicas, como de CS, o foco estava nas pessoas por trás dos negócios. Laryssa D’Alama, gerente de Customer Success da Resultados Digitais, pontuou a importância de olhar para as pessoas do time e para os clientes ao invés de só focar em métricas. “Se você só focar na métrica vai esquecer de dar atenção para o cliente. Foque nos clientes, no que é sucesso para cada um deles, e os resultados virão como consequência”.
Sobre alinhar esses resultados com a equipe, Laryssa lembrou o valor que tem o reconhecimento de um trabalho bem feito e como isso impacta positivamente no resultado para o cliente. E, já que estamos falando sobre olhar e ouvir as pessoas, outra dica foi a de sempre fazer pesquisas de satisfação após cada encontro com os clientes.
A Era do conteúdo humanizado
Entre tantas outras palestras de Inbound Marketing, otimizações, automações e conteúdo, ainda quero destacar alguns pontos que vi com grande relevância e alegria nas trilhas do RD Summit 2019: dar atenção para a sua presença e seu patrimônio digital, buscar entender o real interesse e comportamento humano do lead, e explorar os meios que estão ao seu alcance para passar a sua mensagem.
A respeito de presença digital, Ariane Feijó falou na palestra de InboundPR sobre usar as mídias sociais com cuidado. “Rede social é como casa alugada. Se um dia acaba, como fica o seu negócio? Qual seu patrimônio digital?”. Aliás, essa tendência de construir esse patrimônio na internet vai bem ao encontro de um texto que escrevi em 2016 incentivando as empresas a serem seus próprios veículos de comunicação.
Aliás, a volta em peso do email marketing e a onda crescente das newsletters por assinaturas pagas só comprovam isso: pessoas (que podem ou não representar empresas) falando diretamente com quem quer ouvi-las, produzindo conteúdo específico e de qualidade para um público nichado.
O mestre do SEO, Fábio Ricotta, também trouxe o comportamento humano como ponto de partida e análise para os conteúdos: ferramentas como mapa da empatia ajudam na elaboração do conteúdo mais humanizado e o lead scoring (disponibilizado por plataformas como o próprio RD Station) auxiliam na análise do comportamento do lead e na previsão do que produzir e oferecer para essas pessoas nas próximas etapas da jornada.
E o encerramento dessa edição do RD Summit foi com Gary Vaunerchuk (ou Gary Vee), sumidade entre os presentes, seguido, ouvido e lido por grande parte da comunidade digital em todo o mundo, e que foi o “sincerão” da vez, sem medir palavras nem observações: “Todos têm um telefone celular no bolso. Descubra como se comunicar e use isso para passar sua mensagem, falar com seu público. Grave, desenhe, fale. Você não precisa mais ser um bom escritor para fazer um bom conteúdo”, disse ele, lembrando que o mercado de podcasts não está saturado, mas apenas começando.
Gary abordou tendências de comunicação, redes sociais e a importância de um conteúdo verdadeiro, humano e que não seja com foco em vendas. “Não tente vender algo. Construa valor para sua marca entregando valor, e as vendas virão”. E a mensagem final dele? “O mundo está dividido entre os que idealizam e os que executam. Então saia daqui e comece, amanhã, seu podcast”.
Gostou do meu resumo pós-RD Summit 2019? Você foi? Conta pra mim o que achou de mais relevante no evento ou como minhas impressões podem fazer a diferença na sua estratégia de presença digital daqui pra frente.
Dica bônus: Se você quer mais conteúdo sobre esse último RD Summit, escute o resumo do jornalista Alexandre Gonçalves no podcast Agente POD.
Comentários estão desabilitados,