Texto atualizado em Outubro de 2024.
Hoje em dia é impossível pensar em ações de divulgação e vendas sem falar do marketing digital e das possibilidades de negócio que ele traz para empresas de diferentes tamanhos. Em constante crescimento, o marketing digital já representa o principal investimento de publicidade no Brasil.
Mas com cada vez mais empresas investindo em marketing digital e com novas tendências e atualizações surgindo no mercado, como se destacar?
Listamos a seguir algumas boas práticas que auxiliam as empresas a estruturar suas estratégias e evitar erros em ações de marketing digital. Aproveite as dicas e comece o próximo ano gerando os melhores resultados para o seu negócio.
Como garantir resultados com marketing digital
1. Fazer um planejamento das ações
O planejamento é o primeiro passo para a elaboração de um plano de marketing pois possibilita que o trabalho seja otimizado e que as tarefas sejam executadas com mais agilidade.
O direcionamento do plano estará vinculado à marca, ao produto ou aos serviços oferecidos pela empresa e é essencial para organizar processos e traçar objetivos.
Para realizar esse procedimento é importante que a empresa conte com um responsável pela área de marketing ou efetue a contratação de uma agência especializada.
2. Estabelecer objetivos claros
Defina os objetivos a serem alcançados e estabeleça metas para que as ações tenham um sentido concreto. Assim você evita gastos desnecessários e resultados ruins.
As informações sobre a empresa e o mercado de atuação também são fundamentais durante a definição de objetivos, pois ajudam a identificar as melhores oportunidades. Além disso é essencial que seja feita uma avaliação para verificar quais estratégias deram certo, as que deram errado e o que deve ser melhorado.
Portanto, estabeleça metas mensuráveis e que estejam alinhadas à estratégia da empresa. Assim é possível ter um padrão e atingir os resultados esperados.
3. Diversificar os formatos
Invista em novos formatos. O consumidor recebe um fluxo cada vez maior de informações na internet e as marcas que oferecem conteúdos que fogem de formatos tradicionais têm mais chances de impactá-los.
Podcast, conteúdos otimizados para pesquisa por voz e vídeos são algumas opções interessantes e que podem fazer parte de suas estratégias de marketing de conteúdo.
Mas atenção: produção de conteúdo necessita de planejamento e propósito. Então não adianta investir em determinado formato só “porque todo mundo está fazendo”. Volte sempre aos primeiros itens dessa lista: planejamento e objetivos claros.
4. Humanizar as ações de marketing digital
Humanização é a palavra da vez no marketing digital. Numa época em que a geração de conteúdo por IA tornou-se algo corriqueiro, investir em ações personalizadas em todas as etapas do funil de vendas traz um grande diferencial para seu negócio.
O marketing humanizado não só atende melhor às dúvidas e dores do seu cliente, como também personaliza a experiência dele ao entrar em contato com sua empresa.
“Quebrar o gelo”, fugir da normalidade e abrir um diálogo amigável com seu lead são estratégias essenciais para se comunicar de forma mais humana.
E como fazer isso? Mantenha um tom de voz de acordo com seu público, seja coerente e consistente, e apresente cases. Boas histórias trazem excelentes conexões. Se as narrativas forem impactantes, elas vão conectar seus serviços ou produtos ao cliente. Sobre esse tema, temos um case bem bacana que aborda linguagem do cliente e os impactos positivos na mudança da estratégia de conteúdo.
A mesma estratégia serve para os e-mails. Direcione o texto para as carências do consumidor e mostre novidades que estejam alinhadas às preferências dele.
E não esqueça: jamais “empurre” produtos ao seu cliente. Use as tecnologias ao seu favor e entenda o desejo do público!
5. Não abandonar os leads
Gerar leads não é uma tarefa fácil, mas mantê-los engajados é ainda mais desafiador – ainda mais com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados. Para isso, ofereça conteúdos de qualidade e crie um bom relacionamento com sua base de contatos.
Para transformar esses contatos em clientes, a empresa precisa gerenciar corretamente os seus leads através de quatro etapas: captura, engajamento, qualificação e distribuição. Esse processo envolve as equipes de marketing e de vendas, que devem chegar a um consenso e criar uma diretriz conjunta.
Essas quatro etapas fazem parte das técnicas de inbound marketing. Elas devem orientar a jornada do lead, construindo um relacionamento, fornecendo oportunidade e informações significativas. Esses pontos são fundamentais para fidelizar o cliente.
Leia também: Como manter o engajamento da minha base de leads?
6. Acompanhar os resultados e métricas
A possibilidade de mensuração é uma das principais vantagens do inbound marketing e uma forma de acompanhar os resultados com marketing digital. Vou listar quatro razões que comprovam a importância de colher e analisar as métricas das ações.
- Ajuda a gerar melhores resultados: as ferramentas de monitoramento proporcionam todos os dados necessários, como taxas de conversão, ranqueamento, entre outros. Com esses dados, é mais fácil planejar e executar tarefas que proporcionem maiores chances de vendas e que fortaleçam a sua marca.
- Auxilia na hora de entender o comportamento dos clientes e dos leads: em resumo, entenda o que a persona do seu negócio pensa! Não adianta produzir materiais que não sejam efetivos e não chamem a atenção do seu público-alvo. Saber o assunto que mais interessa para eles, o formato que preferem e o meio que traz mais engajamento diminui a possibilidade de erros nas ações.
- É possível saber o que funciona e o que não funciona: o que está sendo satisfatório e o que pode ser descartado em suas ações? Essa pergunta só pode ser respondida com os dados das métricas. Saber o que deve ser retirado, mantido ou incluído é importante para atingir bons resultados com marketing digital.
- Permite aperfeiçoar os investimentos: otimizar a verba e direcionar os recursos financeiros para ações e campanhas que contribuam para atingir os objetivos é uma das vantagens de acompanhar as métricas.
Dica extra: O Google Analytics (GA-4) é uma ótima ferramenta gratuita para acessar as métricas e analisar como está o desempenho das ações.
7. Contar com o apoio de especialistas
Independentemente da área em que você atua, uma coisa é certa: contar com especialistas faz toda a diferença. E com o marketing digital isso não é diferente.
Contar com profissionais capacitados ou contratar uma agência especializada é essencial para uma estratégia eficiente. Bons profissionais trazem resultados expressivos mais rapidamente para empresas que atuam nas mais variadas áreas e segmentos.
A atualização constante, a visão especializada e a capacidade técnica fazem com que a agência seja um parceiro estratégico do seu negócio na hora de colocar essas boas práticas em ação.
Leia também: Por que contratar uma agência para produzir o conteúdo?
Compromisso com o marketing digital
O trabalho constante e planejado vai trazer resultados com marketing digital, aumentando a visibilidade da marca na internet e gerando mais vendas para a empresa. As boas práticas mostram que existem caminhos a serem seguidos para potencializar esses resultados. Mas nada disso funciona se a empresa não tratar o marketing digital como um compromisso institucional.
Quer saber como assumir essa estratégia e tirar as ideias do papel? Fale conosco para saber como aplicar as boas práticas e obter os melhores resultados com marketing digital. Aproveite também para conhecer alguns cases de sucesso em inbound marketing dos nossos clientes.
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