Com mais de 600 milhões de usuários pelo mundo, o LinkedIn se consolida cada vez mais como uma plataforma de conteúdo. Trata-se de uma rede com enorme potencial tanto para empresas quanto para profissionais que desejam compartilhar experiências e ganhar mais destaque no mercado.
Na intenção de espalhar a palavra do LinkedIn, eu já falei aqui no blog da VOCALI sobre a importância da rede social dentro das estratégias de uma empresa, e também sobre o potencial do LinkedIn para profissionais de marketing. Agora eu quero juntar o melhor desses dois mundos.
Como? Mostrando por que é importante que as empresas incentivem a atualização dos perfis da equipe no LinkedIn.
Afinal, o trabalho de inbound marketing no LinkedIn não termina na gestão da company page. Ele também passa por estimular os funcionários a usar ativamente o LinkedIn e atuar como embaixadores do negócio em uma relação em que todos ganham. (Viu? O mutualismo entre abelhas e flores que ilustra este texto não é por acaso…)
Entenda as diferenças entre company page e perfis
Para início de conversa é preciso entender que a company page (página corporativa) da empresa e o perfil pessoal dos usuários são coisas diferentes, com características e recursos distintos, mas que podem ser explorados de maneira conjunta.
De maneira geral, a company page existe para mostrar os diferenciais da marca e publicar atualizações referentes ao negócio, e tem a vantagem de possibilitar a criação e o gerenciamento de anúncios.
Já o perfil pessoal exibe as experiências e conhecimentos de cada usuário e tem um alcance orgânico maior no feed no sentido de facilitar conversas e trocas de experiências. O grande diferencial dos perfis está na publicação de artigos.
Eu ainda vou falar mais sobre a questão da produção de conteúdos e artigos, mas já vai aqui um spoiler: nada de ter um perfil “pessoal” da empresa para criar artigos, ok?
Atualizar o LinkedIn não significa que o profissional está procurando um emprego
A ideia de que LinkedIn é um espaço somente de recrutamento é antiga e ultrapassada, mas ainda presente no mercado. E o problema aqui é que isso desestimula a atualização da rede e o compartilhamento de conteúdos por parte dos profissionais.
De um lado, alguns gestores têm erroneamente a ideia de que se o funcionário é muito ativo no LinkedIn é porque ele está procurando outro emprego. De outro, os profissionais têm receio de atualizar seus perfis justamente para não causar essa impressão.
É claro que muitos profissionais dão mais atenção ao LinkedIn quando estão buscando recolocação no mercado. Mas isso não é regra e não pode servir de impeditivo para um uso mais frequente e constante da plataforma.
Funcionário é um embaixador da marca no LinkedIn – e isso exige consciência
Como um profissional tem sua experiência profissional associada à company page da empresa, seu perfil acaba servindo para disseminar os conteúdos e a cultura do negócio. Além disso, o bom uso dos perfis da equipe no LinkedIn contribui para aumentar a exposição orgânica da marca.
E lembra que eu mencionei os artigos do LinkedIn e como eles são uma exclusividade dos perfis pessoais? Incentivar a equipe a escrever sobre experiências e histórias e compartilhar esses artigos na página da empresa é uma ótima estratégia na rede social. Isso demonstra que a marca valoriza e divulga o trabalho de seus funcionários, ao mesmo tempo em que apresenta ao mercado quais são as expertises que os profissionais de determinada empresa possuem.
Mas para que esse trabalho dê certo e traga resultados positivos para o negócio – e não problemas – é preciso que a equipe seja treinada nas boas práticas da rede social. Fornecer cursos do próprio LinkedIn ou realizar treinamentos internos são alguns exemplos de como as empresas podem preparar seus funcionários para serem embaixadores da marca na rede social.
Cuidado com as postagens artificiais e o “puxassaquismo” escancarado
Da mesma forma que não faz sentido que os profissionais usem o LinkedIn para fins ofensivos ou que seu comportamento na rede prejudique a empresa, também é preciso ter cuidado com as postagens que beiram a bajulação.
Se tem uma coisa que pega mal em qualquer rede social, principalmente no LinkedIn, são as postagens que alguém fez (claramente) porque o chefe mandou.
Incentivar a equipe a divulgar conteúdos relacionadas ao negócio não é isso. Um funcionário só vai se sentir estimulado a compartilhar experiências se os conteúdos do negócio forem realmente relevantes e se ele se sentir parte do propósito da empresa a ponto de advogar por essa causa.
Ou seja, é uma tarefa mais desafiadora do que parece num primeiro momento, pois envolve um trabalho de comunicação interna e reforço da cultura da empresa. Mas a boa notícia é que esse processo de polinização do seu negócio por parte de quem trabalha nele traz resultados importantes para a construção da marca, ampliação do networking e geração de novos negócios.
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Ah, e não deixe de seguir a VOCALI e acompanhar os perfis da equipe no LinkedIn
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