[Atualizado em 18/11/2022]
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Bandeiras por todos os lados, horários diferenciados de trabalho, vuvuzelas e apitos, comerciais temáticos… É inegável que a tal paixão nacional pelo futebol faz com que o país praticamente pare para assistir aos jogos da Copa do Mundo.
Com a bola rolando nos campos do Catar desde o dia 20 de novembro, diversas marcas estão se movimentando para aproveitar essa oportunidade, criando ações de marketing focadas na competição.
Além de pensar em ideias criativas para divulgar sua marca, também é preciso investir em ações e estratégias de comunicação interna para integrar e engajar ainda mais os colaboradores da empresa.
Preparamos algumas dicas de ações e boas práticas de comunicação interna, marketing digital e assessoria de imprensa que seu negócio pode adotar para gerar bons resultados durante a Copa do Mundo. Confira a seguir.
Comunicação interna
O maior torneio de futebol masculino do mundo está presente em todos os ambientes, inclusive no corporativo. O evento abre um leque de possibilidades para que as empresas criem ações conectadas ao tema, promovendo integração e diversão entre os colaboradores.
Passando por bolões, álbuns de figurinhas e campeonatos: a comunicação interna pode aproveitar a Copa do Mundo para conectar o evento com o ambiente corporativo.
Mas é importante que qualquer ação seja comunicada à equipe com antecedência, explicando como vai funcionar, objetivo, dinâmica, duração, regras e premiação. Além das peças tradicionais, também é possível criar ações de comunicação como e-mail marketing, cartazes, banners, entre outros.
Marketing digital
Se durante muitos anos – e muitas edições de copas – a decoração verde e amarela já estava presente em lojas físicas e corredores de empresas, com crescimento do mercado digital as bandeiras e cores temáticas também foram para a internet, principalmente para as redes sociais.
Não há problema em entrar no clima e criar posts ou layouts especiais para os canais digitais da sua empresa durante este período, desde que sejam materiais adequados ao seu segmento e a linguagem com a qual sua marca se comunica na internet. E mais do que isso, é importante que as ações tenham algum propósito dentro das suas estratégias de comunicação e não se limitem a falar de Copa do Mundo “porque todo mundo está falando”.
No caso de empresas que oferecem produtos ou serviços que possuem alguma relação com a temática, ou que tenham uma procura específica durante o campeonato, a situação é outra. Afinal, as ações relacionadas à Copa do Mundo são necessárias para aumentar o interesse e as vendas neste período.
É o caso, por exemplo, de lojas de eletrodomésticos com a oferta de TVs, ou de bares e restaurantes que transmitem os jogos da copa para os seus clientes. Além de empresas de produtos esportivos que aproveitam o crescimento do interesse do público pelo assunto.
No entanto, é fundamental tomar cuidado para não praticar o chamado marketing de emboscada, que é quando uma marca não-patrocinadora pega carona na visibilidade de eventos como a Copa do Mundo para realizar ações paralelas e não autorizadas.
Para isso, é preciso estar atento às regras de uso de marca da FIFA. Usar a identidade visual da Copa do Mundo FIFA ou a marca FIFA sem autorização não é permitido. Da mesma maneira, marcas que não são patrocinadoras da competição não podem realizar ações promocionais diretamente associadas à Copa do Mundo, nem comercializar produtos não oficiais relacionados ao evento.
Leia mais sobre as regras de uso da marca FIFA
Assessoria de imprensa
Nós já falamos aqui no blog sobre como grandes coberturas – como a da recente greve dos caminhoneiros e dos escândalos políticos, por exemplo – impactam no trabalho de assessoria de imprensa e exigem um alinhamento das estratégias de comunicação. E em tempos de Copa do Mundo, a situação é semelhante.
Assim como a atenção do público está voltada para o desempenho da seleção brasileira em campo, as redações mobilizam equipes e profissionais para cobrir o evento, e boa parte dos espaços nos veículos de comunicação é ocupado por conteúdos relacionados à competição, aos jogos e às seleções. Situação que é ainda mais evidente no caso da TV, já que as emissoras oficiais da Copa do Mundo precisam adequar a sua programação para incluir as transmissões de jogos. Além disso, alguns telejornais – dos mais diferentes canais – passam a ser dedicados quase que exclusivamente à cobertura da copa.
Cabe, então, à assessoria de imprensa avaliar se vale a pena enviar aos repórteres e editores neste momento sugestões de pautas não relacionadas ao futebol. Afinal, além do risco de recusa, a insistência pode até provocar um desgaste na relação entre a assessoria (e o cliente!) e o veículo de comunicação.
É importante lembrar, no entanto, que essas orientações não se aplicam a clientes que possuem alguma relação com a Copa do Mundo, nem a pautas factuais cuja divulgação não pode esperar até o final do mundial.
Conclusão
Você pode gostar ou não de futebol, torcer pelo time do Brasil ou ser indiferente aos resultados, mas dificilmente não vai reconhecer o impacto da Copa do Mundo tanto no interesse do público, como no mercado de comunicação, marketing e vendas ao redor do planeta. Por isso, aproveite o momento para alinhar o planejamento de suas ações, e também para extrair as boas lições de comunicação que podem ser aplicadas a um dos maiores eventos esportivos do mundo e também às suas estratégias e às de seus clientes.
Dica extra: Relação entre vendas e ferramentas de comunicação
Para que as estratégias de comunicação gerem bons resultados durante a Copa do Mundo é fundamental que as ações de marketing digital e de assessoria de imprensa estejam alinhadas desde o planejamento com as metas de vendas do time comercial. Dessa forma, é possível determinar como os conteúdos produzidos podem somar nas vendas e prever eventos que podem influenciar nos resultados esperados no decorrer do ano.
Para Kayuá Freitas, diretor comercial do Moskit CRM, a Copa do Mundo de Futebol (ou qualquer outro assunto recorrente, como eleições e Olimpíadas) não é algo inédito: são eventos que se repetem periodicamente e as empresas devem levá-los em consideração nos planejamentos comerciais e de marketing. Segundo ele, planejando e direcionando com antecedência as ações e conteúdos produzidos, sua empresa consegue lidar com metas diferentes nos meses de “baixa”, sem precisar pressionar as equipes de vendas ou de produção de conteúdo para resultados imediatos e recuperando os números com mais rapidez.
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