Fluxo cada vez maior de informações, mudanças na forma como o público consome notícias e por aí vai…se adaptar a todas essas demandas e estar sempre atualizado não é uma tarefa fácil. E nós já comentamos aqui no blog sobre a importância dos profissionais de comunicação ficarem de olho nas mudanças do mercado de comunicação.
Seja para melhorar o currículo ou usar sua expertise para produzir conteúdos de inbound marketing, quem trabalha nesta área corporativa deve estar sempre buscando novas informações, lendo e fazendo cursos para estar apto ao mercado de trabalho.
A cada dia que passa, surgem novos conteúdos, cursos e formações para quem trabalha na área. Pensando nisso, reunimos sete cursos para profissionais de comunicação que vão ajudar no momento de se adequar ao mercado cada vez mais digital.
1. Introdução ao Inbound Marketing – RD University (Gratuito)
Esse curso é imprescindível para quem já trabalha ou quer ingressar na área de marketing digital. Isso porque o comportamento do consumidor e o aumento do acesso à informação pede que os profissionais de comunicação estejam atentos em suas estratégias de marketing digital para continuar atraindo clientes.
2. Marketing de Conteúdo – Rock Content University (Gratuito)
Depois de aprender de maneira mais ampla sobre o universo do inbound marketing com o curso do RD University, é hora de entender como funciona a produção de conteúdo. Saber como engajar o seu público-alvo e criar uma jornada de compra através de conteúdos interessantes é essencial para obter sucesso nas estratégias de marketing digital.
Neste curso, os profissionais da comunicação vão aprender como gerar conteúdos de valor para as pessoas e criar uma percepção positiva de marca.
3. Produção de Conteúdo para Web – Rock Content University (Gratuito)
Produzir conteúdos engajadores é um grande desafio e requer habilidade por parte dos profissionais de comunicação. A criação de textos para a web exige conhecimentos específicos, como escaneabilidade, copywriting, pesquisa de palavras-chave, além de outros conceitos que são abordados neste curso.
4. Sua empresa nas redes sociais – Sebrae (Gratuito)
As redes sociais são importantes nas estratégias de marketing digital de qualquer empresa. No entanto, para que os resultados sejam positivos, é preciso entender a dinâmica de cada uma delas e, principalmente, saber em qual rede social o público da empresa está presente.
No curso do Sebrae, você vai aprender o passo-a-passo das redes sociais – como entrar, quais redes usar em suas estratégias, conteúdos e acompanhamento das métricas de resultado.
5. Google Academy (Gratuito)
Já sabe produzir conteúdos de qualidade tanto para blog quanto para redes sociais? Então, chegou o momento de entender como são feitos os anúncios. Aprender sobre os links patrocinados é um procedimento básico para os profissionais de comunicação que querem trabalhar com anúncios.
Nada melhor que aprender com quem entende do assunto. O Google disponibiliza cursos sobre o Ads, Analytics, Marketing Platform e YouTube.
6. SEO para Jornalistas e Assessorias de Imprensa – Academia do Marketing (Pago)
A integração do inbound marketing e da assessoria de imprensa pode trazer excelentes resultados para empresas dos mais variados tamanhos e segmentos. Através desse trabalho conjunto é possível que as empresas consigam ter mais relevância e virar autoridade em sua área de atuação.
Uma estratégia que pode (e deve!) ser aplicada de maneira integrada é o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Sites de Busca). Esse conjunto de técnicas é utilizado para que o conteúdo seja identificado pelo Google como o melhor resultados para uma busca.
Através do curso da Academia do Marketing é possível aprender como funciona o SEO, além de conhecer boas práticas que podem ser aplicadas tanto nas estratégias de marketing digital como na assessoria de imprensa.
7. Certificação de Inbound – HubSpot (Gratuito)
O curso da HubSpot é voltado para a metodologia inbound. Otimização do site, anatomia da landing page e aprimoramento das habilidades de vendas de inbound são as principais temáticas abordadas durante as aulas.
O diferencial deste curso é a abordagem em relação à temática de vendas. Assuntos como o smarketing – processo de integração entre os times de vendas e de marketing de uma empresa -, os pilares do encantamento, e como transformar processos de vendas em inbound são distribuídos ao longo de três aulas que vão explorar um dos principais objetivos das empresas: as vendas.
Conclusão: faça cursos e fique atualizado
Esperamos que essa lista possa guiar sua jornada de aprendizado e atualizações. O mercado de comunicação está em constante mudança e torna-se cada vez mais digital. Ou seja, profissionais de comunicação que não se adequarem às novas demandas vão ficar para trás.
Além desses cursos, outra dica é aprender como funcionam algumas ferramentas que ajudam o profissional de comunicação na hora de desempenhar suas tarefas de maneira mais ágil e eficiente: RD Station, Vooozer e Reportei são algumas plataformas usadas aqui na VOCALI e que fazem toda a diferença em nosso trabalho.
E não esqueça: fazer cursos, ler e estar atualizado é um processo constante e que demanda tempo por parte dos profissionais de comunicação. No entanto é essencial para quem deseja desempenhar um bom trabalho e estar apto para permanecer ou ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido.
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