Promover o crescimento da empresa é a premissa mais básica do growth hacking, unindo expertises que passam pela aquisição, retenção e indicação de usuários. A estratégia potencializa o crescimento e auxilia na construção das melhores práticas através de hipóteses e experimentos. E apesar de ser aplicado em negócios de diferentes tamanhos e segmentos, pode-se dizer que o termo é especialmente presente no dia a dia das empresas de tecnologia.
Mas, afinal, como funciona o growth hacking? Qual a melhor forma de aplicá-lo?
Fique conosco até o final e conheça mais detalhes!
O que é growth hacking?
O growth hacking é conceituado por Sean Ellis, profissional que cunhou a expressão e usou a estratégia para acelerar startups, como marketing orientado a experimentos. A grande preocupação é fazer tudo mais rápido e com o menor custo possível. E isso só se torna uma realidade com o uso de experimentos que possam validar as hipóteses.
Mas atenção: não existe fórmula mágica! Você vai encontrar várias metodologias sobre o assunto, mas não significa que sejam as ideais para o seu negócio.
Em entrevista à RD Station, Ellis enfatizou a necessidade de contar com procedimentos específicos:
“Growth Hacking está mais ligado a processos do que a táticas específicas. A realidade é que a maioria das táticas só funciona por um curto período. Então eu recomendo rodar um número mínimo de testes por semana e então começar a construir um time que permitisse atingir esse número.”
Por que aplicar o growth hacking na sua empresa
O growth hacking é contrário a tudo que envolve processos extremamente manuais e que demandam muito tempo e recursos financeiros. Empresas que desejam tornar seus negócios escaláveis, repetíveis e sustentáveis encontram nessa possibilidade uma alternativa interessante.
Por isso, a técnica tem tanta adesão das startups porque auxilia o negócio a crescer rapidamente e com poucos recursos durante a transação, além de comprovar o potencial para sócios e investidores.
Confira os motivos para adotar a técnica:
- Aprendizado e ideias otimizadas: mesmo que os experimentos tenham resultados ruins, você poderá aprender e pensar em novas oportunidades.
- Rodar experimentos paralelos: a obtenção de informações demora, por isso existe a importância de realizar diferentes hipóteses para encontrar uma melhoria.
E como já falamos, não existe milagre. Você pode (e deve!) buscar soluções com taxas realistas já que o crescimento vem do somatório de várias hipóteses.
Estratégias de growth hacking
Apesar das ações dependerem da definição de KPIs, que podem variar de uma empresa para outra, existem processos que costumam trazer bons resultados para qualquer tipo de negócio. Confira:
Marketing de conteúdo
Uma estratégia de marketing de conteúdo oferece diferentes benefícios: reconhecimento da marca, influencia na decisão de compra dos consumidores, além de fazer com que o seu negócio seja visto como referência no mercado.
Dito isso, basta definir qual é o objetivo da empresa. O marketing de conteúdo pode contribuir para acelerar o aumento de tráfego e a aquisição de leads. As ações criadas devem ser específicas para cada uma das alternativas.
Por exemplo, se você quer obter mais audiência para o blog da sua empresa, as técnicas de SEO são fundamentais. Agora, se a ideia é aumentar a aquisição de leads, crie pop-ups, formulários, banners e CTAs como elementos para captura nas páginas do site.
Princípio da escassez
Gatinho mental extremamente utilizado no growth hacking, o princípio da escassez se baseia na ideia de que tudo o que é escasso é mais valioso. É como se você trouxesse mais agilidade para o processo de aquisição do cliente.
Marketing de referência
Sabe aquela estratégia de tornar o usuário promotor da sua marca? Ações voltadas para a recompensa na indicação de novos clientes transformaram empresas como Paypal, Dropbox e Uber em grandes referências do mercado – essa é a famosa divulgação boca a boca.
Testes e mais testes
Faça testes e crie experimentos que se baseiam em dados para apoiar as decisões. Os testes A/B são alternativas interessantes para verificar, por exemplo, a quantidade de conversões em uma landing page ou e-mail marketing. Mas você também pode rodar algumas atualizações em seu software para um grupo específico de clientes e, depois, verificar se ela é (ou não) viável.
Empresas que usam o growth hacking de maneira eficiente
Conheça alguns negócio que aplicaram as estratégias de growth hacking e conquistaram um crescimento expressivo:
AirBnb: a plataforma de hospedagens resolveu criar um “atalho” para o crescimento com o Craigslist – rede de comunidades online que disponibiliza anúncios gratuitos aos usuários. Ainda que tivesse prazo de validade, a estratégia serviu para alavancar o Airbnb.
Linkedln: a rede social convidou grandes nomes do mercado profissional para que se tornassem influenciadores da marca. Usando esses e outros hacks, o Linkedln passou a ser a maior rede corporativa do mundo.
Dropbox: o sistema de armazenamento de dados criou uma campanha na qual o usuário que convidasse outras pessoas ganhava um espaço adicional sem custo para cada indicação. A técnica fez com que o número de clientes crescesse de forma expressiva.
Para quem precisa crescer rápido e com agilidade
Métodos como o growth hacking tendem a conquistar cada vez mais espaço, principalmente em empresas que necessitam de crescimento exponencial e de metodologias ágeis. De maneira prática, é uma forma de adotar estratégias que promovam o crescimento significativo e acelerado do negócio a partir da identificação dos pontos críticos. As hipóteses e experiências realizadas possibilitam o descobrimento de novas oportunidades de crescimento inteligente.
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