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No embalo do sucesso do Instagram Stories, o Facebook lançou uma atualização do WhatsApp nesta semana que tem como destaque o mesmo modelo “stories” para publicação de fotos e vídeos que ficam disponíveis para visualização por apenas 24h. A novidade “dá vida” ao Status tradicional de aplicativos de conversação. Ou seja, em vez de dizer apenas com palavras “online”, “ocupado”, “ausente”, “volto mais tarde” ou “em reunião”, você agora pode mostrar em foto e vídeo onde está ou o que está fazendo.
Muda muito a forma como já se usa o WhatsApp? Na prática, não. E por isso até dá para entender o motivo da novidade ter gerado até memes que brincaram com a entrada de mais um aplicativo na onda do “stories”. Mas se bem usado, o novo Status do WhatsApp pode ser um canal relevante para a comunicação de empresas e profissionais liberais com seus contatos. Mas antes de qualquer coisa, o primeiro passo é definir uma estratégia de uso do WhatsApp na comunicação com os clientes. Já tem? Não saia fazendo sem antes estudar o aplicativo, analisar todas as possibilidades de uso e ponderar qual será a reação dos seus contatos.
O bom de pensar em usar o novo Status na estratégia de comunicação é que à primeira vista a novidade é menos invasiva que o envio de uma mensagem via Transmissão não solicitada ou via inclusão não-autorizada em grupos. Isso porque o conteúdo compartilhado aparece apenas na área de Status de cada contato. Os contatos não recebem alertas e precisam ir até Status para conferir quem está compartilhando conteúdo por ali. Isso pode impedir um impacto maior na divulgação, mas é possível contornar com ações prévias comunicando que será publicado conteúdo nesta nova área.
Assim, será possível usar a novidade do WhatsApp para situações pontuais, levando em consideração o tempo de vida das publicações (lembrando: 24h). Por exemplo, uma loja pode enviar um conteúdo para seus clientes cadastrados no aplicativo avisando com foto ou vídeo que estará aberta em horário especial no fim de semana. Ou que amanhã abrirá mais cedo para uma grande liquidação.
O Status pode ser usado ainda em datas específicas. Empresas de contabilidade, por exemplo, pode criar “stories” alertando seus clientes sobre liberação do programa de declaração do Imposto de Renda. E ir publicando outros conteúdos sobre organizar documentos, não esquecer das datas, risco de multa, etc..
O Status também poderá ter utilidade na cobertura e divulgação de eventos também. Pode-se criar uma “história” do evento no WhatsApp avisando que vai começar, que já começou, que está acontecendo e que terminou, mas conteúdo nos demais canais digitais com resumos e materiais de apresentação. Pode fazer isso no Instagram Stories? Pode, mas onde você tem mais contatos? E o alcance e relevância do WhatsApp ainda é muito maior que o Instagram.
Atualize seu WhatsApp para ver o novo Status
Para conferir a novidade, veja se o WhatsApp do seu smartphone está atualizado. Depois, cheque se aparece a nova aba Status, ao lado de Conversas. Clicando em Status, você vê três blocos de conteúdo: Meus Status, Atualizações recentes (feitas pelos seus contatos) e Atualizações visualizadas (que são as histórias que você viu de seus contatos).
Para criar seu conteúdo, clique no ícone com o sinal de mais que está ao lado da lupa. A câmera será ativada e você poderá tirar uma foto ou fazer um vídeo. Diferente do que ocorre no Instagram Stories, os vídeos do Status do WhatsApp não tem limite de tempo e também não possuem a opção de usar o Boomerang nem fazer transmissões ao vivo.
E você poderá escolher se quer compartilhar seu conteúdo do Status com todos os contatos. Mas também poderá configurar uma lista de contatos selecionando alguns que não receberam as fotos e vídeos. Ou pode ainda criar uma lista de contatos específica para as ações no Status.
A interatividade com os contatos ocorre de forma simples. No rodapé da foto ou do vídeo, aparece a palavra resposta abreviada. O contato só precisa clicar em “Resp.” para abrir a área para envio de uma mensagem, que leva o conteúdo publicado no Status anexado, e pode ser o início de uma conversa que pode render uma nova venda ou a conquista de um novo cliente.
Gostou da novidade do WhatsApp? Você usa ou quer usar o WhatsApp na comunicação do seu negócio? Conte pra gente.
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