Sem tempo para ler? Este artigo também está disponível em áudio, narrado pela autora, no player abaixo.
Você já ouviu falar do “fim da Era dos likes e o início da Era da Voz”? A produção de conteúdo em áudio tem tudo para dar novos rumos ao marketing digital, e muitas empresas já estão pensando em como surfar nessa onda.
A chegada e o desenvolvimento de novas tecnologias amparam essa revolução da voz. Em outubro de 2019, a Amazon lançou o Alexa e o dispositivo Echo aqui no Brasil. O hardware funciona com assistente de voz e interage com objetos inteligentes da casa. Além de contar com outras funcionalidades, como ouvir notícias, pedir Uber ou comprar na própria Amazon.
Ainda não está convencido? Então, vou citar outros indícios para demonstrar que a Era da Voz chegou para ficar:
- 34% dos brasileiros já usam a voz para se relacionar com assistentes pessoais do smartphone
- O aplicativo de conversa Whatsapp foi o mais baixado no mundo no terceiro trimestre de 2019, obtendo 184 milhões de downloads durante o período.
Produção de conteúdo em áudio é tendência no marketing digital
Além da busca por voz, o crescimento dos podcasts também evidencia que estamos usando a voz cada vez mais tanto para produzir, quanto para consumir conteúdos.
Mas como aplicar os recursos de áudio em suas estratégias de marketing digital?
Uma forma interessante de começar essa jornada é por meio da disponibilização de blog posts em áudio. Aqui na VOCALI nós usamos desde o final de 2019 o Vooozer. A plataforma de áudio marketing é utilizada por nossa equipe para gravar os textos publicados no blog da agência.
Reunimos neste post cinco motivos para usar o Vooozer em suas estratégias de marketing digital e entrar de uma vez por todas na Era da Voz.
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As pessoas não conseguem ler tudo o que querem
Você sabia que 83% das pessoas não conseguem ler tudo que desejam na internet? Os posts em áudio ajudam a amenizar esse problema. Afinal, o conteúdo em áudio é mais fácil de ser consumido e não exige que o usuário esteja lendo o texto para saber as informações.
Ou seja, quando a sua empresa produz conteúdos em áudio, está otimizando o tempo da sua audiência e possibilitando que possam obter conhecimento enquanto desempenham outras tarefas.
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Conteúdo mais humanizado
Sem dúvida alguma, a voz tem uma capacidade muito maior de cativar o consumidor ou potencial cliente do que o texto.
A entonação da voz, as pausas e a cadência da fala são pontos cruciais e que devem ser levados em conta no momento da narração. Assim é possível causar o impacto desejado e manter a proximidade com que está escutando o post em áudio.
No caso da VOCALI, optamos por deixar de lado a contratação de serviço de narração: aqui, quem escreve o texto é quem narra a opção em áudio.
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Conteúdo mais acessível
Além de comodidade, o post em áudio traz uma característica forte e que deve “pesar” no momento de optar ou não pelo uso da ferramenta: a inclusão.
Pessoas com deficiência visual, não-alfabetizadas ou com alguma outra dificuldade de ler o texto têm a chance de interagir com mais qualidade. Dessa maneira, elas conseguem obter mais informações e conteúdo.
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Usar o Vooozer pode melhorar o SEO
O Google gosta e dá preferência para conteúdos que estejam atualizados. Através de conteúdos multimídia, fica mais fácil de obter crescimento em sites de buscas.
Além disso, os usuários costumam permanecer por mais tempo na página que possuem posts em áudio, o que causa uma evolução da métrica de time on page – segundo critério mais importantes no ranqueamento das páginas de buscas.
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Possibilidade de atrair mais leads
A metodologia de posts em áudio é uma alternativa eficiente para gerar mais leads e aumentar as vendas.
Existe a opção de inserir um espaço no player para que o usuário insira o email antes de liberar a narração do conteúdo. Mas lembre-se: depois de obter o contato, é essencial manter o fluxo de nutrição do lead.
A era da voz já é uma realidade. Você vai ficar de fora?
As pessoas estão cada vez mais ocupadas e o tempo é sempre um dos bens mais preciosos na sociedade atual.
Receber informações e saber das novidades em áudio facilita (e muito!) a vida das pessoas. Afinal, com um simples fone de ouvido e acesso à internet, é possível manter-se informado enquanto desempenha outras tarefas diárias.
Empresas que entendem essa tendência de consumo conseguem aproximar-se mais facilmente e de forma mais efetiva do público que o seu negócio precisa alcançar.
Que tal aproveitar essa dica e incluir o conteúdo em áudio nas suas estratégias de comunicação e marketing digital?
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