Uma pesquisa do IBGE divulgada dia 20 de dezembro apontou que o número de internautas no Brasil era de 126 milhões em 2017. A pesquisa mostrou ainda que o celular é o principal meio de acesso à internet no País e que a maioria dos brasileiros (95%) usa a internet para troca de mensagens e acesso às redes sociais.
Mais do que diferencial, estar nas redes tornou-se praticamente obrigatório para empresas de todos os tamanhos. Seja varejo, serviços ou áreas bastante específicas, ter uma presença online deve fazer parte do planejamento de qualquer empresário na hora de empreender e, com as facilidades de uso das redes sociais e o fato de as pessoas passarem cada vez mais tempo nessas redes, as organizações têm explorado cada vez mais as mídias sociais para se comunicar com clientes e público-alvo.
Vemos hoje empresas que optam por ter página no Facebook ou perfil no Instagram em vez de um site ou e-commerce e que usam essas redes para fazer vendas. Tem loja, inclusive, que nem ponto físico possui: é tudo virtual, só existe no “insta” e no estoque (que muitas vezes é na casa do proprietário).
Essas redes começaram com o objetivo de facilitar o relacionamento e aproximar as pessoas, mas marcas e estabelecimentos passaram a usá-las também para vender.
E como fazer vendas nas redes sociais? Listei alguns pontos que precisam ser observados antes de sair criando perfil e página em tudo quanto é rede que você lembrar.
1. Estabeleça o objetivo de cada rede.
Como será a estratégia de uso de cada rede. Vai ser para venda? Relacionamento? Comunicação direta com o cliente? SAC? Divulgação de links e atração para o site? Definir a estratégia de cada rede é o primeiro passo para construir sua presença digital nas redes.
2. Esteja onde seu público está.
Já falei sobre isso no texto Como ter voz na era virtual: 5 dicas para se tornar autoridade na internet. Um escritório de advocacia não precisa ter conta no Snap ou no Pinterest. Já uma empresa de arquitetura vai fazer bom uso de redes com foco em imagens. Além de gastar um tempo desnecessário gerenciando todas as contas, ao “atirar para todos os lados” você perde foco e não consegue se comunicar com o cliente, uma vez que ele não vai estar lá.
3. Não deixe ninguém sem resposta.
As redes sociais foram criadas com foco no relacionamento, então lembre-se que todo relacionamento saudável é uma via de mão-dupla. Você fala, mas também precisa escutar. Inclusive, esse assunto foi tema de um post inteiro aqui no blog. Estabeleça horários para conferir as mensagens enviadas pelos seus seguidores e nunca deixe ninguém sem resposta. Mesmo se você não souber responder, avise que vai buscar a solução.
4. Não seja inconveniente.
Sabemos que, na teoria, quem segue nossos perfis e curte nossas páginas se interessa pelo nosso negócio. Mas uma coisa é atualizar o feed, passar informações relevantes e que acrescentam algo para seus seguidores. Outra é ficar marcando as pessoas nas publicações da sua loja ou mandando mensagem privada de promoção, oferta especial e todo e qualquer stories que você postar. Se você quer atingir um número maior de seguidores com alguma publicação específica, vale considerar impulsionar o post para garantir um maior alcance. Lembre-se: quem te segue, te curte, logo, impulsionar apenas para seus seguidores é uma opção barata de atingir um público altamente qualificado.
5. Fale a linguagem do cliente e da empresa.
Sua empresa tem um perfil jovem, moderno, ou precisa ser mais impessoal e séria? A linguagem adotada nas redes sociais deve seguir a identidade da organização e conseguir se comunicar com o público-alvo, falar a mesma língua dele.
Agora que você já tem por onde começar, faça seu planejamento, reveja suas estratégias e mãos à massa! Para ajudar sua empresa a tirar o máximo das redes, fizemos um checklist definitivo das redes sociais.
Se quiser saber mais sobre vendas na internet, confira o post Como aumentar as vendas da empresa com o marketing digital. Ah, e tem também a reportagem da Ric TV Record em que fui entrevistada sobre o uso das redes sociais nas empresas. Veja aqui.
Para saber como nós podemos ajudar você a vender mais usando as redes sociais, entre em contato conosco agora.
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