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É cada vez mais comum encontrar jornalistas que trabalham com inbound marketing, seja pelas dificuldades do mercado editorial ou pelo desejo de direcionar a carreira para o meio digital. Muitos desses profissionais buscam especializar-se em marketing ao mesmo tempo em que combinam e adaptam técnicas de reportagem e apuração jornalística ao inbound. Mas isso faz diferença?
Neste texto, vamos abordar alguns aspectos em que a formação e a experiência do jornalista contribuem para a produção de conteúdos de inbound marketing mais objetivos e capazes de gerar bons resultados para o seu negócio.
1. Expertise de traduzir conteúdos de diferentes áreas em uma linguagem objetiva
No inbound marketing é fundamental que os conteúdos respondam dúvidas, apontem soluções e tragam informações valiosas, ao mesmo tempo em que apresentam os produtos ou serviços da empresa como soluções para os problemas que a persona possui.
O conteúdo, independentemente do formato, precisa educar e guiar o potencial cliente ao longo da jornada de compra, e para isso, precisa ter qualidade, ser objetivo e ter a linguagem e o tom mais adequado à persona do seu negócio.
E quem melhor para produzir esse tipo de conteúdo do que um jornalista, profissional que possui formação e expertise em traduzir informações de especialistas e outras fontes de diversas áreas em uma linguagem compreensível para o público?
Mas como o jornalista/conteudista consegue fazer isso? Com apuração e pesquisa. O que nos leva ao próximo item.
2. Uso de técnicas de pesquisa e apuração
Base do jornalismo, a apuração nada mais é do que todo o processo de busca de informações para produção do texto final.
Examinar documentos, fazer entrevistas, ir até o local do fato que está sendo noticiado, checar as informações, cruzar dados, fazer qualquer tipo de pesquisa… todas essas ações são métodos de apuração jornalística e podem ser aproveitadas pelo jornalista que trabalha com inbound marketing na hora de produzir conteúdos.
O profissional pode, por exemplo, entrevistar especialistas dentro da empresa para abordar os conteúdos mais técnicos, falar com clientes para montar cases de sucesso ou pesquisar os materiais que a marca já possui.
3. Técnicas de entrevista para definir personas
A expertise do jornalista em conduzir entrevistas, no entanto, não precisa ser usada apenas na produção de conteúdos de inbound. Entrevistar clientes é uma ótima forma de identificar e desenvolver a persona do seu negócio de maneira mais assertiva.
Ao conversar com quem já comprou os produtos ou serviços da empresa, o profissional de inbound marketing consegue verificar se a persona do negócio é realmente a imaginada ou não. A partir daí, fica mais fácil planejar os conteúdos que se adequam às necessidades da persona.
Bônus: Adaptação das perguntas do lide para a jornada do cliente
Além das habilidades do jornalista aproveitadas na produção de conteúdo e criação de personas, alguns conceitos comuns ao jornalismo ajudam na jornada do cliente no inbound marketing. Um deles é o 5Ws+H (who, what, when, where, why and how), ou seja, as perguntas do lide (ou lead).
Mas primeiro, uma diferenciação importante:
- Lead em marketing digital é um potencial cliente que já demonstrou algum tipo de interesse nos conteúdos da marca e já está na base de contato;
- Lead (ou lide) no jornalismo é o primeiro parágrafo da matéria, que precisa responder: o quê? como? quando? onde? por quê? quem?
Diferença estabelecida, vamos às perguntas do lide e de como elas podem ser usadas nas estratégias de inbound marketing:
- Quem é o seu lead?
- O que o lead busca ao consumir os conteúdos que a sua empresa oferece?
- Como sua empresa pode fazer com que ele chegue ao momento da compra?
- Quando o lead está pronto para ser abordado pela equipe de vendas?
- Onde estão os canais com maior geração de leads?
- Por que esse lead ainda não converteu em vendas?
Esses são apenas alguns exemplos de aplicação do 5Ws+H na jornada de compra. E assim como são essenciais para investigar e relatar fatos jornalísticos, também são uma forma de nortear o trabalho de inbound marketing e, consequentemente, a jornada de compra do seu cliente.
Vamos colocar em prática?
Outro serviço de comunicação relacionado ao jornalismo que também tem um papel importante nesse cenário é a assessoria de imprensa, que contribui para potencializar a divulgação da empresa nos meios de comunicação e aumentar a relevância da marca.
Nós, inclusive, já falamos aqui no blog sobre como assessoria de imprensa e marketing digital ajudam a construir autoridade e também sobre como aumentar sua presença digital com o apoio da assessoria de imprensa.
Se você quer integrar a habilidade de jornalistas com técnicas de reportagem e o trabalho de assessoria de imprensa às estratégias de inbound marketing, fale como a VOCALI e saiba como estruturar uma solução completa em que a comunicação contribui para que seu negócio venda mais.
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