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Na última semana, parte da equipe da VOCALI participou do RD Summit 2018, o maior evento de marketing e vendas da América Latina. Foram três dias de muito aprendizado, networking e novidades.
Neste texto, compartilhamos algumas das tendências apresentadas nessa imersão.
Valorizar a experiência e as emoções do cliente
Rachel Sardinha, diretora de Marketing da VOCALI
A importância de valorizar as experiências que o consumidor tem com sua empresa. Bill Macaitis, da Macaitis Advisory, ressaltou na palestra sobre as estratégias de marketing das empresas que valem mais de US$1 bilhão que marca não se resume a nome e logo, mas sim a todas as experiências do cliente.
Uma vez que cada interação do público com sua empresa ajuda a construir uma marca positiva, é fundamental a necessidade de dar personalidade e humanizar a marca. Para isso, Macaitis destacou a importância de promover os clientes como heróis da sua marca e valorizar histórias pessoais. “Leads gerados de anúncios são de curto tempo. Leads que vêm por amor à marca geram relacionamentos de longo prazo”, apontou Bill Macaitis.
Contar histórias que passam emoções e sentimentos também foi uma das tendências apresentadas por Vitor Peçanha, da Rock Content. “O público não consome a marca, mas o que ela representa”.
Peçanha destacou que é preciso testar a sua mensagem (seja ela uma campanha, post ou mesmo uma logomarca) no mundo real e nunca desconsiderar contexto, região ou época em que a persona está inserida.
ps. A Rachel também participou do INBOUND ’18, maior evento de inbound marketing do mundo, realizado em setembro desse ano. Confira aqui as tendências e dicas que ela trouxe da experiência internacional.
Produzir conteúdo com foco na intenção do seu público e em resolver seus problemas
Merlim Malacoski, analista de marketing digital da VOCALI
Uma das questões apresentadas em diversas das palestras do RD Summit 2018 sobre conteúdo e SEO é a necessidade de produzir conteúdo para as pessoas e não para o algoritmo. “Esqueça o algoritmo, quem busca são as pessoas. Talvez as redes sociais acabem, mas as pessoas não vão deixar de buscar”, destacou Felipe Bazon. O diretor de SEO da Hedgerog ressaltou ainda que conhecer e entender a intenção do público é essencial para suas estratégias.
Nesse sentido, Pedro Dias, diretor da Apis3, reforçou em sua palestra que as ações de SEO precisam otimizar não somente as estruturas, mas também as experiências para responder as perguntas dos usuários. Segundo ele, “conteúdo é tudo que atende à intenção de busca do usuário no momento certo”.
As intenções da audiência também são fundamentais na hora de mensurar os resultados das ações. Maryna Hradrovich, do SEMrush, destacou em sua palestra sobre as tendências de SEO para 2019 que os sinais e comportamentos dos usuários são fatores muito importantes para o conteúdo e ressaltou a importância de analisar métricas como taxa de rejeição, tempo no site e páginas por sessão.
O conteúdo também precisa ser adaptável e personalizado de modo a explorar as possibilidades que se encaixam melhor para o cliente. “É preciso casar o objetivo do marketing de conteúdo com o seu produto”, salientou André Siqueira, da Resultados Digitais.
Além disso, o conteúdo não pode se resumir a texto. Camilo Coutinho, da Double Play e que fez uma palestra sobre videomarketing, apresentou algumas possibilidades da produção de conteúdo em vídeo e também destacou a importância de ouvir o que o público procura para fazer vídeos que convertem e atingir quem realmente importa para o seu negócio. “Você não precisa de 100 mil inscritos, você precisa dos inscritos certos para vender”.
Alinhar motivação e estratégia
Samantha Leal, jornalista da VOCALI
Uma das lições do RD Summit é a necessidade de entender as tecnologias e inovações que estão surgindo, adaptar-nos a elas, sem deixar de compreender o comportamento humano e sua relevância nesse contexto. Para isso, é preciso deixar a zona de conforto, conhecer novos lugares, processos, tecnologias, idiomas, e expandir o nosso conhecimento para além do tradicional.
Já a jornalista Glória Maria falou sobre não ter medo de se expor, se jogar, de viver uma nova experiência, pois tudo será revertido em conhecimento e em uma mudança de comportamento. “As ideias pré-concebidas são o que nos emparedam, por isso precisamos abandonar conceitos antigos”.
A motivação, no entanto, precisa estar acompanhada de estratégias de execução. “O Everest está cheio de corpos motivados! Se você não trabalhar bem uma estratégia, tudo pode dar errado”, destacou Flávio Steffens, da Vakinha. Ele também apontou a necessidade de testar constantemente suas estratégias, escutar o mercado e ter um plano B caso sua estratégia falhe.
Steffens também lembrou que nem sempre o cliente sabe o que quer, portanto é preciso conhecer o perfil comportamental do público-alvo e do negócio para antecipar as necessidades do cliente.
Gerar mais valor ao seu produto
Clarissa Antunes, diretora da VOCALI
Entre os temas discutidos no Encontro entre Agências do RD Summit, Eduardo Fonseca da Diwe falou sobre algumas maneiras de gerar mais valor ao seu produto. Ele destacou a importância de trabalhar o branding para melhorar o relacionamento com o cliente e a visibilidade da sua empresa no mercado.
Para isso, é importante preocupar-se sempre em resolver os problemas do cliente e encantá-lo. O que contribui para que sua empresa gere – e tenha – mais valor tanto para quem já é cliente, quanto para o mercado.
Eduardo Fonseca também falou sobre as perspectivas para o próximo ano: “Você precisa saber o tamanho que quer ter. Priorize sua máquina de vendas, sua gestão financeira e sua máquina de gestão.”
Quer conversar mais sobre o que vimos no RD Summit e discutir alguns insights que podem ser aplicados na sua empresa? Fale com a gente.
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